COM A CHEGADA DO INVERNO, JOHNSON CONTROLS LEMBRA A IMPORTÂNCIA DA BATERIA NOS VEÍCULOS

Baixa temperatura exige mais da bateria para fornecer a energia para o funcionamento do motor

Sorocaba (SP), 29 de junho de 2010 - A chegada do inverno leva a Johnson Controls, fabricante das Baterias Heliar, a alertar os proprietários de veículos sobre a importância de uma revisão no sistema elétrico. E ressalta que essa atenção deve ser permanente, sem esperar por momentos de maior importância, como o de uma viagem de férias ou de entretenimento com a família.

A Johnson Controls lembra que a bateria é a fonte de energia para o funcionamento do veículo e para alimentar todos os sistemas, cada vez mais numerosos. Ou seja, a cada ano a bateria passa a ser mais exigida pelos modernos sistemas que as montadoras acrescentam nos veículos, para ampliar os padrões de conforto e de segurança.

No inverno, devido à baixa temperatura, o motor e todo o sistema elétrico se encontram em condições que exigem mais energia da bateria para realizarem o trabalho. Nesta situação, o motor está em temperatura mais baixa, o óleo, mais viscoso, e o combustível fica menos volátil, o que dificulta a combustão e a partida do motor.

Por essa importância, a Johnson Controls ressalta que, da mesma forma que é preciso conferir a pressão dos pneus, o nível de óleo do motor e do fluido do sistema de freios, a água do radiador e do reservatório do limpador de para-brisa, a inspeção periódica do sistema elétrico do veículo deve fazer parte dos hábitos de todo o motorista que se preocupa com sua manutenção.

Para evitar dificuldades e comprometer o conforto e a segurança nas ruas e estradas, a Johnson Controls faz as seguintes recomendações:

Em baixas temperaturas o motor e o sistema elétrico do veículo se encontram em condições que exigem maior energia para realizarem seu trabalho. As falhas na partida ocorrem com mais frequência, principalmente, quando a bateria já tem a vida útil comprometida ou trata-se de uma bateria com baixo dimensionamento elétrico (CCA de baixo rendimento elétrico (teste de partida a frio).

Por isso, recomenda-se fazer revisão do sistema elétrico, composto pelo alternador, que gera a energia necessária para alimentar o sistema elétrico e manter a carga da bateria; pelo motor de partida, que precisa estar em perfeitas condições para evitar descargas profundas de energia e, além desses dois principais componentes, o regulador de tensão precisa estar em equilíbrio com as especificações da bateria para não provocar perda de energia ou sobrecarga.

A revisão do sistema elétrico também envolve o estado dos cabos que conduzem a energia elétrica para todos os consumidores elétricos. Um fio desencapado em contato com a chapa da carroceria, por exemplo, contribui para a fuga de energia ou até mesmo causar um curto-circuito.

Da mesma forma, o motorista precisa de atenção para evitar esquecer luzes acesas, rádio ligado e, principalmente, ao instalar equipamentos adicionais, confiar o veículo à concessionárias da marca ou a profissionais de confiança. Os cuidados envolvem a instalação de som, alarme, vidro e teto solar elétrico, assim como sensores de estacionamento que, dependendo da qualidade do serviço, pode comprometer a vida útil da bateria.

Outra recomendação é sobre a eventual reposição da bateria. O proprietário deve proceder à substituição em loja de reconhecida confiança, escolher produto de reputação no mercado e entregar ao revendedor a bateria substituída.


Modelos específicos e Socorro 24 horas

A Johnson Controls possui uma linha completa de baterias, com modelos desenvolvidos para diferentes aplicações. A linha Heliar é composta pelos modelos Free (para carros de passeio), Táxi (uso profissional) e Racing (com 18 meses de garantia) e a toda a linha com Socorro 24 horas em caso de pane elétrica para toda a região do Mercosul. A Johnson Controls possui também a linha Optima, de alta performance e nos modelos RedTop e YellowTop, para aplicações em veículos customizados, antigos e equipados com pesados sistemas de som e acessórios e BlueTop, para aplicações náuticas.

Em caso de pane elétrica, os compradores das baterias Heliar serão atendidos pelo serviço de Socorro 24 Horas, com acesso pelo telefone 0800-7025002, para atendimento da emergência ou transporte do veículo a uma oficina ou posto de serviços de preferência, num raio de 100 quilômetros.


Fonte: Secco Consultoria de Comunicação - www.secco.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010