PORTO DA FORD NA BAHIA COMPLETA CINCO ANOS DE OPERAÇÃO

A Ford comemorou o quinto ano ininterrupto de operação do Terminal Portuário Privativo Miguel de Oliveira, localizado no Canal de Cotegipe, na Bahia. Único porto privativo da Ford no mundo, ele já movimentou nesse período mais de 500 mil veículos e é uma das bases da logística da empresa para dar eficiência e rapidez às operações de exportação e importação.

O porto Ford está preparado para receber navios de grande porte, de até 200 metros, e conta com rampas que permitem a operação simultânea de até dez caminhões-cegonha. Seu pátio de 119 mil metros quadrados tem capacidade para mais de 6 mil veículos, que podem ser localizados rapidamente por meio de um moderno sistema de radiofrequência.

"Utilizar um porto privativo é um diferencial importante da Ford, que contribui para que seus veículos sejam competitivos para o consumidor final. Sua eficiência operacional se compara aos melhores portos do mundo, com um dos melhores índices de qualidade e segurança", diz Edson Molina, diretor de Logística da Ford na América do Sul.

Nesses cinco anos, o porto Ford não registrou nenhum incidente, atendendo a todas as regulamentações aplicáveis. "Foi um grande processo de conhecimento para o nosso time construir e gerenciar o porto, em sintonia com as normas de diferentes órgãos regulamentadores, como a Marinha, Ibama e Receita Federal. Trabalhar sem nenhuma infração, impacto ambiental ou problema operacional é motivo de orgulho para nós e para todas as outras áreas da empresa envolvidas, principalmente por tratar-se de uma operação complexa", completa Molina.

Gestão ambiental
O porto traz ainda vantagens ambientais com impacto positivo bastante significativo no dia a dia, como a redução de distâncias e do tempo no transporte entre a fábrica de Camaçari e o destino final e, principalmente, contribui para a melhoria do trânsito rodoviário nas áreas urbanas.

Outro aspecto a ser destacado é o sistema avançado de gestão ambiental implementado, que inclui programas de reciclagem e educação ambiental em parceria com cooperativas e escolas das comunidades locais, além do monitoramento contínuo da biota aquática para acompanhar o comportamento da fauna marinha local.

O nome do terminal é uma homenagem a Miguel de Oliveira, ex-gerente de Assuntos Institucionais e Governamentais da Ford.



(01/11/2010)
Imprensa Ford

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010