Aperte o cinto, o motorista sumiu!


Sobram caminhões e faltam motoristas no segmento de transportes e logística

Segundo a última pesquisa do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (fevereiro 2010), mais de 1 milhão de brasileiros estão desempregados. Se de um lado falta emprego, de outro faltam profissionais qualificados. É o caso do setor de transportes e logística. A área de logística prevê crescer este ano até 30% em relação a 2009, segundo a Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística).

Na Ramos Transportes, uma das maiores transportadoras do País, existem hoje cerca de 20 vagas para motoristas só na cidade de São Paulo. “Há três anos conseguíamos contratar estes profissionais em apenas uma semana”, lembra Eleonor Machado, gerente de Gestão de Pessoas Brasil da transportadora, acrescentando que “hoje em dia esta mesma contratação dura até três meses”. Segundo Eleonor, o fato tem acontecido em razão do aquecimento do mercado, novos investimentos e, consequentemente, redução da mão de obra.

Ela conta que a seleção dos caminhoneiros está cada vez mais difícil. É preciso ter primeiro grau completo, habilitação na categoria D, dois anos de experiência, conhecimento de condução econômica, direção defensiva, bom relacionamento com o cliente, noções de informática e de GPS e MOPP - Movimentação Operacional de Produtos Perigosos. A grande dificuldade está na formação dos profissionais, já que esta mão de obra não se torna qualificada de uma hora para outra, sem contar que ter a vivência na estrada é totalmente necessária.

Diante do problema, a transportadora desenvolveu o “Programa Ramos na Estrada”, onde principal objetivo é capacitar, estimular e desenvolver habilidades dos motoristas em questões voltadas à saúde, segurança, família e qualidade de vida.

Sobre a Ramos Transportes

Com 68 unidades instaladas em todo o território nacional, a Ramos Transportes é a empresa que mais aposta no potencial das regiões Norte/Nordeste. Devido ao padrão de qualidade adotado em todas as unidades no Brasil, a transportadora foi a primeira empresa brasileira a alcançar o Nível Ouro da Transqualit - norma de referência em qualidade das empresas de transporte. Além disso, a Ramos é também certificada pelas normas ISO 9001:2000 e possui a certificação Transqualit para transporte de Produtos Farmacêuticos.

Serviço:

Ramos Transportes

www.ramos.srv.br

Font:e

Contato Comunicação & Marketing

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010