Chassi inteligente, conectado e ativo é a nova tecnologia da ZF para evitar acidentes
O sistema eletromecânico de estabilização (ERC) pode eliminar todos os movimentos indesejados da carroceria. ZF |
Com ajuste gradativo dos suportes das molas, o nivelamento eletro-hidráulico (eLEVEL) oferece inúmeras opções de aplicação. ZF |
Com o controle integrado do chassi (ICC) a ZF interliga a direção
elétrica (EPS), o controle ativo do eixo traseiro (AKC) e o sistema de
amortecimento e frenagem. ZF |
- Sistemas ativos de chassis da ZF aumentam consideravelmente a segurança ao dirigir
- Novos sistemas interconectados auxiliam futuras funções de condução
- Controle integrado do chassi (ICC) conectado com sistemas mecatrônicos evidencia as novas tarefas do chassi
O
chassi é um dos sistemas mais complexos do carro – e um dos mais
importantes em termos de segurança e conforto na hora de dirigir. Com as
funções de condução assistida e autônoma, essa importância é cada vez
maior. A ZF está perfeitamente preparada para essa realidade. O controle
integrado do chassi (ICC) interconecta os sistemas do chassi e age como
parte de um conjunto completo para alcançar o máximo de dinâmica
longitudinal, transversal e vertical. Além de representarem um ganho
expressivo de segurança, essas tecnologias preparam o caminho para uma
maior aceitação das funções de condução autônoma em que a ZF contribui
ativamente para concretizar o “Vision Zero”, sua visão de zerar
acidentes e emissões no trânsito.
É
do chassi que depende a manobrabilidade e toda a sensação ao volante: a
direção, os terminais de direção, os mancais, o amortecimento, a
suspensão, os estabilizadores e freios definem o caráter de um veículo.
Sem contar que um bom chassi melhora as características de “Noise,
Vibration, Harshness”, o chamado NVH, que eliminam ruídos e vibrações
que incomodam os ocupantes. Nesse campo, a ZF se sobressai com todas as
suas competências. “Além dos acionamentos sem emissões, a mobilidade do
futuro se destacará pelo maior conforto e segurança quando dirigimos”,
afirma Dr. Holger Klein, head da Divisão de Tecnologia de Chassis para
Veículos de Passeio da ZF Friedrichshafen AG. “É por isso que com os
nossos novos sistemas ativos pensamos no futuro e preparamos o automóvel
para as funções de condução autônoma, pois quando nós mesmos não
estamos ao volante, é fácil culpar o piloto automático em cada buraco e
qualquer irregularidade no asfalto”, ressalta.
sMOTION: a novidade que faz o carro parecer um “tapete voador” O
novo sistema de amortecimento ativo sMOTION se baseia na comprovada
tecnologia de controle contínuo de amortecimento (CDC – do inglês
“Continuous Damping Control”) da ZF. No sMOTION, uma unidade de motor e
bomba complementa o amortecedor da suspensão de cada uma das rodas.
Esses atuadores bidirecionais possibilitam ao sistema gerar forças com
elevadas velocidades contrárias ao movimento da haste do pistão. O
resultado mostra que, enquanto amortecimentos convencionais ou
semiativos reagem a vibrações, o sMOTION é capaz de responder com mais
kiloNewtons de força (escaláveis) a influências da estrada, como buracos
e irregularidades no pavimento. Tudo isso pode eliminar praticamente
por completo todos os movimentos de rolagem, solavanco e balanço da
carroceria. A estabilidade adquirida assegura níveis bem maiores de
segurança e um nítido aumento do conforto ao dirigir. “O sMOTION faz com
que os ocupantes se sintam como se estivessem em um tapete voador”, diz
Dr. Klein.
A condução autônoma permite
que o motorista deixe de ter o controle do veículo para poder se dedicar
a outras atividades. Se o carro se transformar, por exemplo, em um
escritório móvel, as exigências com relação ao conforto se tornam mais
importantes. Em combinação com os sensores da ZF, como a unidade de
controle eletrônico, a tecnologia LIDAR e os radares, o sMOTION
viabilizará futuras funções de condução autônoma.
Sistema eletromecânico de estabilização traz segurança nas curvasO sistema ativo de estabilização (ERC, do inglês “Electromechanical Roll Control”) impede que os movimentos indesejados dos chassis em curvas e irregularidades na pista sejam transmitidos à carroceria. Em 300 milésimos de segundo, o motor elétrico de 48 V e torque de até 1.400 Nm instalado no eixo é capaz de compensar as inclinações do veículo. A estabilização garante maior segurança nas curvas e mais conforto em trechos com pavimento irregular de um lado. O conceito de peças idênticas faz com que o ERC seja adequado a todas as categorias de veículos.
Mais conforto com o eLEVEL Na
tecnologia de nivelamento “Electro Hydraulic Leveling” (eLEVEL) da ZF,
quatro atuadores ajustam os suportes das molas do veículo e regulam
gradativamente a altura da carroceria. São inúmeras as vantagens e
opções de aplicação que oferecem mais conforto ao entrar e sair do
carro, como mais eficiência ao superar obstáculos e aclives, compensação
da altura do veículo carregado, distância otimizada até o solo na hora
de carregar as baterias de automóveis elétricos sem contato e melhora da
aerodinâmica, o que reduz as emissões de CO2.
Conexão inteligente com o controle integrado do chassiCom
o controle integrado do chassi (ICC – do inglês “Integral Chassis
Control”), a ZF interliga sistemas avançados, como a direção elétrica
(EPS) do eixo dianteiro, o ajuste ativo da direção do eixo traseiro
Active Kinematics Control (AKC), o amortecimento ativo e o sistema de
frenagem do veículo. A integração perfeita de cada um dos atuadores
possibilita novas funcionalidades, como o programa de assistência à
frenagem de emergência (Emergency Steering), a compensação de movimentos
indesejados do reboque (Trailer Stabilization), bem como a redução do
raio de giro e das oscilações verticais. Tudo isso pode aumentar a
segurança geral do veículo. O ICC também desloca os limites da dinâmica
de direção para a faixa externa, fazendo com que o automóvel possa se
manter perfeitamente na pista, mesmo em superfícies escorregadias, e
desviar com eficiência em situações críticas. Definidas pelo princípio
“plug-and-play”, as interfaces com os sistemas avançados de assistência
ao motorista (ADAS – do inglês “Advanced Driver Assistance Systems”) e
seus respectivos atuadores fazem com que o ICC possa ser aplicado de
forma escalável, favorecendo decisivamente a condução altamente
automatizada.
São Paulo, 28 de junho de 2017.
Grupo ZF - A
ZF é líder mundial em driveline e tecnologia de chassis, além de
segurança ativa e passiva. A empresa possui em torno de 137.000
colaboradores ao redor do mundo com aproximadamente 230 plantas em cerca
de 40 países. Em 2016, a ZF alcançou vendas aproximadas de 35,2 bilhões
de euros e investe anualmente cerca de 6% de seu faturamento em
pesquisa e desenvolvimento – o que lhe garante sucesso contínuo por meio
do design e engenharia de tecnologias inovadoras.
Atualmente
é uma das maiores fornecedoras do setor automotivo do mundo. Com suas
inovações tecnológicas, a ZF possibilita aos veículos “ver, pensar e
agir”. A empresa está focada no conceito “Vision Zero” – o mundo da
mobilidade com zero acidentes e emissões. Com seu amplo portfólio,
promove mobilidade e serviços aos segmentos de carros de passeio,
veículos comerciais e tecnologias industriais.
Para mais informações de imprensa e fotos acesse: www.zf.com
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