Fiat traz a Belo Horizonte seleção especial da 29ª Bienal de São Paulo

Democratizando o acesso à arte contemporânea, outras 11 cidades brasileiras também receberão obras da mostra paulista ao longo de 2011

No ano em que completa 35 anos de presença em Minas Gerais, a Fiat investe na democratização da cultura e da arte, trazendo para Belo Horizonte a 29ª Bienal de São Paulo - Obras Selecionadas. Serão cerca de 190 obras de 35 artistas, escolhidas entre os 850 trabalhos que compuseram a 29ª Bienal de São Paulo, realizada no ano passado. Começando pelo Estado que abriga a sede da Fiat no Brasil, a mostra itinerante patrocinada pela empresa percorrerá outras 11 cidades brasileiras, difundindo pelo país a essência da coleção apresentada na 29ª Bienal.

O projeto se soma às demais iniciativas da Fiat em prol da difusão cultural em Minas Gerais, entre as quais se destacam a realização do concurso e mostra Jovens Designers, o ciclo de palestras com escritores Sempre um Papo, apoio à programação da Rede Minas e promoção de visitas de alunos da rede pública de ensino ao centro de arte contemporânea do Instituto Inhotim, em Brumadinho, ações que continuam a ser realizadas em 2011. Outras novidades também estão previstas para este ano, como o projeto Teatro em Movimento e o 1º Festival de Choro de Minas Gerais.

Em Belo Horizonte, a 29ª Bienal de São Paulo - Obras Selecionadas acontece de 18 de janeiro a 20 de março, no Palácio das Artes e no Centro de Arte Contemporânea e Fotografia. As obras foram selecionadas pelos curadores Moacir dos Anjos e Agnaldo Farias.

O projeto patrocinado pela Fiat é uma realização da Fundação Clóvis Salgado e Fundação Bienal de São Paulo e tem o objetivo de democratizar o acesso à cultura, valorizando e contextualizando a arte contemporânea. “Com a iniciativa, Minas Gerais e outros Estados terão a oportunidade de receber uma mostra de nível internacional, com entrada franca, ampliando o alcance da arte para além do eixo Rio-São Paulo”, observa C. Belini, presidente da Fiat.

Em todas as cidades por onde irá passar, a 29ª Bienal de São Paulo – Obras Selecionadas refletirá os conceitos artísticos expostos no Pavilhão da Bienal no Parque Ibirapuera. A relação entre arte e política, mote central da 29ª Bienal, também será o fio condutor das mostras itinerantes. “Um determinado grupo de artistas e obras, pela importância que cumprem para o conceito geral da exposição, será mantido em cada cidade, mas haverá modificações específicas devido à peculiaridade dos espaços expositivos”, explica Agnaldo Farias.

Em Minas, o recorte da 29ª Bienal revela-se como um dos mais significativos e valoriza o expressivo número de artistas mineiros presentes na mostra original. É o caso de Cinthia Marcelle, Sara Ramo e Matheus Rocha Pitta. Ao lado deles estarão também obras de Jean-Luc Godard, Cildo Meireles, Carlos Garaicoa, Gil Vicente, Hélio Oiticica, Lygia Pape, Flávio de Carvalho e outros.

Uma mostra de cinema também integra a programação da 29ª Bienal de São Paulo - Obras Selecionadas. O Cine Humberto Mauro vai exibir, de 18 de janeiro a 10 de fevereiro, produções variadas como documentários, ficção e filmes nacionais e internacionais. Ao todo, serão exibidas cerca de 30 obras divididas em 10 programas diferentes e que agrupam os filmes de acordo com a sua temática comum. Assinam as produções nomes como Eduardo Feller, Agnès Varda, Paul Chan e o brasileiro Glauber Rocha. A entrada é franca e os ingressos devem ser retirados na bilheteria do cinema 30 minutos antes de cada sessão.

A 29ª Bienal de São Paulo – Obras Selecionadas também será levada a Salvador, Rio de Janeiro, Recife, Curitiba, Porto Alegre, Araraquara, Campinas, São Carlos, Piracicaba, Santos e Ribeirão Preto. Em todos os espaços expositivos, o projeto contará com uma atração inédita: uma visita virtual à exposição original, em formato de vídeo 360 graus. A iniciativa também contempla o treinamento de educadores para trabalhar nas visitas orientadas às exposições.

29ª Bienal de São Paulo – Obras Selecionadas (Belo Horizonte)18 de Janeiro a 20 de Março, 2011

Locais: Palácio das Artes (av. Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte)
Centro de Arte Contemporânea e Fotografia (av. Afonso Pena, 737, Centro, Belo Horizonte)
Horário: terça a sábado: 9h30 às 21h / domingo: 16h às 21h
Informações: www.fcs.mg.gov.br
Entrada franca

Lista de artistas da 29ª Bienal de São Paulo – Obras Selecionadas (Belo Horizonte)

1. ADRIAN PIPER
2. ALESSANDRA SANGUINETTI
3. ANTONIO DIAS
4. APICHATPONG WEERASETHAKUL
5. ARTUR BARRIO
6. CARLOS GARAICOA
7. CILDO MEIRELES
8. CINTHIA MARCELLE
9. CLARICE LISPECTOR
10. EFRAIN ALMEIDA
11. FLÁVIO DE CARVALHO
12. GIL VICENTE
13. GUSTAV METZGER
14. HÉLIO OITICICA
15. JEAN-LUC GODARD
16. JIMMIE DURHAM
17. JOACHIM KOESTER
18. JONATHAS DE ANDRADE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010