Racing Festival começa com disputa acirrada

Popó Bueno e Ulisses Silva dividem vitórias no Trofeo Linea, 
enquanto André Bragantini garante os pontos da liderança


A primeira etapa do Racing Festival, realizada neste último domingo (30/05), no autódromo de Jacarepaguá, Rio de Janeiro, começou com tudo. Não faltaram emoções nas duas baterias realizadas do Trofeo Linea e Formula Future Fiat. Carros equilibrados e competitivos garantiram o show de pilotagem com pegas alucinantes.

Os cariocas Popó Bueno e Ulisses Silva mostraram-se péssimos anfitriões na estreia do Trofeo Linea, a categoria de turismo do Racing Festival. Eles dividiram as vitórias na rodada dupla inaugural, realizada diante do bom público que desafiou o sol forte nas arquibancadas de Jacarepaguá. Porém quem saiu no lucro foi o paulista André Bragantini Jr., radicado em Curitiba. Com dois segundos lugares, Bragantini assumiu a liderança do campeonato.


Na primeira etapa, a vitória de Popó Bueno só foi confirmada nas voltas finais, depois que o pole e então líder Serafin Jr. abandonou com o pneu esquerdo traseiro furado. Com a briga pelas colocações acompanhando a temperatura elevada da pista, Ricardo Maurício perdeu o segundo lugar por conduta antidesportiva e Thiago Camilo, em função de incidente com Cacá Bueno, também recebeu a mesma punição de 20 segundos acrescidos ao seu tempo de prova.

A segunda etapa foi ainda mais movimentada. Beneficiado pelo sistema de grid invertido, Ulisses Silva - oitavo na bandeirada da abertura do programa - saiu na pole. E, apesar da forte pressão movida por um pelotão compacto inicialmente liderado por Giuliano Losacco e a seguir por José Córdova e Bragantini, o piloto mais novo do grid (apenas 19 anos) conseguiu sustentar a colocação. Os cinco primeiros receberam a bandeira quadriculada colados, no fechamento de uma corrida que prendeu as atenções até o último segundo. No final da prova, Serafin Jr. e José Vitte se chocaram na reta dos boxes e o carro de Serafin Jr., depois de acertar a barreira de pneus, parou com as rodas para o ar. O piloto nada sofreu.

Na comemoração dos vencedores, Popó Bueno não escondeu a satisfação pela vitória num palco especial. "Ganhar aqui tem um valor muito grande para mim. Sempre freqüentei este local, vi o kartódromo desaparecer, o traçado ser diminuído... E fico feliz por ter contribuído com sugestões para o nascimento desta categoria. Foi uma ideia muito feliz do Felipe Massa. Tenho muitos amigos nas pistas, mas ele é mesmo o mais próximo", comentou.

Ulisses Silva reconheceu que o grid invertido e o perfeito conhecimento do traçado foram fundamentais para uma vitória que ele mesmo considerou improvável. "Eu realmente não esperava por uma vitória neste domingo, mas é claro que dá uma satisfação muito grande chegar à frente de pilotos experientes e com o talento de todo esse pessoal da Stock Car que está no Línea. Não foi fácil segurar o pessoal, porque meu carro não era o mais rápido do grid, mas aqui é minha casa, e isso ajudou muito."

André Bragantini saiu de Jacarepaguá na ponta da tabela e exaltou o trabalho da equipe Full Time. "Eles fizeram um ótimo trabalho e me deram um carro muito bom nas duas corridas. O Trofeo Linea tem carros que andam muito próximos e as disputas serão sempre interessantes. Quando vi que não seria possível ultrapassar o Ulisses, porque ele estava sabendo proteger a posição, resolvi usar a mesma tática e garantir o segundo lugar", explicou.

O curitibano Alceu Feldmann foi outro destaque da jornada. Foi o pivô da punição aplicada a Thiago Camilo e, mesmo partindo apenas em 9º no complemento da programação, garantiu a última vaga no pódio. Integrante do grupo de sete pilotos da Stock Car, Feldmann disse que as duas corridas foram suficientes para formar sua opinião a respeito do Trofeo Línea. "Os carros são mais prazerosos de guiar, não são tão quentes, e a categoria vai fazer sucesso", avisou.

Já na Fórmula Future Fiat o gaúcho Francisco Alfaya tornou-se o primeiro piloto a vencer esta categoria, que tem como prêmio principal a vaga no programa de desenvolvimento de jovens promessas mantido pela Ferrari. Alfaya ganhou a corrida de abertura da rodada dupla deste domingo no Autódromo de Jacarepaguá, enquanto o argentino Roberto Cúria Jr. levou a segunda. Alfaya divide a liderança da classificação com o sorocabano João Jardim, mas leva vantagem no critério de desempate (melhores resultados).


O resultado da rodada dupla em Jacarepaguá:


Trofeo Linea:

Primeira bateria:

1) Popó Bueno, 26min49s657
2) André Bragantini, a 1s987
3) Antonio Jorge Neto, a 2s798


Segunda bateria:

1) Ulisses Silva, 27min05s016
2) André Bragantini, a 0s193
3) Alceu Feldamnn, a 0s446
Classificação do Campeonato:
1) André Bragantini - 26
2) Antonio Jorge Neto e Popó Bueno - 20
4) Ulisses Silva - 18
5) José Cordova - 14
6) Alceu Feldmann - 12
7) José Vitte - 8
8) Cacá Bueno e Leonardo Nienkotter - 6
10) Giuliano Losacco - 5
11) Ricardo Maurício - 2
12) Cesare Marucci - 1


Formula Future Fiat:

O resultado da 1ª bateria:

1) Francisco Alfaya, 25min51s328
2) Nicolas Costa, a 0s 982
3) João Jardim, a 1s265
O resultado da 2ª bateria:
1) Roberto Curia Jr., 26min04s531
2) João Jardim, a 2s275
3) Jonathan Louis, a 7s980



Classificação do campeonato:

1) Francisco Alfaya e João Jardim - 24
3) Roberto Curia Jr. - 23
4) Nicolas Costa – 20
5) Johilton Pavlak – 18
6) Jonathan Louis - 14
7) Vinicius Alvarenga – 6
8) Felipes Apezzatto – 5
9) Rafael Azrak e Felipe Granzotto - 2


O Racing Festival, apresentado pela Fiat e Banco Santander, tem patrocínio da Shell, co-patrocínio da Pirelli e FPT Powertrain Technologies, apoio Magneti Marelli e Rodas Scorro e realização da RM Racing Events.

FONTE: FIATPRESS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010