Fundada pelo dentista Fábio Bibancos, a Turma do Bem é eleita uma 100 Melhores ONGs do Brasil






1selo
São Paulo, 9 de agosto de 2017 – Uma das cinco organizações de maior impacto no mundo, a Turma do Bem é, também, uma das melhores do Brasil. A TdB conquistou o Prêmio ÉPOCA 100 Melhores ONGs. A cerimônia de premiação da primeira edição do reconhecimento, resultado da parceria entre a ÉPOCA e o Instituto Doar, foi realizada em São Paulo nesta segunda-feira, 7 de agosto.
Em 1995, o cirurgião-dentista Fábio Bibancos escreveu o livro Um sorriso feliz para seu filho (CLA Editora), com foco na prevenção de problemas odontológicos. Por ocasião do lançamento da obra, ele foi convidado a realizar palestras em escolas particulares e, depois, da rede pública. Nas escolas públicas, as mães mostravam a situação bucal dos filhos – e a prevenção já não adiantava mais. Bibancos resolveu unir 15 colegas e, juntos, passaram a atender gratuitamente alguns casos nos consultórios. Assim, surgiu a ideia que se tornou a maior rede de voluntariado especializado do mundo: o Dentista do Bem.
Em 2002, com o aumento significativo de dentistas-voluntários, a TdB foi oficializada e recebeu a certificação do Ministério da Justiça como OSCIP. Hoje, a TdB conta com 17 mil profissionais, que atendem de forma voluntária milhares de crianças e adolescentes do Brasil, América Latina e Portugal.
FabioBibancos_Epoca“Criei um projeto social baseado em uma aflição; uma iniciativa que se tornou um projeto mundial. Estou muito honrado com esse prêmio, especialmente porque traz visibilidade a uma urgência. O nosso país tem que mudar. Nós vamos ter que arrumar a nossa casa; fazer as mudanças necessárias. Essas organizações premiadas são exemplos de mobilização em torno de um objetivo maior: mudar o Brasil. A Turma do Bem já atendeu mais de 70 mil jovens no Brasil, mais de 1.000 mulheres vítimas de violência, mais de 300 jovens participaram de capacitação profissional. E queremos atender mais e mais pessoas. Para isso, fomentar a cultura de doação é essencial”, afirma dr. Fábio Bibancos.
Melhores ONGs
O Prêmio ÉPOCA Melhores ONGs foi criado para valorizar as organizações filantrópicas que se destacam pelo trabalho em prol da sociedade com boas práticas de gestão e transparência. Para tal, são avaliados os processos administrativos, contábeis, financeiros e de comunicação para selecionar as 100 melhores entre as mais de 300 mil instituições em atuação no país.
No cerne da iniciativa, o objetivo de incentivar a cultura de doação no Brasil. Ao todo, 1.560 organizações se inscreveram. Dessas, 527 tiveram as inscrições validadas e 150 foram pré-selecionadas por um comitê-executivo com base no desempenho apresentado. Composta por representantes de ÉPOCA, do Instituto Doar e do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo da Fundação Getulio Vargas, a comissão julgadora avaliou cinco princípios gerais: causa e estratégia, representação e responsabilidade, gestão e planejamento, estratégia de financiamento, e comunicação e prestação de contas.
Com esse trabalho, ÉPOCA e o Instituto Doar estimulam a melhoria contínua da gestão das entidades e criam espaços de visibilidade para ONGs que buscam doadores.
Sobre a Turma do Bem
A TdB foi fundada e é presidida voluntariamente por Fábio Bibancos, eleito Empreendedor Social 2006 pela Schwab Foundation, ligada ao Fórum Econômico Mundial de Davos. Bibancos é um Fellow Ashoka, rede de empreendedores sociais presente em 65 países. Hoje, a TdB é uma das cinco organizações com maior impacto social do planeta.
Em 2012, Fábio Bibancos criou o projeto Apolônias do Bem, que proporciona tratamento odontológico gratuito a mulheres vítimas de violência. Inicialmente, o projeto atendeu mulheres em São Paulo e, nos anos seguintes, no Rio de Janeiro e Espírito Santo. Com o aumento de pedidos de ajuda, a TdB decidiu expandir o projeto para outros Estados com o apoio dos dentistas voluntários da rede. Atualmente, o programa já atendeu mais de 1.000 mulheres. Com a expansão internacional da TdB, Fábio Bibancos criou o prêmio Melhor Dentista do Mundo para reconhecer o profissional que mais fez pelo próprio município, ou seja, além de atender a jovens e crianças, fez a diferença na sua cidade e região, conquistando mudanças nas políticas públicas, espaços na imprensa, divulgações do projeto e o aumento de parcerias e voluntários. http://turmadobem.org.br/
Sobre o Instituto Doar
A missão do Instituto Doar é ampliar a cultura de doação no Brasil. Atualmente, no Brasil, as pessoas doam R$ 13 bilhões por anoA organização espera contribuir para que a sociedade brasileira coloque outros R$ 13 bilhões no segmento. Nenhuma outra iniciativa governamental ou empresarial sequer chega perto deste valor nos próximos anos.
Sobre a ÉPOCA
ÉPOCA é a única revista de interesse geral com abordagem segmentada, um posicionamento inédito no mercado, baseada no casamento da atitude de seu leitor com a autoria de seus jornalistas. Por meio de grandes furos, da cobertura dos grandes assuntos e de grandes reportagens, ÉPOCA explora novas perspectivas diante dos fatos e valoriza a utilidade do conteúdo, com informação, detalhamentos e análises. Além da versão impressa, está presente na internet – www.epoca.com.br – e nas versões para tablets e smartphones.
 

Printec Comunicação www.printeccomunicacao.com.br
Visite a página da Printec Comunicação no Facebook
Betânia Lins - Vanessa Giacometti de Godoy

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atletas da delegação olímpica brasileira são recebidos no Palácio do Planalto

Evento no Paraná debate inovação no lançamento regional do movimento 100 Open Startups

FPT Industrial chega a marca de 30.000 motores GNV vendidos no mundo