NetMove dá dicas de como se organizar para uma mudança internacional


A empresa, pioneira e líder em move manegement no Brasil, destaca pontos que merecem atenção nas mudanças entre países

A NetMove é uma empresa pioneira e referência em move management no Brasil, especialista em gerenciar todo o processo de mudança dos seus clientes, desde o primeiro contato e vistoria dos bens na residência de origem até a entrega efetiva na cidade final de destino, destaca pontos que merecem atenção para uma mudança segura e tranquila.  

Segundo o diretor da NetMove, Arnaldo Petarnela, muitas empresas multinacionais aproveitam este período do ano para transferirem seus executivos. “Em 2016, foram mais de mil mudanças realizadas, sendo quase 800 internacionais. Obras de arte, equipamentos eletro-eletrônicos, veículos, animais de pequeno porte, entre outros, são os que merecem maior atenção, pois podem ter procedimentos específicos e requerem muita informação e atenção aos processos lógisticos e bucráticos”, explica.

Com base no cenário do aumento do número de clientes que se mudaram para o exterior no último ano, a empresa apresenta os principais pontos para quem vai se mudar.

Animais de estimação
O transporte de animais entre diferentes países exige documentação específica emitida pela autoridade veterinária do país de origem, bem como documentos de aceitação do país de destino. A documentação deve trazer o histórico e condições de saúde do animal. Vale lembrar que, cada país tem requisitos próprios e cabe ao dono do animal se informar e providenciar a documentação exigida com um bom prazo de antecedência. “A NetMove pode ajudar com a legislação, mas é importante destacar que, normalmente, só são permitidos dois animais por voo. Assim, nos meses de maior movimento, recomendamos fazer uma reserva muito antecipada, para garantir a reserva e o transporte na data necessária”, alerta Petarnela.

Obras de arte        
Para exportar quadros, esculturas, fotografias artísticas, ou qualquer outro objeto que possa ser considerado arte, é necessário ter autorização do Instituto do Patrimîonio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. Segundo o diretor da NetMove, antes de embalar um quadro ou escultura, por exemplo, é preciso catalogar em formulário próprio do IPHAN, juntando foto da peça, nome da obra, autor, técnica utilizada e dimensões da obra. “O mesmo procedimento deve ser adotado para todas as peças que possam ser consideradas obras de arte, indepentedente de serem de artistas famosos ou anônimos”, comenta.

Veículos
Carros e motocicletas usados não podem entrar no Brasil como parte de bagagem desacompanhada, segundo Lei Federal.  Com exceção para diplomatas, embaixadores e cônsules. “Para sair do Brasil, veículos usados podem ser embarcados como parte da bagagem, porém, necessitam de documentação específica”, explica Petarnela.

Alimentos e Bebidas
Quando falamos em alimentos, não se trata daqueles levados na bagagem de mão do avião ou adquiridos no duty free, mas, mantimentos que “queremos” despachar nas mudanças. “A maioria dos países proíbe a entrada de alimentos e bebidas, ou cobram impostos. Alguns países até aceitam pequenas quantidades de alimentos, mas isso pode acarretar em atrasos nas liberações alfandegárias e custos extras. Portanto, a recomendação é de não levar nada de alimentos ou bebidas. Caso o país de destino aceite esses ítens, recomenda-se fazer o cálculo prévio dos impostos, para não haver surpresas”, comenta o diretor

Equipamentos elétricos e/ou eletrônicos
É importante ficar atento a ciclagem dos equipamentos, que nada tem a ver com a voltagem. Muitas vezes, o que funciona aqui no Brasil é incompatível em outros países. E vice-versa. Segundo Petarnela, nesse ponto, o consumidor corre o risco de gastar dinheiro para o transporte e depois descobrir que não conseguirá usar o aparelho. Um exemplo é uma máquina de lavar roupas, que no Brasil funciona em ciclos de 60 Hertz e em outros países funciona em ciclos de 65 Hertz. Já as questões que envolvem a voltagem, como 110 e 220 volts, são facilmente solucionadas com o uso de adaptadores.

“Nosso foco e expertise de 20 anos, permite oferecer segurança, suporte e atendimento ao nosso cliente do iníco ao fim do trâmite. Para a família, o procedimento de uma mudança para outra cidade ou país por si só já é um processo bastante desgastante e que consome muita atenção e dedicação das áreas de RH das empresas. Queremos ajudar a tornar tudo mais ágil e fácil, garantindo que, ao chegar ao novo endereço, o cliente tenha seus objetos pessoais à disposição, sem ter que se preocupar com a burocracia da transferência”, finaliza o diretor da NetMove.


NetMove comemora 20 anos de mercado e se consolida como principal referência em move management no Brasil
Em 2016, empresa realizou mais de 1.100 mudanças nacionais e internacionais

Fundada em 1996, a NetMove é a única empresa do Brasil direcionada exclusivamente para a prestação de serviços de move management. O serviço consiste em gerenciar todo o processo de mudança de um cliente, desde a vistoria dos bens na residência de origem, até a entrega efetiva na cidade final de destino, seja nacional ou internacional.

Idealizada pelo empresário Arnaldo Petarnela, a empresa nasceu da percepção de oferecer ao mercado brasileiro melhores serviços logísticos e de informações corretas para os procedimentos de mudanças.

O executivo iniciou a sua trajetória profissional aos 16 anos, já em uma empresa de mudanças. Ao longo da carreira, atendeu grandes companhias e percebeu que, sempre, a principal demanda nas ações de mudanças, principalmente  as internacionais conduzidas pela área de Recursos Humanos das empresas, era pelo gerenciamento dos processos, com real conhecimento que agregasse valor e economia para as empresas.

“Uma mudança internacional envolve muito mais que logística. Envolve e requer muita informação e conhecimento. Há particularidades em qualquer país do mundo, e conhecer as legislações aduaneiras e os procedimentos faz toda a diferença”, afirma o executivo.

Em 1996, muito familiarizado com a burocracia envolvida na transferência dos bens de executivos para outros países, Petarnela conheceu nos Estados Unidos o conceito de move management e decidiu começar um negócio.

“O conceito de move managament sempre foi muito forte em outros países, mas, aqui no Brasil, até aquele momento, não existia nenhuma empresa focada neste tipo de serviço. Para a família, o procedimento de uma mudança para outra cidade ou país por si só já é um processo bastante desgastante e que consome muita atenção e dedicação das áreas de RH das empresas. Queremos ajudar a tornar tudo mais ágil e fácil, garantino que, ao chegar ao novo endereço, o cliente tenha seus objetos pessoais à disposição, sem ter que se preocupar com a burocracia da transferência”, reitera.

Em 2011, para gerar sinergias e também oferecer o serviço operacional, foi criada a AlphaMove, empresa do grupo focada especificamente em logística. “Com a AlphaMove, passamos a oferecer os serviços de embalagem e de transportes das mudanças, ampliando os nossos serviços. Conseguimos com isso diminuir as ocorrências de avarias nas mudanças e manter o controle sobre todo o processo”, explica.

Com foco em clientes corporativos e pessoas físicas, a NetMove tornou-se referência no segmento. Ao longo de 20 anos, construiu uma ampla rede de parceiros ao redor do mundo, com capacidade para atender todos os tipos de demandas de importação ou exportação de executivos. Atualmente, com sede em Osasco (SP), oferece também serviços de armazenagem e até ajustes e/ou revisão da política de expatriados.

A empresa também conta com uma ação de responsabilidade ambiental para a promoção de ações em prol ao meio ambiente. “Em toda mudança há uma utilização grande de caixas de papelão e de outros materiais necessários para embalagem. Pensamos em uma forma de reutilizar estes materiais em nossos processos. Assim, há cerca de três anos, criamos o selo EcoMove para mudanças locais”, conta o executivo.

“Reutilizamos algumas das embalagens de mudanças internacionais em perfeito estado de conservação e de resistência, sem comprometer a qualidade dos nossos serviços. O cliente que participa do programa é reconhecido com preços menores para os serviços, além de receber um certificado de participação. E o meio ambiente agradece”, explica.

Em 2016, apesar da crise, a empresa ultrapassou a marca de 1.100 mudanças realizadas. A expectativa de Petarnela é de que esses números sejam ainda melhores em 2017. “O atual cenário da nossa economia fez com que menos executivos estrangeiros viessem para o País. Em contrapartida, percebemos um aumento na quantidade de brasileiros se mudando para outros países e mais estrangeiros sendo repatriados”, finaliza o executivo.

Sobre a Netmove 
Há 20 anos no mercado, a NetMove é referência em move management. Responsável pelo gerenciamento de todo processo de mudança, nacional ou internacional, tem como objetivo garantir que a transferência de bens pessoais seja realizada com segurança e eficiência. A partir da sede em Osasco (SP) e com uma ampla rede de parceiros que permite que seus serviços sejam prestados em quaisquer cidades do mundo, a empresa possui uma expertise única de processos, bem como de informações essenciais para garantir toda a tranquilidade em mudanças porta a porta.
A NetMove atende companhias  nacionais e multinacionais, e pessoas físicas.

Fonte: 

Jossiani Braga - Note Comunicacão


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010