SHELL LANÇA ETANOL DE ALTA TECNOLOGIA

Emilio Gouvêa - Diretor de Operações e Vendas da Shell.São Paulo - Foto © Marcos Issa/Argosfoto
Desenvolvido para motores flex, novo combustível é exclusividade brasileira

São Paulo, 30 de abril de 2010 — Chega ao mercado nacional a primeira versão aditivada do etanol de cana-de-açúcar desenvolvida para motores flex. Trata-se do Shell V-Power Etanol, desenvolvido pelos laboratórios da Shell na Europa. Testes realizados com carros flex brasileiros no Instituto Mauá de Tecnologia, em São Paulo, apontaram capacidade de limpeza de 46% frente ao etanol comum.

O novo combustível oferece a proprietários de carros e motos um pacote de aditivos, como o Friction Modification Technology (FMT), que confere uma maior proteção das partes internas do motor que entram em contato com o combustível, além da capacidade extra de limpeza do sistema de alimentação de combustível, como bomba, injetores e válvulas. O Shell V-Power Etanol foi também desenvolvido para contribuir na melhoria da resposta do motor.

De acordo com dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, cerca de 90% dos veículos leves vendidos hoje são bicombustível. “O Brasil adaptou os motores para o etanol, e nosso trabalho foi criar um combustível diferenciado exclusivamente voltado para os carros flex produzidos aqui. Todas as nossas pesquisas mostram que o consumidor busca um produto aditivado para proteger melhor seu veículo. É essa inovação que estamos entregando com o Shell V-Power Etanol”, conclui o diretor de Operações e Vendas da Shell, João Alberto Abreu.

Até o fim de maio, 50 postos da Grande São Paulo começarão a receber o novo etanol e a distribuição vai se expandir para outros estados até o fim de 2010. Ao mesmo tempo em que chega às bombas, o novo etanol vai abastecer oficialmente os carros do Racing Festival. Esta nova categoria automobilística, apadrinhada por Felipe Massa, estreia no calendário nacional neste ano e pretende se estabelecer como uma ponte entre o kart e as categorias mais famosas do automobilismo.

A Shell utiliza as pistas ao redor do mundo para o desenvolvimento de produtos de ponta. A gasolina Shell V-Power, por exemplo, tem sua tecnologia compartilhada com a equipe Ferrari da Fórmula 1. Desenvolvido a partir do etanol brasileiro de cana-de-açúcar, o Shell V-Power Etanol aplica, de acordo com a realidade nacional, as inovações aprendidas com a experiência ao lado da equipe italiana, como o FMT.

Ao todo, a Shell investiu aproximadamente R$ 20,5 milhões no desenvolvimento e lançamento do produto. Para realizar os testes, levou três modelos flex brasileiros para a Europa. No total, foram percorridos 225,2 mil quilômetros e gastos quase 20 mil litros do etanol.

“Ao aumentar a proteção do motor contra depósitos acumulados pela queima do combustível, o novo etanol propicia uma mistura mais homogênea entre ar e combustível, refletindo numa queima mais completa e em um melhor aproveitamento da energia gerada pela combustão”, explica o engenheiro de Combustíveis da Shell Gilberto Pose.

Onde encontrar?
Até o fim de maio, 50 postos da Grande São Paulo começarão a receber o novo etanol e a previsão é que outros postos dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia também passem a vender o produto a partir de agosto, totalizando 500 estabelecimentos. “A escolha dessas praças se justifica pela grande participação delas na venda de etanol da Shell. Os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, somados, respondem por mais de 70% do comércio deste biocombustível pela empresa no Brasil”, explica o diretor de Marketing da Shell, Patricio Chababo.

Fonte:

Assessoria de Imprensa Shell Brasil  

Cajá – Agência de Comunicação


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