Programa Descarte Consciente Abrafiltros completa 5 anos e contabiliza reciclagem de mais de 8,5 milhões de filtros usados do óleo lubrificante automotivo


INSCREVA-SE NO MEU CANAL NO YOUTUBE
CAMINHAR E PENSAR É SÓ COMEÇAR




O Programa Descarte Consciente Abrafiltros, de logística reversa dos filtros usados do óleo lubrificante automotivo, criado em julho de 2012 pela Abrafiltros - Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas - Automotivos e Industriais, completou 5 anos em 2017, com a marca de 8.561.386 filtros reciclados. “O resultado demonstra o compromisso da Abrafiltros e empresas associadas da CSFA – Câmara Setorial de Filtros Automotivos em cumprir a legislação ambiental, mesmo com o elevado custo do programa que não gera retorno direto ou qualquer reaproveitamento de resíduos para a própria cadeia produtiva, sendo pago integralmente pelas empresas participantes”, afirma João Moura, presidente da Abrafiltros.

Moura explica que, após o uso, o filtro do óleo lubrificante automotivo, considerado Resíduo Perigoso Classe I, é coletado e processado por empresas homologadas para a destinação ambientalmente correta dos materiais. O metal é encaminhado e reprocessado por siderúrgicas para uso industrial, o óleo contaminado segue para empresas de rerrefino e os demais componentes são destinados ao coprocessamento em cimenteiras para geração energética e incorporação do material resultante da incineração na matriz do clínquer.

Evolução do programa - Implantado primeiramente no estado de São Paulo para atender a Resolução SMA 038/2011, o programa foi ampliado em fevereiro de 2013 para o estado do Paraná, em cumprimento ao Edital de Chamamento SEMA 01/2012. Em julho de 2015 foi estendido para o estado do Espírito Santo, atendendo ao Edital de Chamamento SEAMA  002/2014, e em dezembro do mesmo ano foi renovado em São Paulo, em conformidade à Resolução SMA 045/2015.
Neste ano, com a publicação da Resolução SEMAGRO/643 em junho no estado do Mato Grosso do Sul, que incluiu os filtros do óleo lubrificante automotivo entre os produtos para implantação de sistema de logística reversa pós-consumo, a Abrafiltros formalizou o Termo de Adesão em julho, com prazo para apresentar a proposta de implantação até julho de 2018.
A entidade também está desenvolvendo novo sistema administrativo que disponibilizará acesso direto de informações aos órgãos governamentais até dezembro, e iniciou a implantação da ISO 9001:2015 para certificar a gestão do programa Descarte Consciente Abrafiltros, ação precursora no país.
Como funciona o processo de reciclagem - A coleta e reciclagem são realizadas pela Supply Service, que atua na logística em São Paulo e Espírito Santo, e no Paraná, pela Geoquímica.
“A participação no programa e nos Termos de Compromissos Estaduais garantem o cumprimento da legislação, evitando, assim, multas e sanções. Mas o avanço da logística reversa dos filtros do óleo lubrificante automotivo dependerá da aplicação efetiva das leis e responsabilização pelos órgãos governamentais de outras empresas fabricantes, importadoras, distribuidoras e comércios, para garantir o cumprimento da responsabilidade compartilhada prevista na legislação”, conclui.
Atualmente, 15 empresas associadas participam do programa - Cummins Filtration do Brasil; Donaldson do Brasil Equipamentos Industriais Ltda.; General Motors do Brasil Ltda.; Hengst Indústria de Filtros Ltda.; Magneti Marelli Cofap Fabricadora de Peças Ltda.; Mahle Metal Leve S.A.; Mann+Hummel do Brasil Ltda./Filtros Wix; Parker Hannifin Indústria e Comércio Ltda. – Divisão Filtros; Poli Filtro Indústria e Comércio de Peças para Autos Ltda.; Rheinmetall Automotive - Motorservice Brazil; Robert Bosch Ltda.; Scania Latin America Ltda; Sofape Fabricante de Filtros Ltda./Tecfil; Sogefi Filtration do Brasil Ltda./Filtros Fram; e Wega Motors Ltda.

Para saber mais detalhes sobre o Programa Descarte Consciente Abrafiltros, basta acessar http://www.abrafiltros.org.br/descarteConsciente

Sobre a Abrafiltros:
Criada em 2006, a Abrafiltros - Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas - Automotivos e Industriais – reúne os principais fabricantes de filtros automotivos e industriais do País. A entidade nasceu da necessidade do segmento ser representado e promove ações visando o desenvolvimento e fortalecimento do setor.


Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável - Majô Gonçalves – MTB 24.475
Solange Suzigan

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010