"LAB" completa 40 anos de contribuição e pesquisas à segurança veicular

Crash-test com o modelo Renault 4, em 1970, para avaliação dos cintos de segurança

O Laboratório de acidentologia, de biomecânica e de estudos do comportamento humano (LAB), completou 40 anos de estudos e de inovações ao serviço da segurança, no Comitê de Construtores Francesas de Automóveis (CCFA). O LAB foi criado em 1969, sobre a forma de um Grupo de Interesse Econômico (GIE), e é resultado de uma parceria entre o Grupo Renault e a PSA Peugeot Citroën.

A missão do Laboratório é fazer progredir a segurança no trânsito baseando os seus esforços em três pilares: proteção dos ocupantes do automóvel, conhecer a “genética” dos acidentes para evitá-los e compreender o comportamento do motorista.

Desde a sua criação, o LAB contribuiu para o progresso dos estudos e das análises dos acidentes, assim como das ferramentas e métodos relacionados.

Nos anos 90, o Laboratório dedicou-se a um intenso programa de estudos detalhados dos acidentes, com a meta de compreender melhor as suas causas e conseqüências. Ele se constituiu um banco de dados científico e técnico único no mundo, a partir das observações e do recolhimento de informações nos mesmos locais dos acidentes: ele reúne as informações sobre 15.000 veículos, 27.000 acidentes e 70.000 lesões.

O LAB também participou do desenvolvimento dos “dummies” (manequins que simulam o corpo humano nas simulações de acidentes), visando aproximá-los, o mais fielmente possível, das características humanas. Com isso, os “dummies” representam o “corpo humano” com extrema precisão.

Os trabalhos do LAB guiaram a concepção e o desenvolvimento de várias inovações que marcaram a história da segurança veicular. Entre esses itens encontramos os limitares de esforço dos cintos de segurança, o sistema “Isofix” – essencial à segurança das crianças.

Os estudos desenvolvidos pelo LAB também permitiram demonstrar a eficácia de vários equipamentos de segurança, tais como: Sistema de Assistência em Frenagens de Urgência (AFU) e do Sistema de Controle de Trajetória.

Em 40 anos de atividades, o Laboratório adquiriu o “know how” e o reconhecimento cientifico e técnico mundiais, que lhe resultaram na conquista de oito prêmios internacionais. Os estudos realizados pelo LAB foram objetos de 642 publicações cientificas e os profissionais do LAB participaram de 29 projetos de pesquisas francesas e européias.

Preparação para a realização de crash-test do Renault Scénic

Acidentologia e Biomecânica: duas ciências complementares
A acidentologia estuda as causas e as conseqüências dos acidentes, em colaboração com os hospitais e a polícia. Ela se apóia nos estudos detalhados de acidentes reais, que são reconstruídos para compreensão dos fatores que os provocaram.

Além disso, a acidentologia estuda o binômio “automóvel e motorista” dentro de sua amplitude, isso inclui o comportamento humano e a psicologia do condutor, assim como a ergonomia no interior do habitáculo. Resumindo, a vocação da acidentologia é prevenir.

Paralelamente, a biomecânica analisa os limites do corpo humano aos choques. Ela visa proteger os ocupantes nos casos em que acidente torna-se inevitável. A biomecânica procura compreender os mecanismos de lesões, analisar o comportamento da estrutura do veículo e verificar a eficácia dos sistemas de proteção, tudo isso com o objetivo de sempre melhorá-los.

Fonte: Renault - Departamento de Relação com a Imprensa

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