Yared defende que culpado por tragédias no trânsito pague a conta do SUS


INSCREVA-SE NO MEU CANAL NO YOUTUBE
CAMINHAR E PENSAR É SÓ COMEÇAR




Projeto apresentado pela parlamentar paranaense propões que os 56 bilhões de reais gastos por ano com vítimas sejam utilizados para melhorias nos hospitais
Mais penalidade para o motorista que causar crimes de trânsito com vítimas. Projeto de lei (PL 3053/2015) que tramita na Câmara dos Deputados pretende incluir entre as punições previstas ao condutor responsável pelo acidente o ressarcimento das despesas realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) às vítimas da ocorrência. De autoria da deputada federal Christiane Yared (PR-PR), a proposta prevê acrescentar uma parcela específica destinada a indenizar exclusivamente o SUS nesses casos.
"O governo não consegue financiar adequadamente o Sistema Único de Saúde. Um dos componentes que pesam de modo importante no orçamento da saúde são os acidentes automobilísticos com vítimas", informa Yared. Segundo a autora, cerca de 56 bilhões de reais foram gastos com o SUS apenas em 2014, o correspondente a todo o repasse de recursos do Governo Federal para a região Norte.
De acordo com os cálculos da parlamentar, com esses recursos gastos, o governo poderia construir 1,8 mil novos hospitais, custando R$ 30 milhões cada – o que daria mais de 66 hospitais por estado incluindo os 26 estados e o Distrito Federal. "Tudo isso poderia ser realidade se a violência no trânsito não 'sequestrasse' todo ano esses recursos para pagar os custos das mortes e tratamentos das vítimas e sequelados nas vias", sustenta.
Os números de mortes por acidente de trânsito no país realmente são preocupantes. A cada minuto, uma pessoa é sequelada por acidentes nas ruas. No caso de morte, a cada 12 minutos. Os reflexos negativos dos acidentes, lembra Yared, não afetam apenas as famílias dos vitimados, mas toda a sociedade. "O trânsito no Brasil está doente. E todos nós temos de nos envolver na busca de outro cenário, ou seja, na cura para este mal", convoca a autora.
O projeto aguarda para ser analisado pelo plenário da Casa.

Agência Câmara
Yared: 1,8 mil novos hospitais poderiam ser construídos
Alta | Web

CAIO BARBIERI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010