MERCEDES CLASSE S HÍBRIDO À VENDA NO BRASIL TEM BATERIA DA JOHNSON CONTROLS-SAFT

Veículo lançado recentemente tem inédita tecnologia de bateria de íons de lítio

Sorocaba (SP), 8 de junho de 2010 - A joint-venture da Johnson Controls, líder mundial de baterias automotivas, e da SAFT, fabricante de modernos produtos de armazenamento de energia, equipa com uma inédita bateria de íons de lítio o primeiro automóvel híbrido comercializado no Brasil, o Mercedes S400 Hybrid. A bateria melhora a eficiência dos veículos elétricos híbridos (VEH), pois tem grande capacidade de geração de energia, tamanho e peso reduzidos, contribuindo para a maior autonomia e para otimização do espaço interno do automóvel.
A bateria de íons de lítio desenvolvida pela Johnson Controls-SAFT possui alta capacidade de carga - o dobro das convencionais fabricadas com níquel. Por ser compacta e leve, é instalada no cofre do motor, não ocasionando perda de espaço no porta-malas, ao contrário das demais que equipam os veículos híbridos. Outro importante diferencial é que utiliza a energia cinética gerada nas frenagens para recarga, tecnologia aplicada nos carros de Fórmula 1.
O Classe S 400 Hybrid é o primeiro veículo do mundo feito em série a usar baterias de íons de lítio. Possui dois motores, um elétrico, de 20 cv, e outro a combustão e com potência de 279 cv. Durante as acelerações, o motor elétrico é acionado, proporcionando economia de combustível de até 20% em relação ao veículo convencional. Graças a essa tecnologia, o S400 Hybrid produz apenas 186 gramas de CO2 por quilômetro rodado. Mesmo pesando quase duas toneladas e com cinco metros de comprimento, acelera de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos.
A joint venture firmada entre a Johnson Controls e a SAFT Advanced, em 2006, tornou-se líder no desenvolvimento, fabricação e fornecimento de baterias de íons de lítio para veículos híbridos elétricos. Desde janeiro de 2008, entrou em operação a primeira fábrica Johnson Controls-SAFT, em Nersac, França, responsável pela produção dos modelos automotivos de íons de lítio.

Fonte: Secco Consultoria de Comunicação - www.secco.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010