CITROËN METRÓPOLIS: UM CARRO-CONCEITO À ALTURA DA CHINA






A CITROËN revela as linhas de seu METRÓPOLIS, carro-conceito inspirado e criado em homenagem ao desenvolvimento extraordinário da China. Ele será exposto no pavilhão francês da Exposição Universal de Xangai, de 1° de maio a 31 de outubro de 2010.
Limusine com design arrojado e linhas harmoniosas, o CITROËN METRÓPOLIS faz referência à grandeza, à vanguarda e ao dinamismo de todas as grandes megalópoles, assegurando um poder de atração incontestável. Para atender da melhor forma possível às expectativas deste mercado em plena expansão, este concept-car foi completamente concebido pela equipe de design internacional CITROËN instalada desde 2008 em Xangai.
Verdadeira criação artística, o CITROËN METRÓPOLIS projeta os códigos do luxo e da sedução no universo Créative Technologie da Marca, e é a resposta perfeita ao tema do pavilhão francês: «uma cidade sensual». A história da CITROËN é, de fato, marcada por veículos "top" de linha, tendo contribuído, diversas vezes, para a evolução do gênero nestes últimos 90 anos. Desta forma, os visitantes da Exposição Universal poderão descobrir e apreciar uma « obra automobilística » feita de exigência criativa e de engenhosidade tecnológica, tal como comprova a suspensão Hydractive e a cadeia de tração híbrida Plug-in do modelo.
A Exposição Universal de Xangai é uma oportunidade para a marca afirmar seu caráter internacional e mostrar, depois de 20 anos de presença na China, a importância que ela dá às exigências e às expectativas deste mercado. A China, hoje primeiro mercado automobilístico mundial, passou a ser o segundo mercado para a CITROËN. A marca realizou, em 2009, um ano recorde de entregas com um crescimento superior a 57%.
METRÓPOLIS: o ponto máximo do luxo
Além do perfil três volumes (sedan), fundamental na China neste segmento, o CITROËN METRÓPOLIS exprime a visão de um luxo criativo e sofisticado por meio de uma estatura imponente (5,30m x 2m x 1,40m): reflexo da ambição e da escala do país dentro do qual este conceito se inscreve.
O estilo externo, ao mesmo tempo espetacular e musculoso, se veste com uma pintura fluida de uma cor sutil, "Pearl Silk", cuja intensidade muda em função da luminosidade, destacando formas arredondadas generosas e detalhes cuidadosamente trabalhados.
À imagem de um "vestal Chinês", tal como XIAN NU, a linguagem do METRÓPOLIS une superfícies lisas e linhas estendidas, mas também, curvas sensuais com elementos especiais, tais como o pára-lama dianteiro que assume de maneira forte, uma silhueta poderosa e única.
Prolongando-se para trás, o friso cromado acomodado na parte alta dos vidros laterais permite alongar o espaço interno, preservando, por outro lado, a intimidade dos passageiros traseiros. O vidro traseiro "terminando em ponta" evita qualquer sensação de peso, beneficiando-se de um efeito flutuante, e esconde uma fonte luminosa: uma piscada de olhos no passado, com o CITROËN DS.
A face dianteira, com um design muito elaborado, exprime claramente a potência disponível por meio de uma grade frontal do tipo "pipa". Os faróis afilados que se encontram de cada lado dela mostram determinação e visão acentuada, dando ao conjunto uma autoridade natural indiscutível.
A parte traseira deste conceito consegue conciliar largura e estabilidade, mantendo, porém, uma forma estreita e aerodinâmica. O pára-brisa traseiro côncavo, combinado ao perfil do porta-malas, incorpora um aerofólio ativo, reforçando a linguagem fluida do conceito. As luzes "bumerangue laminadas", em forma de élitros sobrepostos, trazem o toque original que marca definitivamente a visão traseira do METRÓPOLIS.
O design interno inspira-se nos leques e instrumentos musicais de cordas chineses ("GU ZHENG"). Eles são, na China, os sinais do homem cultivado, letrado e refinado. O conjunto apresenta-se em estratos sobrepostos acolhedores, formando um estojo onde o luxo se exprime de maneira nova, "orientalizada"... O espaço interno do METRÓPOLIS retoma, desta forma, os códigos de um luxo no qual a riqueza de expressão é fundamental.
Em resumo: grandeza, harmonia, estabilidade, requinte associados à criatividade, tecnologia, porte distinto e qualidade; alguns dos atributos que definem este novo concept-car. Eles refletem bem o cruzamento das sensibilidades chinesa e francesa. O CITROËN METRÓPOLIS é a imagem da ambição da China em movimento.

METRÓPOLIS: tecnologias de vanguarda
O CITROËN METRÓPOLIS respeita o equilíbrio entre responsabilidade urbana e prazer ao dirigir graças à sua cadeia de tração híbrida plug-in. E, para tirar plenamente proveito destas prestações dinâmicas, ele possui uma suspensão Hydractive de última geração. Esta, verdadeira marca da CITROËN, atende a uma expectativa de conforto universal, e isso ainda mais particularmente na China. Ela permite uma condução com altura constante do veículo para uma melhor aerodinâmica e, conseqüentemente, uma redução das emissões de CO2.
A cadeia de tração híbrida plug-in permite que o METRÓPOLIS se mova de diversas maneiras:
> somente em modo elétrico: na partida, em baixa velocidade e em desaceleração. Graças a um motor elétrico de 55 CV (40 kW) em contínuo e de 95 CV (70 kW) no máximo;
> somente em modo térmico: em velocidade estável na estrada ou auto-estrada quando o motor atinge seu rendimento otimizado. Graças ao motor a gasolina V6 2,0l de cilindrada, esta motorização oferece uma potência de 272 CV (200 kW) e um torque de 375 Nm em contínuo;
> com as duas motorizações combinadas:
• para um aumento de potência (função « overboost »), para alcançar uma potência máxima de 460 CV (345 kW) e um torque de 430 Nm;
• em modo quatro rodas motrizes, em condições de aderência não ideais.
Esta cadeia de tração alia prazer ao dirigir, alto desempenho e redução das emissões de CO2. Ela permite dividir por cinco as emissões de CO2 (70 g/km, ou seja, um consumo de 2,6 l/100km), se comparado a uma cadeia de tração clássica com performances similares (motor V8 de 4,0 l de cilindrada).

Este resultado é obtido graças:
> à otimização da motorização a gasolina;
> a uma caixa de câmbio mecânica pilotada de sete marchas com dupla embreagem;
> à hibridação do veículo;
> a estratégias de funcionamento da cadeia híbrida, otimizando a cada instante as emissões de CO2.

FONTE: CITROËN DO BRASIL - DIRETORIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS E IMPRENSA

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