Honda apresenta a linha 2017 da CB 650F e CBR 650F
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Naked
e Sport, ambas fabricadas no Brasil, recebem grafismos exclusivos para o
país, aprimoramentos no controle de emissões e três anos de garantia
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A Honda lança no país a linha 2017 da street fighter naked
CB 650F e da sport CBR 650F. As modernas e dinâmicas motocicletas,
produzidas na fábrica da Moto Honda da Amazônia, em Manaus (AM),
receberam atualizações em seus grafismos, com combinações tricolores
que são exclusivas para o país e que remetem a escuderia de competições
da Honda, o Team HRC.
As
combinações de cores – vermelha, branca e azul, com rodas douradas e a
vermelha e preta, com rodas pretos - foram inspiradas nas motocicletas
de competição e também são tons que trazem semelhança com as cores
adotadas em motos esportivas de maior cilindrada da marca. Todo o
desenvolvimento dos novos grafismos foi realizado no Brasil pelo time de
designers da Honda.
Outra
novidade na linha 2017 foi o aprimoramento do sistema de controle de
emissões de poluentes, deixando tanto a CB 650F como a CBR 650F
em conformidade com todas as normas da segunda fase do Programa
de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares (PROMOT
4). As alterações contemplam a adição de um sistema de cânister, com
filtro de carvão ativo para emissões evaporativas do tanque de
combustível e aprimoramentos no sistema de catalisador.
Com
as alterações, as emissões de poluente, já baixas, tiveram uma redução
significativa, em gramas emitidas por quilômetro rodado: 42,7% no
monóxido de carbono, 36,5% em hidrocarbonetos e 4,2% de óxido de
nitrogênio. A quantidade de monóxido de carbono emitida em marcha lenta
caiu pela metade.
As
motocicletas trazem ainda um novo prazo de garantia, de três anos sem
limite de quilometragem, com três anos de Honda Assistance, que
contempla resgate e assistência ao motociclista em todo o Brasil,
Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Venezuela.
Rápidas e equilibradas
Tanto
a CB650F quanto a CBR650F simbolizam, desde seu lançamento, uma
verdadeira evolução na categoria. São motocicletas desenvolvidas para
atender aos consumidores mais jovens, que não abrem mão de
desempenho e design moderno e que buscam preços mais acessíveis. Com
foco na esportividade e facilidade de pilotagem, todo o conjunto tem
tecnologia mecânica e ciclística mais simples e compacta, adequadas para
o uso diário em grandes cidades ou estradas.
Desempenho e conforto
O motor, compartilhado entre os modelos, possui quatro cilindros em linha, com sistema DOHC (Double Over Head Camshaft),
duplo comando de válvulas no cabeçote, 649 cm³ de capacidade,
arrefecido a líquido. A potência máxima é de 87 cv a 11.000 rpm com
torque de 6,4 kgf.m a 8.000 rpm. O câmbio é de seis velocidades,
com a transmissão final feita por corrente.
Econômico
e compacto, o conjunto oferece força e torque em qualquer rotação, com
respostas suaves para o piloto, especialmente até os 4.000 rpm,
característica que facilita deslocamentos com tráfego intenso ou em
baixas velocidades. Sua concepção também contempla um ótimo desempenho
em rotações acima dos 6.000 rpm, permitindo uma pilotagem eficiente em
vias mais rápidas.
A taxa de compressão do motor é de 11.4:1, com diâmetro e curso dos pistões em 67 x 46mm. Fabricados com a tecnologia Computer Aided Engineering
(CAE), trabalham agora de forma a minimizar o atrito graças à
assimetria de suas saias, que reduz o contato com o interior do cilindro
e garante uma melhor transferência de calor.
Concebida
sob o mesmo conceito, a câmara de combustão também recebeu tratamento
especial, com componentes revestidos em vanádio (tipo especial de aço
inoxidável, formado pela combinação de diferentes ligas)para melhorar a
performance. Pequenas fissuras para respiração na parede interna do
cárter durante o movimento dos cilindros auxiliam na melhora do
desempenho, reduzindo perda de força no bombeamento em rotações mais
altas.
O
motor traz ainda o sistema de indução que regula o fluxo de
ar do motor. Sua função é melhorar o torque em acelerações
mais bruscas. A injeção eletrônica PGMF-I (Programmed Fuel Injection) de última geração, possui quatro sensores no corpo da borboleta, responsáveis por uma leitura mais precisa.
Semelhanças e diferenças
Na parte ciclística, o chassi de ambos é em aço e do tipo Diamond,
com ótima rigidez, que fixa o motor em um posicionamento levemente
adiantado, como forma de distribuir melhor o peso e proporcionar um
equilíbrio dinâmico mais eficiente.
Nos
dois modelos, a balança traseira é do tipo monochoque em alumínio
fundido. Seu desenho inovador apresenta uma forma curvilínea sobre o
silenciador, à direita, sem utilização de solda. Totalmente ajustável e
com curso de 43,5mm, permite sete estágios de configuração na pré-carga
da mola. As rodas traseiras, nos dois modelos, são de 17 polegadas e
equipadas com pneus 180/55-ZR17M/C. O sistema de freio possui disco com
diâmetro de 240mm e cáliper simples.
Na
dianteira, a suspensão de ambas apresenta garfo telescópico
convencional de 41mm, com curso de 120mm. As rodas são de 17 polegadas e
pneus 120/70-ZR17M/C. O freio tem dois discos duplos de 320mm, com
cáliper duplo. Todas são equipadas com sistema ABS (Anti-lock Brake System), que garante segurança e grande eficiência em situações adversas de pilotagem.
Conforto e comodidade
Os
painéis dos dois modelos compartilham a mesma instrumentação, com
indicação de velocímetro, tacômetro e relógio digitais, medidor gráfico
de combustível, hodômetros parcial e total, além de avisos luminosos
sobre o funcionamento elétrico dos componentes. Em ambas, o tanque de
combustível é amplo e tem capacidade de 17,3 litros, que garante
excelente autonomia.
O grupo óptico segue protegido por semicarenagens, com para-brisa
incorporado à CBR 650F. Os faróis estão equipados com lâmpadas de 55w.
Os
bancos possuem dois níveis, revestidos em espuma macia, que garantem
conforto, melhor postura e facilidade na pilotagem. A rabeta curta segue
uma padronização, com design moderno e arrojado. Outro item presente
nas duas motocicletas é o sistema H.I.S.S. (Honda Ignition Security System),
que dificulta a possibilidade de furto ou roubo. Com essa tecnologia,
somente a chave original pode acionar o motor por meio da leitura de um
chip eletrônico.
As duas motos estarão disponíveis em versões únicas ABS, com as variantes de cores– vermelho e preto. Os preços públicos são: CB 650F R$ 37.000,00 e CBR 650F R$ 38.800,00 base
estado de São Paulo, sem despesas com frete e seguro. Os modelos têm
garantia de três anos + Honda Assistance, sem limite de quilometragem.
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Há 45 anos investindo no Brasil - Presente no País desde 1971, quando começou a importar, e em seguida a produzir motocicletas em Manaus (AM), a Moto Honda da Amazônia Ltda. é atualmente a maior fabricante de motos do Brasil, com mais de 20 milhões de unidades produzidas. Desde 2001, a empresa produz, também em Manaus, modelos de motores estacionários, além de comercializar geradores, motobombas, roçadeiras, cortadores de grama e motores de popa importados de outras unidades da marca no mundo. Um ano depois iniciou a fabricação de quadriciclos na unidade. Em 1992, com a criação da Honda Automóveis do Brasil Ltda., a empresa entrou no competitivo mercado automobilístico brasileiro por meio de importações e, a partir de 1997, com a produção nacional de automóveis no município de Sumaré (SP). Em 2013, anunciou sua segunda planta de automóveis, em Itirapina, interior de São Paulo, com inauguração prevista para o primeiro semestre de 2016. Em uma iniciativa inédita no segmento automotivo no País, a empresa iniciou, no mesmo ano, a construção do seu primeiro parque eólico na cidade de Xangri-Lá, no Rio Grande do Sul, inaugurado em novembro de 2014. Para administrar as operações do parque, que supre toda a demanda de energia elétrica da fábrica de Sumaré, foi criada a Honda Energy do Brasil. No País, também faz parte do grupo a Honda Serviços Financeiros, que reúne o Consórcio Nacional Honda, a corretora Seguros Honda, a Leasing Honda e o Banco Honda. Presentes na rede autorizada de todo o Brasil, o serviços oferecidos facilitam o acesso dos clientes aos produtos da marca. Em 2015 a Honda Aircraft Company, subsidiária da Honda Motor Co.,anunciou a expansão das vendas do HondaJet, o jato executivo mais avançado do mundo, para a América do Sul, sendo o Brasil o representante regional. |
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