Sistemas de segurança integrados concretizam o "Vision Zero" de zerar acidentes e emissões no trânsito
- Condução autônoma tem grande potencial para reduzir acidentes
- ZF interconecta e integra sensores, sistemas de assistência ao motorista e proteção dos ocupantes
- Se fossem aplicados no mundo todo, sistemas existentes poderiam diminuir consideravelmente o número de vítimas no trânsito
Friedrichshafen.
Do ponto de vista estatístico, cerca de 90% dos acidentes são causados
por falha humana, ou seja, o próprio ser humano representa, atualmente, o
maior risco no trânsito. Na opinião de praticamente todos os
especialistas, a condução automatizada tem o potencial de aumentar
expressivamente a segurança nas ruas e estradas e diminuir
consideravelmente o número de fatalidades no trânsito, que hoje
totalizam 1,25 milhão ao ano no mundo inteiro. Isso porque os veículos
automatizados não são imprudentes para assumir riscos, nunca excedem o
limite de velocidade, não dirigem embriagados, não ficam cansados ou
desatentos e não são surpreendidos por situações inesperadas. Contudo,
precisam ser projetados para se locomover em um trânsito que por muito
tempo ainda será caracterizado por carros com controle manual e,
consequentemente, constituem possíveis riscos de acidentes.
“O
potencial de segurança dos veículos automatizados somente pode ser
alavancado por completo se todos os sistemas, como sensores, sistemas de
assistência ao motorista e proteção dos ocupantes, forem considerados
em conjunto e estiverem em perfeita sintonia”, declara Torsten
Gollewski, responsável pela pré-engenharia corporativa da ZF
Friedrichshafen AG. “Como um dos maiores fornecedores de autopeças do
mundo com amplas competências nas áreas de driveline, chassis, segurança
ativa e passiva, além de inúmeras aquisições e parcerias estratégicas,
estamos perfeitamente preparados para todas as aplicações relevantes”,
completa.
Um
desafio para o futuro próximo continua sendo o tempo extremamente curto
para os sensores, a integração de sensores e os atuadores identificarem
claramente potenciais riscos de acidentes e reagirem de acordo com a
respectiva situação. Com base em estatísticas atuais de acidentes,
especialistas da ZF compilaram e analisaram uma extensa série de
situações de impactos frontais e laterais. Eles concluíram que, em mais
de 60% dos casos avaliados, o momento de uma colisão inevitável antes do
acidente propriamente dito era inferior a 500 milésimos de segundo. Em
determinadas condições, como trânsito no contrafluxo em elevada
velocidade relativa, o intervalo foi até mesmo abaixo de 300 milésimos
de segundo. Isso significa que os veículos precisam reagir nessa faixa
de tempo para que os sistemas de segurança integrados possam pelo menos
diminuir as consequências do impacto para os ocupantes.
Para
dar conta dessas tarefas altamente complexas, a ZF desenvolve sensores
extremamente rápidos e um conceito multinível abrangente de sensores.
Com a expansão de suas atividades no projeto intitulado Car2X/5G, o
objetivo de médio prazo da empresa consiste em oferecer soluções capazes
de abranger até mesmo situações de acidentes impossíveis de serem
captadas por sensores, como no trânsito bastante complexo nos centros
das grandes cidades europeias.
Para
podermos garantir um nível máximo de proteção em acidentes inevitáveis,
precisamos de sistemas de segurança inovadores e integrados. A ZF está
trabalhando intensamente no desenvolvimento das devidas soluções,
estudando o alojamento de sistemas de proteção em pontos alternativos,
como no teto ou no assento, e preparando a tecnologia para lançamento no
mercado. Além disso, a ZF está desenvolvendo novos sistemas de
segurança, como o airbag central, que ajuda a evitar movimentos laterais
extremos e consequentes batidas com a cabeça do motorista em caso de
colisão. O maior desafio da proteção dos ocupantes a ser superado nos
veículos automatizados é a versatilidade na configuração da parte de
dentro do carro, como a disposição aleatória dos assentos.
Outra
pré-condição fundamental para a condução automatizada dos níveis 3 e 4 é
a transferência segura e precisa do controle entre o motorista e o
veículo. “A nosso ver, quanto maior for a liberdade de movimento e
ocupação das pessoas dentro de veículos automatizados, maior é a
importância do monitoramento ativo daquele que deverá assumir o comando
do carro em caso de emergência”, destaca Gollewski. “Somente se o
motorista designado estiver atento e pronto para intervir é que
poderemos passar o controle do automóvel ao piloto humano após uma
comunicação que não deve deixar margem para erro”, reitera.
“Mesmo
que no momento ainda não possamos superar todos os desafios a caminho
do ‘Vision Zero’, nossa visão de zerar os acidentes e emissões no
trânsito, nosso know-how cada vez mais ampliado beneficiará largamente
os participantes do trânsito no mundo inteiro”, afirma Torsten
Gollewski. “A implementação global de todos os sistemas de segurança da
ZF atualmente disponíveis já poderia reduzir 30% do número de vítimas de
acidentes nas ruas e estradas”, ressalta.
São Paulo, 29 de Junho de 2017
Grupo ZF -
A ZF é líder mundial em driveline e tecnologia de chassis, além de
tecnologia de segurança ativa e passiva. A empresa possui em torno de
137.000 colaboradores ao redor do mundo com aproximadamente 230 plantas
em cerca de 40 países. Em 2016, a ZF alcançou vendas aproximadas de 35,2
bilhões de euros e investe anualmente cerca de 6% de seu faturamento em
pesquisa e desenvolvimento – garantindo sucesso contínuo por meio do
design e engenharia de tecnologias inovadoras. A companhia é uma das
maiores fornecedoras do setor automotivo do mundo.
A ZF possibilita
aos veículos “ver, pensar e agir”. Com suas tecnologias, a empresa está
focada no “Vision Zero” – o mundo da mobilidade com zero acidentes e
emissões. Com seu amplo portfólio, a ZF promove mobilidade e serviços
aos segmentos de carros de passeio, veículos comerciais e tecnologias
industriais.
Maiores informações à imprensa bem como material ilustrativo poderão ser encontrados no site: www.zf.com
Press contact: MM Editorial - www.mmeditorial.com.br Marta de Souza - Simone Sabatini |
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