NA SEMANA DA MOBILIDADE, METRA TRANSPORTES ANUNCIA PLANTIO DE 600 NOVAS MUDAS DE ÁRVORES NO CORREDOR VERDE

INSCREVA-SE NO MEU CANAL NO YOUTUBE
CAMINHAR E PENSAR É SÓ COMEÇAR







Mais de 10.000 árvores foram plantadas desde 2007



São Bernardo do Campo (SP) – 20 de setembro de 2017 – Em comemoração à Semana da Mobilidade 2017, a Metra Transportes, operadora do Corredor Metropolitano ABD, anuncia uma nova fase no Corredor Verde com o plantio de mais 600 novas mudas de árvores em Santo André. Criado em 2007, o Corredor Verde é um projeto de arborização e ajardinamento e tem como objetivo contribuir com a melhoria da qualidade ambiental, o bem-estar e a sustentabilidade.

Para Maria Beatriz Setti Braga, diretora da Metra Transportes, o Corredor Verde é um exemplo de mobilidade sustentável. “Na Semana da Mobilidade, queremos dar um presente à população e tornar o uso do transporte ainda mais agradável, sustentável e benéfico ao meio ambiente”, destaca

Com o plantio das 600 novas mudas, que deverá ocorrer até o final deste ano, a Metra pretende promover o adensamento do Corredor Verde no trecho de Santo André. Serão plantadas espécies nativas da Mata Atlântica e típicas da região, como o manacá, além de ipês amarelo e roxo, jequitibás, perobas-rosa, araçá, gabiroba, ingá e quaresmeiras. “Estamos aguardando baixar um pouco a temperatura para realizar o plantio, pois o calor pode prejudicar o desenvolvimento das mudas”, explica Sueldes Pimentel, responsável pela área de Meio Ambiente da Metra.  A infraestrutura para plantar, como abertura de covas e adubação, será preparada pela equipe de jardinagem da Metra.

“O plantio de árvores, além da sua importância na absorção do gás carbônico, traz enormes benefícios e vantagens para a sociedade, pois libera oxigênio, reduz a poluição sonora, humaniza a cidade, diminui a temperatura ambiente e absorve água da chuva, entre outros”, ressalta Sueldes Pimentel.

No programa de plantio, a diversidade de espécies é grande, com predominância dos manacás que são a referência na arborização do Corredor ABD. “O manacá é uma espécie que floresce e proporciona beleza ao longo do caminho. Suas folhas possuem uma superfície de contato com alto potencial para reter material particulado e poeira em geral”, explica.

Desde 2007 já foram plantadas mais de 10 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, além de muitas espécies arbustivas e gramíneas. O projeto do Corredor Verde representa uma ação ambiental e consiste em plantar árvores no trajeto do corredor de ônibus. Inicialmente, contou com a ação de voluntários interessados em participar de intervenções de plantio ao longo dos 33 km do corredor. Depois, a Metra constituiu uma equipe de jardinagem encarregada de fazer a manutenção diária do corredor que atualmente faz muita diferença na paisagem das cidades.

“O grande desafio é conseguir que os cidadãos percebam esse longo jardim como um elemento importante para o embelezamento da cidade e o seu próprio bem-estar de tal modo que os vandalismos sejam eliminados e a conservação do Corredor Verde seja um interesse comum entre cidade e cidadãos”, finaliza Sueldes.

Sobre a Metra

A Metra, uma das empresas do tradicional e pioneiro Grupo de Transportes Auto Viação ABC, opera o Corredor Metropolitano São Mateus – Jabaquara e possui uma frota modelo, com cerca de 270 veículos com tecnologias sustentáveis, como os trólebus e o elétrico puro que não emitem CO2 e os veículos elétricos híbridos com baixa emissão de CO2. A empresa foi a primeira concessionária de transporte do Governo do Estado de São Paulo e completou, em maio, 20 anos de atividades.

Para conhecer mais sobre a Metra, seus projetos e programas, curta a página da empresa no Facebook (facebook.com/metratransportes) ou visite a webpage (http://www.metra.com.br).
  
Crédito da imagem: Daniela Reis  
    







twitter facebbok   

cid:image004.jpg@01CFAFF0.7E67D6E0 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010