Parceria entre ZF e Faurecia ganha dinâmica com o "Cockpit 2025"
INSCREVA-SE NO MEU CANAL NO YOUTUBE
CAMINHAR E PENSAR É SÓ COMEÇAR
- O primeiro conceito de assento realizado em conjunto pelas empresas está pronto para o Salão de Frankfurt IAA 2017
- Outros projetos solidificam a segurança integrada para a condução automatizada e autônoma
- O roteiro da cooperação tem como meta o “Cockpit 2025”, um sistema com abordagem de conforto e segurança para o interior dos veículos
Friedrichshafen / Paris. Apenas quatro meses após assinarem um contrato de cooperação, no início de maio de 2017, a ZF e a Faurecia apresentam os primeiros resultados e as perspectivas de sua parceria. Com um conceito de assento que está sendo mostrado tanto no estande da Faurecia como no da ZF no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt IAA 2017, as duas empresas impulsionam a tendência de espaços versáteis, confortáveis e ao mesmo tempo mais seguros no interior dos carros de passeio. Um roteiro de longo prazo define as demais etapas a serem alcançadas em termos de segurança dentro do veículo do futuro. A meta da colaboração entre a ZF e a Faurecia é o “Cockpit 2025”, que visa facilitar a transição da condução assistida e automatizada para a direção autônoma nos Níveis 3 e 4 ou até mais elevados.
Quando a ZF e a Faurecia divulgaram sua parceria, em maio de 2017, os ecossistemas integrados do Vale do Silício serviram como exemplo. Os primeiros frutos dessa parceria de quatro meses evidenciam que as duas fornecedoras da indústria automobilística são rápidas e ágeis. Ao apresentar um conceito de assento do motorista, a ZF e a Faurecia demonstram no IAA, na Alemanha, como estruturar a segurança passiva na transição da condução assistida para a autônoma.
O banco permite colocar o condutor em três posições diferentes: uma para condução, uma para descanso e uma de “trabalho”, na qual o assento fica levemente virado para o centro da cabine, podendo ser inclinado até 25° para trás e girado até 10° no sentido do centro do espaço interno do carro. O assento foi totalmente remodelado, com subdivisão do encosto em duas áreas diferentes. Os pontos de fixação do cinto de segurança estão integrados no banco, com estrutura projetada para a mudança em caso de colisão. Entre uma posição e outra, o ponto de fixação variável do cinto localizado próximo ao ombro pode se adaptar automaticamente à anatomia do motorista deitado. Além disso, o pré-tensionador ativo do cinto de segurança, ACR 8, pode enviar sinais ao condutor – por meio de vibrações – para que ele, por exemplo, volte a se concentrar no trânsito. Dessa forma, o sistema do cinto de segurança pode ser inclusive integrado à interface homem-máquina do carro, o que é imprescindível para os programas de assistência ao motorista e para as funções de condução automatizadas, nas quais o condutor é informado para retomar o comando do veículo.
Adicionalmente ao airbag lateral padrão montado no lado de fora, no assento fica instalado o inovador “Advanced Far Side Airbag” desenvolvido pela ZF. Em caso de colisão, ele pode proteger a cabeça e o pescoço do motorista, sobretudo em caso de impacto no lado do passageiro. Além disso, um airbag montado atrás do encosto oferece segurança aos passageiros sentados no banco traseiro.
“Com isso, quatro meses depois de iniciarmos nossa cooperação já podemos apresentar o primeiro protótipo. O fato de ambas as empresas agruparem suas principais competências em um período tão curto de tempo é uma prova evidente de que a parceria tem perspectiva de futuro”, ressalta Torsten Gollewski, responsável pela Engenharia Avançada da ZF. “Em apenas quatro meses criamos esse inigualável e exclusivo conceito de casulo de segurança, o que mostra claramente que as duas companhias seguem a mesma cultura empresarial e as mesmas abordagens. No setor automobilístico, isso é um recorde de velocidade e mais uma prova do nosso comprometimento comum de oferecer aos nossos clientes tecnologias com valor agregado”, completa David Degrange, vice-presidente do projeto Cockpit of the Future, da Faurecia.
O interior do automóvel na era da condução autônoma
Tudo isso foi possível porque a ZF e a Faurecia encontraram rapidamente um entendimento comum do que é a segurança integrada e, além do primeiro conceito de assento realizado, estipularam outras metas de médio e longo prazo. No contexto do projeto “Cockpit 2025”, as companhias pretendem moldar a transformação do interior do veículo – da condução assistida para a automatizada. Para isso, as parceiras definiram diversos campos de ação, como funções para mais conforto e segurança que envolvem tanto o assento como os chassis do automóvel, além de elementos do painel de instrumentos, como display, volante e proteção dos ocupantes, sem contar o monitoramento do espaço interno e a interação dos sistemas na fase anterior ao impacto, ou seja, nos últimos milésimos de segundo antes de um acidente inevitável, em que a proteção dos ocupantes pode ser aumentada.
“Esses campos de ação atendem a muitos dos requisitos para implementar as atuais e futuras funções de condução, sobretudo automatizada e totalmente autônoma”, afirma Gollewski. “Como todos esses elementos são interdependentes, a abordagem conjunta da ZF e da Faurecia pode possibilitar concretizar melhores soluções para a proteção dos ocupantes no futuro do que com sistemas elaborados isoladamente”, completa.
Seguindo um roteiro definido, as parceiras continuarão colocando em prática suas abordagens e soluções nos próximos anos para que, em 2022, possam apresentar e oferecer um interior de veículo voltado ao futuro que viabiliza a condução altamente e totalmente automatizada (Níveis 3 e 4).
Contato para a imprensa:
ZF
Michel Haddad, Gerente de Marketing ZF América do Sul
Tel.: ++ 55 15 4009 3469, e-mail: michel.haddad@zf.com
Michel Haddad, Gerente de Marketing ZF América do Sul
Tel.: ++ 55 15 4009 3469, e-mail: michel.haddad@zf.com
Ricardo Zentner, Supervisor de Marketing ZF América do Sul
Tel.: ++ 55 15 4009 2172, e-mail: ricardo.zentner@zf.com
Tel.: ++ 55 15 4009 2172, e-mail: ricardo.zentner@zf.com
FaureciaEric Fohlen-Weill, Head of Corporate Communications,
tel.: +33 1 72 36 72 58, e-mail: eric.fohlen-weill@faurecia.com
tel.: +33 1 72 36 72 58, e-mail: eric.fohlen-weill@faurecia.com
Imagens relacionadas
Apenas quatro meses depois de darem início à sua parceria, a ZF e a Faurecia apresentam no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt – IAA de 2017 um inovador assento de motorista. ZF / Faurecia baixar em alta resolução |
Apenas quatro meses depois de darem início à sua parceria, a ZF e a Faurecia apresentam no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt – IAA de 2017 um inovador assento de motorista. ZF / Faurecia baixar em alta resolução |
Apenas quatro meses depois de darem início à sua parceria, a ZF e a Faurecia apresentam no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt – IAA de 2017 um inovador assento de motorista. ZF / Faurecia baixar em alta resolução |
ZF Friedrichshafen AG
A ZF é uma líder global em driveline e tecnologia de chassis, além de segurança ativa e passiva. A empresa conta com 137.000 colaboradores ao redor do mundo, instalados em 230 plantas presentes em cerca de 40 países. Em 2016, a ZF alcançou vendas de aproximadamente 35 bilhões de euros (valor estimado). A ZF investe por ano cerca de 6% de suas vendas em Pesquisa e Desenvolvimento, o que garante o sucesso contínuo do design e engenharia de suas tecnologias inovadoras. A ZF é uma das maiores fornecedoras da indústria automotiva no mundo.
A ZF possibilita aos veículos "Ver, Pensar e Agir". Com suas tecnologias, a companhia tem como meta o “Vision Zero” – conceito que busca um mundo de mobilidade sem acidentes e emissões. Com seu amplo portfólio, promove mobilidade e serviços aos segmentos de carros de passeio, veículos comerciais e tecnologias industriais.
Para mais informações sobre a imprensa e fotos, visite: www.zf.com
A ZF é uma líder global em driveline e tecnologia de chassis, além de segurança ativa e passiva. A empresa conta com 137.000 colaboradores ao redor do mundo, instalados em 230 plantas presentes em cerca de 40 países. Em 2016, a ZF alcançou vendas de aproximadamente 35 bilhões de euros (valor estimado). A ZF investe por ano cerca de 6% de suas vendas em Pesquisa e Desenvolvimento, o que garante o sucesso contínuo do design e engenharia de suas tecnologias inovadoras. A ZF é uma das maiores fornecedoras da indústria automotiva no mundo.
A ZF possibilita aos veículos "Ver, Pensar e Agir". Com suas tecnologias, a companhia tem como meta o “Vision Zero” – conceito que busca um mundo de mobilidade sem acidentes e emissões. Com seu amplo portfólio, promove mobilidade e serviços aos segmentos de carros de passeio, veículos comerciais e tecnologias industriais.
Para mais informações sobre a imprensa e fotos, visite: www.zf.com
Sobre a Faurecia
Fundada em 1997, hoje a Faurecia está entre as maiores fornecedoras internacionais da indústria automobilística. Contando com 330 unidades, incluindo 30 centros de pesquisa e desenvolvimento, e 100.000 colaboradores em 34 países, a Faurecia é líder no mercado global em suas três áreas de negócios: assentos, sistemas interiores e mobilidade limpa. Em sua estratégia de tecnologia, a Faurecia tem seu foco em soluções para conceitos inteligentes de interiores e mobilidade sustentável. Em 2016, a empresa obteve vendas de 18,7 bilhões de euros. A Faurecia é cotada na bolsa de valores NYSE Euronext Paris e listada no mercado de balcão dos Estados Unidos. Mais informações podem ser encontradas no site: www.faurecia.de
Fundada em 1997, hoje a Faurecia está entre as maiores fornecedoras internacionais da indústria automobilística. Contando com 330 unidades, incluindo 30 centros de pesquisa e desenvolvimento, e 100.000 colaboradores em 34 países, a Faurecia é líder no mercado global em suas três áreas de negócios: assentos, sistemas interiores e mobilidade limpa. Em sua estratégia de tecnologia, a Faurecia tem seu foco em soluções para conceitos inteligentes de interiores e mobilidade sustentável. Em 2016, a empresa obteve vendas de 18,7 bilhões de euros. A Faurecia é cotada na bolsa de valores NYSE Euronext Paris e listada no mercado de balcão dos Estados Unidos. Mais informações podem ser encontradas no site: www.faurecia.de
ZF Friedrichshafen AG
Global Corporate &
Marketing Communications
88038 Friedrichshafen
Deutschland • Germany
press.zf.com
Global Corporate &
Marketing Communications
88038 Friedrichshafen
Deutschland • Germany
press.zf.com
Press contact: MM Editorial - www.mmeditorial.com.br Marta de Souza - Fábio Rogério |
Comentários