HONEYWELL INICIA FORNECIMENTO DE TURBO COM MANCAL DE ROLAMENTO (BALLBEARING) PARA MONTADORAS

Primeira fabricante a utilizar a tecnologia é a
Mercedes-Benz em motores diesel das Classes C, E, R e S

São Paulo (SP), 30 de novembro de 2010 - A Honeywell Turbo Technologies começou a fornecer para as montadoras europeias turbocompressores equipados com mancais de rolamento (tecnologia Ball Bearing) para automóveis premium movidos a diesel. A tecnologia amplia o desempenho dos motores, reduz o consumo de combustível e proporciona maior conforto e segurança.  O turbo Ball Bearing já equipa o motor V6 3.0L a diesel, da Mercedes-Benz, disponível para veículos das Classes C, E, R e S.

"Comparado ao mecanismo de deslizamento do mancal convencional, a tecnologia de rolamento Ball Bearing possibilita o aumento da eficiência global do turbo", diz Craig Balis, vice-presidente de Engenharia da Honeywell Turbo Technologies.

A tecnologia do turbo Ball Bearing consiste na utilização de rolamentos em vez do sistema de mancais convencionais flutuantes em filmes de óleo, o que resulta em uma aceleração entre 20% a 70% mais rápida, melhora na condição de operação na partida a frio e maior economia de combustível em relação ao mancal convencional. Esse ganho colabora para que as montadoras atinjam os novos níveis de emissões de poluentes.

A experiência dos engenheiros da Honeywel na fabricação de turbos Ball Bearing para aplicações em veículos de corridas e comerciais leves e pesados foi fundamental para vencer os desafios da adoção dessa tecnologia nos mais modernos automóveis movidos a diesel. Entre as características dessa tecnologia estão as dimensões compactas, a operação com temperatura mais elevada e a maior velocidade de rotação.

Por trabalhar em regimes de rotação superiores a 200.000 rpm, por exemplo, a carga mecânica sustentada é muito alta. Para garantir a sua durabilidade, a Honeywell dedicou especial atenção à seleção das matérias-primas certas e de design otimizado. Outro aspecto importante para os engenheiros da Honeywell na concepção do Ball Bearing foi o seu reduzido tamanho, em razão do cada vez menor espaço disponível no compartimento do motor dos veículos.

“A especialização e a sofisticação aplicadas ao turbo Honeywell não estão apenas na concepção do componente, mas também envolvem os profissionais responsáveis pela sua produção. A montagem e o balanceamento do mecanismo Ball Bearing têm que ser precisos, com exata medida e nível de tolerância. Isto é possível graças à estreita colaboração entre os especialistas de engenharia e de fabricação da Honeywell”, salienta Balis.

"Com a contínua busca pela economia de combustível, o Ball Bearing será uma tecnologia essencial para ajudar as montadoras a desenvolver motores menores, que mantenham o mesmo padrão de desempenho e de conforto ao condutor. Esperamos que essa tecnologia seja adotada, em breve, também em motores menores de 4 cilindros",  diz David Paja, vice-presidente de Marketing da Honeywell Turbo Technologies. 

Fonte: Secco Consultoria de Comunicação - www.secco.com.br

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