MVC APRESENTA EM SIMPÓSIO INTERNACIONAL NA FRANÇA INÉDITA TECNOLOGIA RTM-S PARA FABRICAÇÃO DE COMPÓSITOS


Será a primeira vez que uma empresa brasileira apresenta processo patenteado e desenvolvido 100% no Brasil na fabricação de peças plásticas
    
São José dos Pinhais (PR), 19 de janeiro de 2011 - A MVC, empresa nacional líder no desenvolvimento de produtos e soluções em plásticos de engenharia e pertencente à Artecola e à Marcopolo, participará do 7º Simpósio Internacional RTM & Infusão 2011 (PPE - Pôle de Plasturgie de l'Est). Pela primeira vez na história do evento, um fabricante brasileiro foi convidado para apresentar uma tecnologia inédita para o mercado mundial. Gilmar Lima, diretor-geral da MVC, fará palestra sobre o novo processo para a fabricação de peças em compósitos, o RTM-S (Resin Transfer Molding – Surface).

Um dos principais eventos mundiais sobre materiais compósitos, o 7º Simpósio International RTM & Infusão 2011 acontecerá nos próximos dias 9 e 10 de fevereiro, em Saint-Avold, na França. Realizado a cada dois anos, o evento desempenha um papel importante de inovação tecnológica para as empresas e as pessoas envolvidas no desenvolvimento do setor de compósitos no mundo todo.

Segundo Gilmar Lima, o novo processo, patenteado pela empresa, reúne as propriedades dos termoplásticos, como acabamento superficial de alta qualidade, e as dos termofixos, como maior resistência mecânica, durabilidade e menor custo de fabricação. “Além de todas as vantagens em acabamento e qualidade, com a utilização do RTM-S é possível reduzir o custo de produção da peça entre 15% e 20%."

O RTM-S consiste na moldagem do componente termofixo pelo processo RTM Light, tecnologia também desenvolvida pela MVC, sobre uma peça ou película termoplástica, previamente moldada pelo sistema Vacuum Forming. O resultado é um produto que alia maior resistência mecânica e superior acabamento superficial. Este novo processo permite a fabricação de peças coloridas com acabamento final de alto desempenho e durabilidade, dispensando a pintura final.

“O RTM-S permite redução do ciclo da tecnologia RTM, com vantagem significativa nos custos e no impacto ambiental, eliminação ou diminuição do processo de preparação de pintura, da aplicação do Gel Coat, ampliação da vida útil dos moldes e maior facilidade para a reciclagem desses componentes”, explica Gilmar Lima.

"Por duas vezes as tecnologias apresentadas pela a MVC foram premiadas no Simpósio International RTM & Infusão. Na primeira vez, o processo RTM automatizado desenvolvido para a produção de componentes para a Volvo conquistou o Prêmio de Melhor do Mundo. Depois foi o Sistema Wall System que recebeu o Prêmio de Melhor Sistema Construtivo Modular em Compósitos. Esperamos novamente nos destacar no evento”, comenta o executivo.

Sobre o PPE

O PPE (Pôle de Plasturgie de l'Est) foi criado em 1990 para ser um centro de sustentação ao serviço dos industrialistas de Plasturgie. Especializou-se rapidamente no campo dos compósitos. O PPE é agora um centro internacional de transferência tecnológica especializado na execução dos compostos reforçados com fibras longas, termofixos e termoplásticos.

O PPE é formado por uma equipe de profissionais especializados no campo do projeto, desenvolvimento, industrialização, análises e treinamento, para a utilização de termofixos e termoplásticos, soldadura e conjunto. Seu laboratório de análise de materiais, com oficina de produção e centro de cálculo, dispõe de informações de seus estudos para todas as empresas do setor de compósitos da França e do exterior, principalmente nos segmentos de construção civil, transporte, aeroespacial, construção naval, energia eólica e lazer.



Secco Consultoria de Comunicação - www.secco.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010