FORD APRESENTA O ConceITO vertrek, utilitário esportivo compacto, elegante e fluIdo


·        O conceito Vertrek é a proposta da Ford de um utilitário capaz de atrair consumidores de todo o mundo. Ele mostra a direção da marca no desenvolvimento de futuros utilitários globais.

·        O conceito traz design elegante, excepcional espaço para carga e motor 1.6 EcoBoostT equipado com a tecnologia Ford Auto-Start-Stop, que proporciona a maior economia de combustível da categoria - principais razões de compra para clientes do mundo todo.

·        O Vertrek é construído sobre uma nova plataforma global do segmento C que servirá de base para mais de 2 milhões de veículos até 2012.

DETROIT, 10 de janeiro de 2011 - A Ford apresentou hoje no Salão Internacional de Detroit 2011 a sua proposta de utilitário esportivo compacto para o futuro: o conceito Vertrek. Com linhas esportivas, alegres e elegantes, o veículo antecipa o desejo da marca de criar uma nova geração global de utilitários esportivos compactos, capaz de liderar a indústria em design e economia de combustível.

     O conceito Vertrek é baseado na nova plataforma global do segmento C da Ford, que inclui a nova linha Focus lançada no início de 2011 na América do Norte e na Europa, além dos recentes veículos multiuso C-MAX e Grand C-MAX. Ele representa a visão da marca do que um futuro utilitário esportivo deve oferecer em termos de design e inovação de engenharia para atrair e satisfazer os clientes ao redor do mundo.

     "O conceito Vertrek é uma solução sem concessões que, na nossa percepção, os clientes de utilitários esportivos vão aprovar em todo o mundo", disse Derrick Kuzak, vice-presidente de Desenvolvimento de Produto Global da Ford. "Ele é uma revolução em relação ao que normalmente se vê nesse segmento na América do Norte e uma evolução de estilo comparado com produtos de outras regiões do mundo. Seu novo design é mais suave e eficiente na economia de combustível e proporciona a capacidade que os clientes de todo o mundo desejam, tanto para os passageiros como para a bagagem."

      O conceito Vertrek combina o melhor do design Kinetic da Ford europeia com o estilo, qualidade de direção, excelente espaço para carga, capacidade de tração para reboque e off-road apreciados na América do Norte, criando um veículo que atenderá as necessidades da próxima geração de consumidores de utilitários compactos ao redor do mundo.

     A aparência elegante do conceito da Ford incorpora uma aerodinâmica aperfeiçoada, que contribui para as metas de economia de combustível e redução de emissões de CO2, complementando as soluções de alta tecnologia previstas na motorização.

     Dados preliminares da Ford mostram que um veículo de produção baseado no conceito Vertrek seria pelo menos 5% mais eficiente na aerodinâmica comparado aos utilitários esportivos atuais da marca na América do Norte e na Europa, como o Escape e o Kuga.

Solução global para as necessidades globais
     A plataforma global do segmento C da Ford permite a criação de veículos eficientes para atender os gostos dos consumidores ao redor do mundo.

      "As exigências dos consumidores estão convergindo globalmente para um utilitário esportivo que ofereça estilo, prazer de dirigir e, ao mesmo tempo, o conteúdo, o desempenho, a tecnologia envolvente e a economia de combustível que eles esperam", disse Jim Farley, vice-presidente de Marketing, Vendas e Serviço Global. "O conceito Ford Vertrek nos permitirá ouvir diretamente desses consumidores as escolhas que eles estão preparados a fazer, na medida em que desenvolvemos um futuro modelo de produção para trazer à vida todos esses atributos."

     Pelo menos dez novos modelos serão construídos sobre a nova plataforma global do segmento C que substituirá as três plataformas produzidas regionalmente. Em 2012, a nova plataforma será responsável pela venda de mais de 2 milhões de unidades, proporcionando à Ford uma economia de escala sem precedentes e uma oportunidade de oferecer aos clientes de todo o mundo uma série de novas tecnologias e características de produto geralmente só encontradas nos veículos premium.

     O segmento de utilitários esportivos compactos é um dos maiores da América do Norte. Está entre os cinco primeiros em volume e também é um dos mais competitivos e de crescimento mais rápido - mais do que dobrou a sua fatia de mercado em comparação com 2000. Ele também figura entre os quatro segmentos de maior compra cruzada, ou seja, que atrai consumidores de outras categorias. A Ford foi a pioneira nessa classe de veículo, com o popular Escape.

     O crescimento dos veículos crossover na Europa, assim como o segmento de utilitários esportivos compactos na América do Norte, tem sido surpreendente - de mais de 200% desde 2000. Desde o seu lançamento em 2008, o Ford Kuga se mantém entre os três mais vendidos desse segmento, no qual todos os principais fabricantes competem. Cerca de 70% dos clientes do Kuga optam pelo catálogo topo de linha.

      No mundo, o segmento de utilitários esportivos compactos tem apresentado crescimento desde 2009, liderado pela China e pela América do Norte. Em 2011, o mercado na China deve crescer 60% em comparação com 2009.

     "Esse segmento é diversificado em todo o mundo", disse Farley. "Na América do Norte, eles são considerados carros pequenos, enquanto na Europa e outros mercados são classificados como médios. Não importa como se queira classificá-lo, o segmento é extremamente importante e apenas os fabricantes que demonstrarem liderança em design, tecnologia com foco no cliente, desempenho e economia de combustível serão bem sucedidos."

Design Kinetic levado a um novo nível
     O design esportivo e elegante do conceito Vertrek baseia-se na filosofia Kinetic da Ford mundial. Essa linguagem de design marcante e em constante evolução está na raiz da criação de carros que parecem estar em movimento mesmo quando parados, comunicando ao mesmo tempo a experiência envolvente de direção que os carros Ford oferecem.

     O seu ponto de partida está na criação de uma postura atlética para o veículo, quase como um corredor na marca de partida, preparado e pronto para explodir para a largada. Outros elementos importantes incluem as linhas dinâmicas e superfície tensa, novamente transmitindo musculosidade e postura atlética.

     O conceito Vertrek se baseia nesses fundamentos de design Kinetic, que ressaltam a sua capacidade de rodagem em estrada e fora de estrada.

     "O conceito Vertrek é inspirado nas aspirações e expectativas contemporâneas dos clientes dos esportivos utilitários compactos", disse J. Mays, vice-presidente de Design e diretor de Criação. "Ele une design elegante, acabamento de classe mundial e excelente desempenho, apresentando uma nova visão que, acreditamos, vai repercutir no mundo."

Soluções de motorização a gasolina e diesel de alta tecnologia
     O conceito Ford Vertrek mostra como uma futura geração de utilitários esportivos compactos, com consumo mais eficiente de combustível, pode se tornar realidade, ampliando a aplicação das avançadas famílias de motores EcoBoostT e turbodiesel common-rail de injeção direta (TDCi), junto com a introdução da tecnologia Ford Auto-Start-Stop.

      O EcoBoost é fundamental para a estratégia da Ford de oferecer maior desempenho e economia de combustível, com uma tecnologia avançada capaz de extrair alta potência de motorizações de menor cilindrada. Os motores EcoBoost da Ford proporcionam ganhos de até 20% na economia de combustível e redução de até 15% nas emissões de CO2 em comparação com motores convencionais, maiores e menos eficientes.

      Além do uso de turbo com injeção direta, os engenheiros da Ford aprimoraram os recursos do EcoBoost com tecnologia avançada, acrescentando comando de válvulas variável e controle preciso sobre todos os aspectos do motor. A Ford detém pelo menos 125 patentes geradas com o desenvolvimento da tecnologia EcoBoost.

     O conceito Vertrek é equipado com o motor Ford EcoBoost de 1.6 litros e quatro cilindros, de alta eficiência, que dá ao veículo a potência de um motor maior, com economia de combustível significativamente melhor e redução na emissão de CO2.

     Em 2013, 80% das linhas de veículos da Ford no mundo e 90% das famílias da marca disponíveis na América do Norte contarão com uma opção de motor EcoBoost.

Motores diesel avançados
      Fora da América do Norte, a Ford também oferece uma ampla gama de motores Duratorq® TDCi, potentes e eficientes, que poderiam ser aplicados em um futuro modelo de produção baseado no conceito Vertrek. Dispor de uma tecnologia avançada de motores diesel é vital no mercado europeu, onde 96% dos Kuga vendidos são equipados com essa motorização.

     O elogiado motor Ford Duratorq TDCi de 2.0 litros foi atualizado recentemente para oferecer uma eficiência ainda maior em desempenho, economia de combustível e refinamento.

     Ele ganhou um sistema de combustão mais eficiente, que permite maior potência final, melhor dirigibilidade, maior capacidade de resposta e mais força em baixas rotações. E proporciona também menor consumo de combustível e redução nas emissões de CO2. Dependendo da aplicação, suas emissões são reduzidas em até 7% em comparação com o modelo anterior do Duratorq TDCi de 2.0 litros.

     A transmissão de seis marchas é outra novidade que contribui para a economia de combustível, junto com o motor. Até 2013, todos os veículos Ford na América do Norte terão câmbio de seis marchas, como parte do compromisso da marca ser líder em economia de combustível em todos os segmentos de veículos.

Desligamento automático do motor economiza combustível
     Outro item importante para a economia de combustível é o sistema Auto-Start-Stop da Ford. O sistema desliga automaticamente o motor quando o veículo está em marcha lenta - ao parar no semáforo, por exemplo - e religa rapidamente o motor quando o motorista quer sair.

     O sistema Auto-Start-Stop pode reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO2 em até 5% em condições de rodagem combinada. Na cidade e no tráfego pesado, com paradas frequentes, a economia de combustível pode aumentar para cerca de 10%.

     O novo e avançado sistema Auto-Start-Stop da Ford foi desenvolvido com foco no conforto do cliente. Ele proporciona um desempenho eficiente de partida e parada, com funcionamento suave, silencioso, sem interrupções e também não exige mudanças no comportamento do motorista. Quando o motor é desligado, a unidade de controle eletrônico imediatamente prepara os sistemas do motor para uma partida imediata. Um sistema integrado de sensores detecta quando o motorista realiza uma ação que sinaliza a sua intenção, como, por exemplo, pisar no acelerador ou no pedal da embreagem.

     Assim que o motorista se prepara para arrancar, o motor parte de forma silenciosa e quase instantaneamente - leva cerca de 0,3 segundo para ser acionado. O processo é quase imperceptível e acontece antes que o engate da marcha seja concluído. Para suportar o aumento do número de partidas do motor, o sistema de arranque é reforçado com um motor elétrico de alto desempenho e um mecanismo robusto de acoplamento, tipo pinhão, com níveis reduzidos de ruído.

Carga Regenerativa da Bateria - Criatividade
     O veículo traz também uma tecnologia avançada de bateria para garantir que o sistema elétrico funcione em sintonia com os frequentes ciclos de carga e descarga, comuns na operação Start-Stop. Outros avanços garantem que a bateria seja mantida carregada da forma mais eficiente.

     Um sistema inteligente de carga regenerativa aumenta a potência gerada pelo alternador quando o veículo freia ou desacelera. Desse modo, converte a energia cinética do veículo em energia elétrica, sem a utilização adicional de combustível.

     A corrente elétrica "livre" é utilizada na recarga da bateria para que possa ser utilizada mais tarde pelos sistemas elétricos, quando o motor está desligado, durante a parada, ou quando o gerador está operando em modo menos eficiente.

     A bateria dispõe de um avançado sistema de gerenciamento que monitora continuamente o seu estado e se comunica com o Ford Auto-Start-Stop, para que a carga regenerativa alimente a bateria da melhor forma possível. O sistema Auto-Start-Stop sabe quanto de carga da bateria está disponível e, assim, pode deixar o motor funcionando se a bateria não estiver com nível suficiente de carga.

Fonte: Imprensa Ford

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010