Fundada pelo dentista Fábio Bibancos, a Turma do Bem é eleita uma 100 Melhores ONGs do Brasil






1selo
São Paulo, 9 de agosto de 2017 – Uma das cinco organizações de maior impacto no mundo, a Turma do Bem é, também, uma das melhores do Brasil. A TdB conquistou o Prêmio ÉPOCA 100 Melhores ONGs. A cerimônia de premiação da primeira edição do reconhecimento, resultado da parceria entre a ÉPOCA e o Instituto Doar, foi realizada em São Paulo nesta segunda-feira, 7 de agosto.
Em 1995, o cirurgião-dentista Fábio Bibancos escreveu o livro Um sorriso feliz para seu filho (CLA Editora), com foco na prevenção de problemas odontológicos. Por ocasião do lançamento da obra, ele foi convidado a realizar palestras em escolas particulares e, depois, da rede pública. Nas escolas públicas, as mães mostravam a situação bucal dos filhos – e a prevenção já não adiantava mais. Bibancos resolveu unir 15 colegas e, juntos, passaram a atender gratuitamente alguns casos nos consultórios. Assim, surgiu a ideia que se tornou a maior rede de voluntariado especializado do mundo: o Dentista do Bem.
Em 2002, com o aumento significativo de dentistas-voluntários, a TdB foi oficializada e recebeu a certificação do Ministério da Justiça como OSCIP. Hoje, a TdB conta com 17 mil profissionais, que atendem de forma voluntária milhares de crianças e adolescentes do Brasil, América Latina e Portugal.
FabioBibancos_Epoca“Criei um projeto social baseado em uma aflição; uma iniciativa que se tornou um projeto mundial. Estou muito honrado com esse prêmio, especialmente porque traz visibilidade a uma urgência. O nosso país tem que mudar. Nós vamos ter que arrumar a nossa casa; fazer as mudanças necessárias. Essas organizações premiadas são exemplos de mobilização em torno de um objetivo maior: mudar o Brasil. A Turma do Bem já atendeu mais de 70 mil jovens no Brasil, mais de 1.000 mulheres vítimas de violência, mais de 300 jovens participaram de capacitação profissional. E queremos atender mais e mais pessoas. Para isso, fomentar a cultura de doação é essencial”, afirma dr. Fábio Bibancos.
Melhores ONGs
O Prêmio ÉPOCA Melhores ONGs foi criado para valorizar as organizações filantrópicas que se destacam pelo trabalho em prol da sociedade com boas práticas de gestão e transparência. Para tal, são avaliados os processos administrativos, contábeis, financeiros e de comunicação para selecionar as 100 melhores entre as mais de 300 mil instituições em atuação no país.
No cerne da iniciativa, o objetivo de incentivar a cultura de doação no Brasil. Ao todo, 1.560 organizações se inscreveram. Dessas, 527 tiveram as inscrições validadas e 150 foram pré-selecionadas por um comitê-executivo com base no desempenho apresentado. Composta por representantes de ÉPOCA, do Instituto Doar e do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo da Fundação Getulio Vargas, a comissão julgadora avaliou cinco princípios gerais: causa e estratégia, representação e responsabilidade, gestão e planejamento, estratégia de financiamento, e comunicação e prestação de contas.
Com esse trabalho, ÉPOCA e o Instituto Doar estimulam a melhoria contínua da gestão das entidades e criam espaços de visibilidade para ONGs que buscam doadores.
Sobre a Turma do Bem
A TdB foi fundada e é presidida voluntariamente por Fábio Bibancos, eleito Empreendedor Social 2006 pela Schwab Foundation, ligada ao Fórum Econômico Mundial de Davos. Bibancos é um Fellow Ashoka, rede de empreendedores sociais presente em 65 países. Hoje, a TdB é uma das cinco organizações com maior impacto social do planeta.
Em 2012, Fábio Bibancos criou o projeto Apolônias do Bem, que proporciona tratamento odontológico gratuito a mulheres vítimas de violência. Inicialmente, o projeto atendeu mulheres em São Paulo e, nos anos seguintes, no Rio de Janeiro e Espírito Santo. Com o aumento de pedidos de ajuda, a TdB decidiu expandir o projeto para outros Estados com o apoio dos dentistas voluntários da rede. Atualmente, o programa já atendeu mais de 1.000 mulheres. Com a expansão internacional da TdB, Fábio Bibancos criou o prêmio Melhor Dentista do Mundo para reconhecer o profissional que mais fez pelo próprio município, ou seja, além de atender a jovens e crianças, fez a diferença na sua cidade e região, conquistando mudanças nas políticas públicas, espaços na imprensa, divulgações do projeto e o aumento de parcerias e voluntários. http://turmadobem.org.br/
Sobre o Instituto Doar
A missão do Instituto Doar é ampliar a cultura de doação no Brasil. Atualmente, no Brasil, as pessoas doam R$ 13 bilhões por anoA organização espera contribuir para que a sociedade brasileira coloque outros R$ 13 bilhões no segmento. Nenhuma outra iniciativa governamental ou empresarial sequer chega perto deste valor nos próximos anos.
Sobre a ÉPOCA
ÉPOCA é a única revista de interesse geral com abordagem segmentada, um posicionamento inédito no mercado, baseada no casamento da atitude de seu leitor com a autoria de seus jornalistas. Por meio de grandes furos, da cobertura dos grandes assuntos e de grandes reportagens, ÉPOCA explora novas perspectivas diante dos fatos e valoriza a utilidade do conteúdo, com informação, detalhamentos e análises. Além da versão impressa, está presente na internet – www.epoca.com.br – e nas versões para tablets e smartphones.
 

Printec Comunicação www.printeccomunicacao.com.br
Visite a página da Printec Comunicação no Facebook
Betânia Lins - Vanessa Giacometti de Godoy

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010