Um ano de forças unidas da ZF com a ZF TRW: competências ampliadas e sucesso econômico
|
|
Há
pouco mais de um ano, no dia 15 de maio de 2015, a ZF Friedrichshafen
AG finalizou a incorporação da TRW Automotive. A partir desse dia, o
Grupo ZF ampliou ainda mais suas competências atrativas, sua presença no
mercado e seu potencial econômico. O lema da integração (“The Power of
2”) se revelou uma excelente orientação: além de se complementarem, as
aplicabilidades dos produtos de ambas empresas alavancam suas
potencialidades em diversos campos.
A
empresa de tecnologia também dá uma demonstração de seu poder de
inovação apresentando diversos novos conceitos. O Veículo Urbano
Avançado para carros de passeio e o ZF Innovation Truck 2016 para
veículos comerciais são abordagens com foco na segurança, eficiência e
condução autônoma. Além disso, com esses projetos a ZF comprova as
vantagens oferecidas pela interação entre as tecnologias de sensores,
eletrônica e atuadores, que podem ser resumidas com os termos “ver –
julgar – agir”, expressando perfeitamente o novo portfólio ampliado de
competências do Grupo ZF.
No
início de 2016, a divulgação do primeiro balanço depois da integração
da TRW deixou evidente que o Grupo ZF estava adquirindo novas dimensões,
com volume de vendas na marca dos 29,2 bilhões de euros em 2015. A ZF
TRW favoreceu expressivamente esse crescimento como Divisão de
Tecnologia de Segurança Ativa e Passiva, que, desde sua incorporação,
alcançou vendas correspondentes a 8,9 bilhões de euros, valor incluso
pela primeira vez nas demonstrações financeiras do Grupo ZF. O
fortalecimento da presença de mercado também resultou em um maior
equilíbrio na distribuição das vendas regionais: na América do Norte,
sua cota subiu de 20% para 28%, ao passo que na Europa diminuiu de 56%
para 47%. Na região Ásia-Pacífico, a proporção das vendas da ZF chegou a
22% (no ano anterior, foi de 20%). A participação da América do Sul,
impactada pelo novo dimensionamento do mercado automotivo brasileiro,
diminuiu para aproximadamente 3%.
Além
disso, no ano passado, a ZF diminuiu seu endividamento em 1,4 bilhão de
euros – uma redução bem maior que o esperado, o que fez com que a
Standard & Poor’s recentemente valorizasse a marca com uma nota de
crédito mais alta. A agência de avaliação de risco atribuiu ao Grupo ZF a
classificação BB+, com previsões estáveis: com a redução de suas
dívidas, a companhia melhorou expressivamente seu próprio perfil de
risco financeiro.
Integração mostra resultados com novos conceitos para automóveis e veículos comerciais
Em
setembro de 2015, no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt
(IAA), Alemanha, a ZF já mostrou os primeiros frutos da integração
perfeita: o Veículo Urbano Avançado – o conceito de um carro subcompacto
com acionamento puramente elétrico evidencia o potencial da integração
inteligente dos vários sistemas do chassis, do driveline e de
assistência ao motorista. Também responsável pelos avanços tecnológicos,
a ZF TRW complementou as competências das divisões da ZF. O sucesso foi
repetido em fevereiro de 2016 na Suécia com a apresentação do protótipo
de um modelo de série, que revelou o valor agregado da combinação do
sistema de direção do eixo traseiro AKC (do inglês Active Kinematics Control) da ZF com o sistema de direção elétrica Dual Pinion EPS (do inglês Electrically Powered Steering) no eixo dianteiro da ZF TRW.
Passado
um ano da fusão, a interação das competências também conquista o
segmento de veículos comerciais com o ZF Innovation Truck 2016. Nesse
conceito, a empresa implementou uma série de funcionalidades que
revolucionarão o futuro da logística, do transporte de mercadorias e da
segurança no trânsito. Funções de manobras autônomas, sistema
semiautomatizado Highway Driving Assist de direção assistida em
rodovias e um programa de assistência de frenagem e manobra de desvio
são exemplos de soluções que integram as novidades apresentadas. Para
viabilizar essas inovações, os engenheiros da ZF juntaram os sensores,
sistemas eletrônicos e tecnologia de direção da ZF TRW ao driveline e
tecnologia de chassis da Divisão de Tecnologia para Veículos Comerciais
da ZF, compondo um conjunto inteligente. Tudo isso torna a operação dos
veículos comerciais mais segura, eficiente e – principalmente para os
motoristas e colaboradores das transportadoras – bem mais confortável e
simples.
Diferencial: “ver – julgar – agir”
“Com
a integração da TRW, a ZF cobre todos os aspectos essenciais da
condução autônoma, fazendo com que os veículos possam ver, julgar e
agir”, é como o CEO da ZF, Dr. Stefan Sommer, descreve o grande
diferencial da empresa de tecnologia. Hoje a companhia já fornece
sistemas de sensores, controles inteligentes e atuadores mecatrônicos,
sendo que estes últimos são decisivos, já que identificar riscos e
refletir sobre como evitá-los pouco ajuda se não forem tomadas ações
concretas, assumidas por sistemas mecatrônicos de frenagem e direção,
bem como por elementos ativos do chassis, ambos inclusos na linha de
produtos da ZF.
No
futuro próximo da condução automatizada, o foco estará adicionalmente
na condição da atenção do motorista. A ZF também domina esse aspecto
fundamental do monitoramento do condutor. Recentemente, a marca
conquistou todo o segmento com conceitos inovadores que abrangem as
interfaces homem-máquina. Isso mostra que a companhia está perfeitamente
posicionada para desempenhar um papel importante na maior penetração de
mercado esperada da condução automatizada em todos os segmentos
automotivos: do automóvel, passando pelo veículo comercial, até máquinas
agrícolas e de construção.
São Paulo, 12 de julho de 2016.Clique no link abaixo para download dos vídeos sobre o Innovation Truck 2016 http://www.zf.com/corporate/en
Grupo ZF – A
ZF é líder mundial em sistemas de transmissão e tecnologia de chassis,
além de tecnologia de segurança ativa e passiva. Após a aquisição da TRW
Automotive em 15 de maio de 2015, a ZF passou a operar aproximadamente
230 unidades em cerca de 40 países. A previsão é que o Grupo, que conta
com aproximadamente 138.000 colaboradores, tenha atingido em 2015 um
faturamento entre 29 e 30 bilhões de euros (estimativa). A ZF é um dos
três maiores fornecedores mundiais da indústria automobilística.
|
Comentários