Audi vence em Le Mans pela nona vez

• Audi R15 TDI estabelece novo recorde de distância para a prova
• Primeiro sucesso nas pistas com Turbina de Geometria Variável
• Nova tecnologia já é usada nos carros de série da marca

Ingolstadt/Le Mans, 13 de junho de 2010 – A Audi conquistou os três primeiros lugares na 24 Horas de
Le Mans, a mais importante corrida de resistência do mundo, realizada neste final de semana. Esta
foi a nona vitória da marca em Le Mans, igualando o número registrado pela Ferrari. Foi, também, a
quarta vez que a Audi conquistou as três primeiras posições na prova (as anteriores foram em 2000,
2002 e 2004).
O primeiro lugar ficou com o Audi R15 TDI pilotado pelo trio Timo Bernhard/Romain Dumas/Mike
Rockenfeller, que estabeleceu novo recorde de distância na prova, completando 397 voltas - 5.410 km - à
velocidade média de 225,228 km/h. O carro vencedor f icou uma volta à frente do segundo colocado,
pilotado por Marcel Fässler/André Lotterer/Benoît Treluyer. Dindo Capello/Tom Kristensen/Allan McNish
chegaram na terceira posição, completando o pódio para a marca alemã.
A confiabilidade dos carros e a eficiência da equipe foram decisivas para o resultado – os três carros
vencedores completaram a prova sem enfrentarem nenhum problema técnico. A vitória se deve,
também, a uma nova tecnologia desenvolvida secretamente nos últ imos três anos pela Audi Sport para
aplicação em corridas, o turbocompressor com turbina de geometria variável (VTG).
Ut ilizada pela primeira vez em compet ições, a turbina com geometria variável já equipa de série os
carros da Audi com motores diesel, como parte da polít ica de “downsizing” adotada pela empresa, em
busca de maior eficiência com motores menores, mais econômicos e com menores emissões. Os motores
usados em Le Mans, com 590 cavalos, submetem o equipamento a extremos de desempenho, at ingindo
temperaturas acima de 1.000° C.

Segundo o Dr. Wolfgang Ullrich, diretor da Audi Motorsport, a equipe não chegou a ut ilizar todo o
potencial do motor V10 TDI na prova, privilegiando a confiabilidade. “O objet ivo do desenvolvimento do
Audi R15 plus foi alcançar uma eficiência 20 por cento maior, o que conseguimos.”
O novo recorde de distância estabelecido pelo Audi R15 TDI vencedor superou o anterior, estabelecido
em 1971, que era considerado imbatível, já que a pista ut ilizada na época não t inha chicanas na reta
Hunaudières. O feito valoriza ainda mais a vitória da Audi, demonstrando que, além de resistência e
confiabilidade, o desempenho superior de seus carros.
A vitória foi valorizada ainda mais pelo desempenho da equipe Peugeot, considerada favorita após
conquistar as quatro primeiras posições na classificação. Segundo o chairman da Audi, Rupert Stadler, “a
Peugeot foi nos obrigou a dar tudo de nós. Esta foi uma das corridas mais emocionantes da história de Le
Mans – os três primeiros lugares foram a vitória mais valiosa já conquistada na história de nossa
empresa”.
O Audi R15 TDI é um carro desenvolvido especialmente para compet ições, com estrutura em fibra de
carbono e alumínio. O motor é um diesel V10 TDI, com 5,5 litros e 590 cv, montado entre eixos, com dois
turbocompressores com turbinas de geometria variável. Os discos de freios são de cerâmica e fibra de
carbono e o peso total é de 930 kg.
Mais informações, acesse: www.audi.com.br.

Fonte:In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação
www.inpresspni.com.br
Comunicação Corporativa Audi Brasil
Assessor de Imprensa
Charles Marzanasco – charles.marzanasco@audi.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010