“Ecolimiter” alerta para o desgaste do catalisador de veículos movidos a gasolina ou álcool

INSCREVA-SE NO MEU CANAL NO YOUTUBE
CAMINHAR E PENSAR É SÓ COMEÇAR







Sistema acompanha a rodagem do hodômetro do veículo e possui dispositivo de monitoramento no painel
O catalisador é o equipamento que filtra o ar emitido pelo motor dos veículos automotores, ao reter as partículas poluentes. Ele deve ser trocado a cada 80 mil km, ou cinco anos, porém, não há nenhum sistema que alerte o motorista sobre essa necessidade. Com foco no combate à poluição do ar, Oguimar Luiz De Lima, Crysthian Fernando e William de Lima, afiliados à Associação Nacional dos Inventores (ANI), desenvolveram o “Ecolimiter”.
O “Ecolimiter”é um acessório que alerta sobre o desgaste do catalisador dos veículos, que pode ser instalado nos carros atuais ou ser incluído nos modelos novos ainda na fábrica. Um dispositivo no painel irá indicar ao motorista o momento certo para trocar o catalisador: até a marca de 70 mil quilômetros, o indicador manterá a cor verde; entre 70.001km e 79.999km mudará para amarelo; ao atingir a marca de 80 mil km ou os cinco anos de uso(o que acontecer primeiro), o sinalizador ficará vermelho e um dispositivo sonoro do tipo “bip” tocará até que seja efetuada a troca do catalizador.
“O ‘Ecolimiter’ poderá ser confeccionado em fibra ótica, como sondas lambda ou em formato de nanochip – a ideia é que ele seja bem pequeno para ser acoplado nos veículos atuais. Se houver qualquer tentativa de fraude, o dispositivo no painel ficará vermelho, indicando a alteração do produto”, explica William.
Nos veículos de combustão interna a gasolina ou álcool, o catalizador é o equipamento que filtra o ar emitido, reduzindo os índices de poluentes lançados ao meio-ambiente.
O público-alvo dos inventores e são fábricas de equipamentos automotivos e de veículos.
Protótipo do Ecolimiter
Projeção em 3D do Ecolimiter
O“Ecolimiter” já está registrado junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) pelos inventores. Hoje, William, Oguimar e Crystian procuram por investidores para lançamento do produto junto às montadoras e indústrias.
Sobre a ANI – A Associação Nacional dos Inventores foi criada para que as invenções brasileiras possam servir à sociedade e estimular os inventores a continuar dedicando-se à inovação. Todos os projetos acompanhados pela ANI possuem proteção legal, além de estudo de seu funcionamento. A associação também busca empresas, investidores e parceiros que queiram viabilizar os projetos e disponibilizá-los em larga escala no mercado.

Aline Viana Comunicação
Daniela Mazzei - Aline Viana

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barba exige cuidados básicos, mas fundamentais

Stibo Systems auxilia na otimização no lançamento de produtos nas lojas da Netshoes

Festival Churrasco Curitiba será realizado em agosto