ZF VAI EQUIPAR ÔNIBUS SCANIA MOVIDOS A ETANOL COM TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA ECOMAT


Veículos serão utilizados em São Paulo pela Viação Metropolitana

Sorocaba (SP), 17 de janeiro de 2011 - Os 50 novos ônibus da Scania movidos a etanol que vão rodar na cidade de São Paulo a partir de maio deste ano serão equipados com transmissões automáticas ZF Ecomat. A fabricante vai fornecer dois modelos, de quatro e cinco marchas, e é a única com produção deste componente no Brasil, localizada na cidade de Sorocaba.


O fornecimento dos veículos faz parte de convênio firmado entre a montadora, Prefeitura de São Paulo, Única, Cosan e operadora do sistema Metropolitana, assinado no final de novembro passado e que tem por objetivo reduzir a emissão de gases poluentes no transporte coletivo público e garantir melhor qualidade de vida à população. De acordo com os participantes do projeto, o etanol é, no momento, a solução mais viável no Brasil dentre os combustíveis renováveis por oferecer melhor relação entre custo e eficiência em níveis de emissões e ter disponibilidade imediata para utilização nos ônibus.

Os novos veículos utilizam chassi Scania K 270 4x2, possuem motor de 9 litros com 270 cavalos de potência e serão abastecidos com etanol com a adição de 5% de aditivo promotor da ignição. Esse combustível renovável é capaz de reduzir a emissão de CO2 em até 90%. A alta tecnologia dos modelos já atende às exigências da legislação brasileira de emissão de gases poluentes e da Euro V, que só entrará em vigor no País em 2012, além da EEV (Enhanced Environmentally Friendly Vehicles), norma obrigatória na União Europeia.

"Para a ZF é muito importante participar desta iniciativa pioneira e sustentável. A nossa presença neste projeto demonstra a liderança e a vanguarda tecnológica que a empresa possui, no Brasil e no exterior, e o foco no desenvolvimento de soluções que promovam a preservação ambiental e o bem-estar dos usuários”, destaca Thomas Schmidt, diretor operacional da ZF Sistemas de Transmissão.

A ZF é um dos líderes mundiais no fornecimento de sistemas de transmissão e tecnologia de chassis para o setor automotivo. Com mais de 59 mil colaboradores e 125 operações em 26 países, registrou vendas de 9,3 bilhões de euros em 2009. Na América do Sul, o grupo faturou R$ 1,4 bilhão em 2009, conta com cerca de 4.600 colaboradores e possui unidades em Sorocaba (SP), São Bernardo do Campo (SP), Araraquara (SP), Belo Horizonte (MG) e San Francisco (Argentina). Fabrica transmissões para veículos comerciais, sistemas de direção, sistemas de embreagens, amortecedores e componentes de chassis para veículos comerciais e de passeio, além de eixos e transmissões para máquinas agrícolas e reversores marítimos.
 
Secco Consultoria de Comunicação - http://www.secco.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010