Lombadas Eletrônicas antigas são reativadas em Curitiba

Dispositivo genuinamente curitibano criado pela Perkons S/A - uma das líderes no segmento de equipamento de gestão e controle de tráfego no país - voltam a fiscalizar abuso de velocidade

Utilizada por órgãos fiscalizadores do trânsito no Brasil inteiro, a lombada eletrônica volta a ser protagonista em Curitiba - cidade natal do dispositivo eletrônico concebido para fiscalizar a velocidade dos veículos e também evitar acidentes com a barreira física.

As 31 lombadas inoperantes, criadas e instaladas pela Perkons para a Urbanização de Curitiba (Urbs), em 1998, agora estão recebendo manutenção e atualização tecnológica para atender requisições contratuais e demanda de mercado.

Já no final de outubro (28 e 29), os quatro primeiros equipamentos foram aferidos e entraram em funcionamento, fiscalizando 10 faixas de trânsito. Os monitoramentos já estão acontecendo nas seguintes localidades: R. Capitão Leonidas Marques, próximo ao n° 1173 (Sentido Uberaba - R.Henrique Mehl), R. Cel. Francisco H. Santos,  próximo n° 1439 (Sentido BR 277), Av. Candido Hartmann, n° 2500 (Sentido Centro - R. Jacarezinho),Av. dos Estados, próximo n° 555 (Sentido Bairro - Portão).

Por enquanto, esses dispositivos ainda estão funcionando no período educativo - quando a velocidade acima do permitido é exibida, mas não registrada. A previsão é a de que dentro de 90 dias (a partir de 23 de setembro), todos os dispositivos eletrônicos sejam reativados e entrem em funcionamento efetivo, totalizando o monitoramento de 64 faixas em Curitiba

As chamadas barreiras eletrônicas terão registro de velocidade máxima de 40km/h. A sua localização exata estará disponível no site da Urbs (www.urbs.curitiba.pr.gov.br) à medida em que forem acionadas. Além da reativação desses equipamentos, novas lombadas eletrônicas estão sendo instaladas na cidade.

SOBRE A LOMBADA ELETRÔNICA: Referência de fiscalização eletrônica, a Lombada Eletrônica é uma invenção genuinamente curitibana. Concebida em 1992, pelos engenheiros da Perkons, o dispositivo reúne softwares de captação e processamento de imagens e dados para controlar a velocidade e acompanhar o fluxo de tráfego.

A Perkons apostou na idéia e a apresentou ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC). "Sempre fui contra as lombadas físicas. Quando me apresentaram a idéia de uma lombada eletrônica, na hora fui a favor. Aí fomos buscar os meios de regulamentar a instalação dos primeiros equipamentos", afirma Cássio Taniguchi, presidente do IPPUC na época.
Quando foi desenvolvida, a idéia era apenas provocar a redução de velocidade nos pontos em que estivessem instaladas, sem trancos nem solavancos. Os primeiros equipamentos instalados não tinham câmeras fotográficas para registro de infração. Para que isso acontecesse, foi preciso criar uma legislação específica para esse fim.
Seu funcionamento é automático e independe da presença de agentes de fiscalização de trânsito. Quando o veículo passa pelos sensores instalados na pista, a Lombada Eletrônica calcula sua velocidade e a indica no visor. Toda vez que o limite de velocidade estabelecido é excedido, o aparelho registra a imagem do veículo, que pode ser usada mais tarde como prova da infração, garantindo o trânsito de veículos em velocidade adequada nos pontos críticos das vias de rodagem, aumentando a segurança no trânsito e contribuindo para a educação de motoristas e pedestres.

As lombadas eletrônicas são conhecidas pela eficácia na redução de mortes em acidentes de trânsito. Segundo estudo do Ibmec-Rio (Estudo do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais), realizado nas rodovias federais, esses equipamentos evitam cerca de três mortes e 34 acidentes por ano. O estudo, coordenado pela economista Daniela Ornelas, considerou os números de acidentes de 1996, quando ainda não havia lombadas eletrônicas no Brasil, a 2005.

Esses números levaram o Brasil a ser citado como referência mundial em fiscalização eletrônica no mesmo livro. Agora, com a exportação das primeiras lombadas eletrônicas, a experiência brasileira começa a ser implementada em outros países, como Peru e Colômbia.

Sobre a Perkons
A Perkons é uma empresa especializada em tecnologia para segurança e gestão integrada de tráfego. A Perkons tem 18 anos de experiência em fiscalização eletrônica de trânsito e foi pioneira neste mercado no país com a invenção da lombada eletrônica em 1992.
Hoje, sua atuação é voltada para o desenvolvimento de produtos e projetos que ofereçam soluções tanto para a segurança quanto para uma gestão completa do trânsito. A experiência acumulada nestes 18 anos permite a empresa oferecer um mix de produtos e serviços que auxiliam os gestores públicos no planejamento urbano e gestão de tráfego. Entre as expertises da empresa está a elaboração de estudos e projetos que auxiliam na tomada de decisões para a conquista de um trânsito mais fluido e seguro.
Todo o trabalho desenvolvido pela empresa tem base em uma estrutura tecnológica que permite o acompanhamento do trânsito em tempo real, fiscalização de infrações, contagem de fluxo e identificação da frota por categoria e tamanho. A reunião dessas informações oferece aos gestores um raio x completo do trânsito e do comportamento do motorista.
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Perkons S.A.
Relacionamento com a Imprensa
Equipe de Atendimento
Assessor de Comunicação
Juliana Hasse

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