“Ecolimiter” alerta para o desgaste do catalisador de veículos movidos a gasolina ou álcool

INSCREVA-SE NO MEU CANAL NO YOUTUBE
CAMINHAR E PENSAR É SÓ COMEÇAR







Sistema acompanha a rodagem do hodômetro do veículo e possui dispositivo de monitoramento no painel
O catalisador é o equipamento que filtra o ar emitido pelo motor dos veículos automotores, ao reter as partículas poluentes. Ele deve ser trocado a cada 80 mil km, ou cinco anos, porém, não há nenhum sistema que alerte o motorista sobre essa necessidade. Com foco no combate à poluição do ar, Oguimar Luiz De Lima, Crysthian Fernando e William de Lima, afiliados à Associação Nacional dos Inventores (ANI), desenvolveram o “Ecolimiter”.
O “Ecolimiter”é um acessório que alerta sobre o desgaste do catalisador dos veículos, que pode ser instalado nos carros atuais ou ser incluído nos modelos novos ainda na fábrica. Um dispositivo no painel irá indicar ao motorista o momento certo para trocar o catalisador: até a marca de 70 mil quilômetros, o indicador manterá a cor verde; entre 70.001km e 79.999km mudará para amarelo; ao atingir a marca de 80 mil km ou os cinco anos de uso(o que acontecer primeiro), o sinalizador ficará vermelho e um dispositivo sonoro do tipo “bip” tocará até que seja efetuada a troca do catalizador.
“O ‘Ecolimiter’ poderá ser confeccionado em fibra ótica, como sondas lambda ou em formato de nanochip – a ideia é que ele seja bem pequeno para ser acoplado nos veículos atuais. Se houver qualquer tentativa de fraude, o dispositivo no painel ficará vermelho, indicando a alteração do produto”, explica William.
Nos veículos de combustão interna a gasolina ou álcool, o catalizador é o equipamento que filtra o ar emitido, reduzindo os índices de poluentes lançados ao meio-ambiente.
O público-alvo dos inventores e são fábricas de equipamentos automotivos e de veículos.
Protótipo do Ecolimiter
Projeção em 3D do Ecolimiter
O“Ecolimiter” já está registrado junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) pelos inventores. Hoje, William, Oguimar e Crystian procuram por investidores para lançamento do produto junto às montadoras e indústrias.
Sobre a ANI – A Associação Nacional dos Inventores foi criada para que as invenções brasileiras possam servir à sociedade e estimular os inventores a continuar dedicando-se à inovação. Todos os projetos acompanhados pela ANI possuem proteção legal, além de estudo de seu funcionamento. A associação também busca empresas, investidores e parceiros que queiram viabilizar os projetos e disponibilizá-los em larga escala no mercado.

Aline Viana Comunicação
Daniela Mazzei - Aline Viana

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010