ZF molda o futuro da condução automatizada em várias áreas
- Novas parcerias aceleram know-how tecnológico
- Mapeamento tridimensional do ambiente ajuda a aprimorar atual sensoriamento de 360°
- Funcionalidade de condução em rodovias é ampliada com a ajuda na saída de pista
A
ZF define o futuro da mobilidade e trabalha para que a próxima geração
de veículos tenha a capacidade de Ver, Pensar e Agir. Por meio de novas
parcerias e com amplos conhecimentos técnicos próprios, a empresa
desenvolve avançadas funções automatizadas e busca fornecer níveis mais
altos de condução autônoma no futuro. “Considerando apenas o ano
passado, a ZF assumiu uma participação de 40% na Ibeo, desenvolvedora de
tecnologia LIDAR, e anunciou sua colaboração com a Nvidia para lançar
no mercado o ProAI, a primeira unidade de controle eletrônico do mundo
com inteligência artificial. Além disso, adquiriu uma cota de 45% na
Astyx, fabricante de radares de ultra alta frequência, e, mais
recentemente, firmou parceria com a Faurecia, especializada em
interiores de veículos, para produzir o cockpit do futuro com ênfase na
segurança”, afirma o Dr. Stefan Sommer, CEO da ZF.
Além
disso, as equipes de pré-engenharia da ZF estão projetando radares de
alta resolução e buscando formas de combiná-los com a tecnologia de
laser para obter uma representação tridimensional do entorno do veículo.
Isso melhorará as capacidades que já estão em desenvolvimento para
imagens panorâmicas de 360° ao redor do automóvel, como a combinação da
câmera de três lentes Tri-Cam com o radar AC2000 para visão frontal e
lateral.
Um dos atuais focos está no
desenvolvimento de funções automatizadas do nível 2 e 3. Como exemplo, a
ZF continua a aperfeiçoar e a ampliar seu sistema de direção assistida
em rodovias (Highway Driving Assist) incluindo novas funcionalidades,
como a ajuda automatizada para deixar a pista. Com esse recurso, os
motoristas escolhem a faixa pela qual pretendem sair da rodovia, e a
função faz automaticamente a mudança de faixa de rodagem em direção à
saída.
Esse programa pode ser utilizado
juntamente com dispositivos de mapeamento de GPS. O usuário pode
pressionar um botão presente na tela sensível ao toque para indicar a
faixa de sua preferência para deixar a pista – o sistema é capaz de
avaliar a manobra e realizá-la.
“A
automatização precisa estar diretamente atrelada à segurança, pois as
pessoas só vão optar pelos meios de transporte nos quais confiam e se
sentem totalmente seguras. Por isso, estamos trilhando um caminho que
oferece um equilíbrio entre o avanço de novas tecnologias e sistemas
comprovados na prática em rodovias. Vamos trabalhar para melhorar,
testar e validar inovações que beneficiarão os envolvidos no trânsito e
os usuários de várias formas de mobilidade e aplicações industriais”,
conclui Dr. Sommer.
São Paulo, 28 de Junho de 2017.
Grupo ZF - A
ZF é líder mundial em driveline e tecnologia de chassis, além de
segurança ativa e passiva. A empresa possui em torno de 137.000
colaboradores ao redor do mundo com aproximadamente 230 plantas em cerca
de 40 países. Em 2016, a ZF alcançou vendas aproximadas de 35,2 bilhões
de euros e investe anualmente cerca de 6% de seu faturamento em
pesquisa e desenvolvimento – o que lhe garante sucesso contínuo por meio
do design e engenharia de tecnologias inovadoras.
Atualmente
é uma das maiores fornecedoras do setor automotivo do mundo. Com suas
inovações tecnológicas, a ZF possibilita aos veículos “ver, pensar e
agir”. A empresa está focada no conceito “Vision Zero” – o mundo da
mobilidade com zero acidentes e emissões. Com seu amplo portfólio,
promove mobilidade e serviços aos segmentos de carros de passeio,
veículos comerciais e tecnologias industriais.
Para mais informações de imprensa e fotos acesse: www.zf.com
Comentários