Fatores que podem comprometer a vida útil de amortecedores
Trafegar
por ruas esburacadas, em valetas em alta velocidade e não respeitar o
limite de carga do veículo pode interferir na durabilidade dos
componentes da suspensão
Parte
da suspensão do veículo, os amortecedores, assim como outras peças
automotivas, podem durar mais ou menos dependendo da maneira que o
condutor dirige. “A durabilidade dos amortecedores pode variar não só de
acordo com a marca e o modelo do automóvel, mas, especialmente, devido à
forma de utilização do veículo”, afirma Jair Silva, gerente de
qualidade e serviços da Nakata, fabricante de autopeças para o mercado
de reposição automotiva com uma linha completa de componentes para
suspensão, transmissão, freios e motor.
Veículos
que circulam, por exemplo, no asfalto, tende a ter menor desgaste do
que automóveis que trafegam em estradas de terra ou vias esburacadas.
Silva também explica que passar em lombadas ou valetas na diagonal
também pode encurtar a vida útil dos amortecedores. “Movimentos
torcionais do carro podem comprometer os componentes da suspensão,
ocasionando, muitas vezes, empenamentos, folgas, rangidos e até
quebras”, ressalta. Para a boa preservação do veículo, é adequado passar
a lombada em baixa velocidade, com as duas rodas dianteiras tocando
simultaneamente o obstáculo.
Além
das variáveis de terrenos, outros fatores podem influenciar a vida útil
dos amortecedores, entre eles, não respeitar o limite de carga, falta
de alinhamento e balanceamento de rodas, rebaixar a suspensão e se
esquecer de fazer a manutenção preventiva.
Silva
faz um alerta para que os motoristas fiquem atentos aos sinais que
mostram que pode haver algo danificado no conjunto de suspensão,
composto, entre outras, por amortecedores, pivôs,
bandejas, molas, coxim e coifa, como tendência de aquaplanagem em vias
alagadas do veículo deslizar para o lado de fora de curvas, balanço
excessivo em freadas e arrancadas, barulhos provenientes da suspensão,
pneus desgastados e vazamentos de fluidos.
A recomendação é, após os 40.000 km rodados, fazer revisão a cada 10.000 km em uma oficina especializada e de confiança.
Sobre a Nakata:
A
Nakata, fabricante de autopeças para o mercado de reposição automotiva
com uma linha completa de componentes para suspensão, transmissão,
freios e motor, faz parte da Affinia Automotiva presente no Brasil desde
2004, com quatro unidades de negócios, incluindo fábrica, sede
administrativa e dois centros de distribuição. Além da Nakata, a
Affinia, que tem operações totalmente voltadas ao mercado da reposição
automotiva, com amplo portfólio de produtos, também comercializa as
marcas Spicer e Wix.
A
empresa dispõe de central de atendimento, catálogos eletrônicos, entre
outros serviços. Participa do Programa Carro 100% / Caminhão 100%,
iniciativa inédita no País que visa conscientizar o motorista sobre a
importância da manutenção preventiva do veículo. Mais informações no
site: www.affinia1.com.br.
Fonte:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável - Majô Gonçalves
Solange Suzigan
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