Cerca de 60% dos caminhões da Volvo são usados no agronegócio

Cerca de 60% das vendas de caminhões pesados e semipesados da Volvo no país estão sendo direcionadas ao agronegócio, um dos pilares da economia brasileira. Fabricante de caminhões sediado em Curitiba, no Paraná, onde funciona sua base sul-americana, a Volvo do Brasil tem um forte vínculo com o agronegócio brasileiro.

Os caminhões pesados FH podem ser usados no transporte de grãos (carretas de três eixos, bitrens e rodotrens) e outros produtos agrícolas. Os também pesados FM são bastante utilizados em aplicações rodoviárias e fora de estrada para transportar cana-de-açúcar e madeira, por exemplo. Já a linha VM, que compreende veículos pesados e semipesados, é muito procurada para transporte de hortifrutigranjeiros, cana-de-açúcar e derivados, combustíveis e óleos vegetais, insumos agrícolas, entre uma série de outros itens.

“O agronegócio é um dos principais vetores do desenvolvimento econômico brasileiro. Nosso objetivo é dar mais competitividade ao setor, fornecendo os veículos mais adequados, tanto em produtividade e robustez, como em baixo consumo de combustível e disponibilidade do caminhão”, afirma Reinaldo Serafim, gerente de caminhões da Volvo do Brasil.

A Volvo é um dos fabricantes líderes no mercado de caminhões pesados e semipesados do Brasil, com 16% de participação de mercado. No ano passado, o FH 440cv foi o caminhão pesado mais vendido do Brasil, e também amealhou o Prêmio Lótus 2009, uma das mais tradicionais premiações do setor, que há 17 anos escolhe os veículos comerciais preferidos pelo transportador brasileiro.
“Nosso compromisso é não só oferecer o melhor caminhão para o agronegócio, mas garantir uma solução de transporte adequada para cada tipo de aplicação, seja para grãos, cana, hortifrutigranjeiros ou insumos”, afirma Serafim. 



Volvo Financial Services Brasil tem
produtos voltados para o agronegócio

 
A Volvo Financial Services, empresa do Grupo Volvo especializada em soluções financeiras para os clientes da marca, disponibiliza durante a Agrishow 2010 a mais completa oferta de financiamentos, seguros e consórcio para facilitar a aquisição dos produtos da marca – caminhões e equipamentos de construção – voltados para o agronegócio. “São produtos e serviços desenvolvidos para atender as necessidades de cada cliente, seja qual for o seu segmento de atuação”, afirma Adriano Merigli, Presidente da Volvo Financial Services Brasil.

Um dos produtos feito sob medida pela Volvo Financial Services para atender as necessidades de cada cliente é o financiamento sazonal, pelo qual o cliente pode ajustar o pagamento das parcelas de acordo com o seu fluxo de caixa, intercalando parcelas maiores e menores ao longo do ano. “No financiamento sazonal os clientes de caminhões ou equipamentos de construção encontram a solução para cada ramo de atuação”, reforça Adriano Merigli.

Para os clientes que visitam a Agrishow 2010, o financiamento sazonal é um produto extremamente útil, seja para empresas de transporte de grãos ou para o produtor agrícola que utiliza caminhões ou equipamentos de construção na sua cadeia de produção. “A sazonalidade é inerente a vários setores, seja por questões climáticas ou de mercado”, explica Merigli.

Além do financiamento sazonal, a Volvo Financial Services vai disponibilizar durante a feira outros produtos e serviços financeiros. Destaque para o Finame PSI e para o Pró-Caminhoneiro, produtos que apresentam taxas de 7% ao ano e 4,5% ao ano, respectivamente. Ainda na linha de financiamentos, o banco da marca oferta também as modalidades de CDC e Leasing. “Em qualquer das alternativas temos prazo e condições para atender cada cliente de forma diferenciada”, ressalta o executivo. 

Não é por acaso que a Volvo Financial Services tem, atualmente, uma participação significativa no financiamento dos produtos da marca. Mais de 50% dos caminhões e equipamentos de construção são financiados pelo Banco Volvo. “Temos uma participação importante no mercado porque somos uma empresa especializada em transporte e nos setores voltados para equipamentos de construção”, declara Merigli.

“Nosso conhecimento sobre os negócios de atuação dos clientes da marca é muito grande. Um exemplo disso é o Seguro Inteligente Volvo, que desenvolvemos para atender caminhões e equipamentos de construção com o melhor custo/benefício do mercado”, afirma.
Os Seguros Volvo são, atualmente, uma importante forma de preservar o patrimônio dos clientes. “Além dos melhores custos, apresenta as melhores coberturas, seja para caminhões ou equipamentos de construção”.

O Consórcio Volvo, com mais de 30 mil clientes, é uma alternativa para os clientes interessados em formar uma poupança para aquisição, ampliação ou renovação dos seus caminhões ou equipamentos de construção. Além de um prazo que pode chegar a 100 meses, clientes do Consórcio Volvo podem pagar parcelas menores antes da contemplação, com a certeza de retorno dos seus investimentos.

Durante a feira, os produtos da Volvo Financial Services  - Financiamentos, Seguros e Consórcios -, podem ser adquiridos no estande da marca. Mas também são oferecidos em toda a rede de concessionárias e distribuidores espalhada pelo país. “Temos uma equipe de profissionais preparada para orientar cada cliente para oferecer a melhor solução para cada cliente”, completa Adriano Merigli.

Produtividade faz agronegócio utilizar mais
as máquinas da Volvo Construction Equipment


O agronegócio vem tendo uma participação crescente nos negócios da Volvo Construction Equipment Latin America, fabricante de equipamentos de construção sediado em Curitiba, no Paraná, e com fábrica em Pederneiras, interior de São Paulo.  As máquinas são utilizadas em várias atividades agrícolas e da agroindústria.

“O Brasil é uma superpotência do agronegócio. Um dos maiores exportadores mundiais de produtos como soja, açúcar e frango, por exemplo, é um dos poucos grandes produtores com espaço ainda para crescer no setor”, diz Yoshio Kawakami, presidente da Volvo Construction Equipment Latin America. O País tem atualmente cerca de 70 milhões de hectares cultivados e outros 170 milhões de hectares dedicados à pecuária.

Alguns equipamentos da Volvo vem tendo sua utilização pelo agronegócio aumentada nos últimos anos, justamente naquelas atividades cujo uso é intensivo, como a cana-de-açúcar, como na movimentação de bagaço de cana. Pás-carregadeiras e motoniveladoras, por exemplo, são bastante usadas na preparação de solos e trabalhos de curvas de nível. As retroescavadeiras e as escavadeiras são muito úteis na abertura de canais de irrigação nas culturas de arroz. Outros equipamentos de menor porte, como as miniescavadeiras e as minicarregadeiras, também estão tendo uso crescente por conta de seu porte pequeno e grande versatilidade em tarefas de silagem, movimentação de materiais, entre outras ocupações.

Expansão da linha

A Volvo CE LA vem gradativamente aumentando sua oferta de produtos no continente. Em 1998, a linha de máquinas era formada pelas carregadeiras da série “L”, pelos caminhões articulados A25C e A35C, pelas motoniveladoras 710, 720, 730 e 740, e pelas escavadeiras. Em 2000, a empresa já avançava no mercado, lançando as carregadeiras L50D e L70D, duas novas motoniveladoras e três modelos de escavadeiras. Naquele ano que a fábrica de Pederneiras começa a produzir motoniveladoras.

“Nosso objetivo é continuamente expandir a oferta de máquinas para o mercado latino-americano e também aumentar a nacionalização dos equipamentos importados”, diz o presidente. Nos últimos quatro anos a Volvo CE introduziu no Brasil e nos demais países do continente 16 modelos de compactadores, quatro miniescavadeiras, dois pipelayers e cinco minicarregadeiras. Atualmente, perto de 40% da receita da companhia vem da venda de equipamentos compactos.
Em 2009, a empresa iniciou a produção no Brasil dos equipamentos Road Machinery. Road Machinery são equipamentos para fazer nivelamento, compactação e pavimentação. A unidade fabril brasileira já está produzindo, desde o ano passado, dois modelos de compactadores de solo (SD105F e SD105DX), voltados principalmente para trabalhos em construção de rodovias, vias urbanas e barragens.
Também no ano passado a Volvo lançou um outro inovador equipamento de construção: a linha de pipelayers, máquinas de última geração que fazem o assentamento de tubos e outros materiais usando um guincho. Introduziu ainda no mercado brasileiro duas novas linhas de produtos – as retroescavadeiras BL60 e BL70 e a miniescavadeira EC55B Pro. Este ano, a Volvo está lançando mais três modelos de miniescavadeiras (EC27C, EC35C e ECR88).
Em 2007, a empresa havia lançado as novas linhas “F” de pás-carregadeiras e “E” de caminhões articulados, e promoveu o primeiro lançamento de um produto compacto, as minicarregadeiras (MC60B, MC70B, MC80B, MC90B e MC110B). Produzidas no Brasil, as minicarregadeiras Volvo são voltadas principalmente para os segmentos de agricultura, construção civil e mineração, entre outras atividades.


Fonte: 
Newton Chagas - Volvo Construction Equipment Latin America
Assessoria de Imprensa – Comunicação Corporativa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

Ranger Tropivan é o utilitário de médio porte da Tropical Cabines