AUDI AG no caminho da eletromobilidade
· Mais de 65 milhões de euros investidos na criação de novo centro para teste de acionamento elétrico
· Audi e-tron movido à energia elétrica
· Estações de carregamento elétrico garantem a utilização de eletricidade verde
São Paulo/Ingolstadt, 05 de janeiro de 2010 - A AUDI AG iniciou um novo projeto para tornar realidade a utilização de energia limpa na indústria automotiva. Trata-se do novo centro de pesquisa e estudos sobre o acionamento elétrico, em construção na principal fábrica da marca, na cidade de Ingolstadt, na Alemanha. Para tornar o projeto possível, cerca de 840 funcionários trabalham no desenvolvimento do novo espaço que será inaugurado neste ano.
“Com o novo centro de testes para sistemas de acionamento elétrico, chegamos a um marco importante no caminho para a mobilidade elétrica", disse Michael Dick, vice-presidente mundial de desenvolvimento técnico da AUDI AG. "Para criar o projeto, envolvemos todos os funcionários da área para gerar soluções e agilidade nos processos de desenvolvimento da nova fábrica”, completou o executivo.
Para a construção da nova área, que começou há dois anos, a Audi deverá consumir cerca de 65 milhões de euros. A nova planta terá 14 mil metros quadrados e abrigará todos os equipamentos de testes para tornar possível o acionamento elétrico eficiente. A princípio, o funcionamento da fábrica contará com testes individuais de componentes e, em seguida, deverá simular a interação de sistemas de transmissão e bateria eletrônica. Por fim, os veículos serão testados de forma integral, em ensaios em câmaras de simulação de altitude e congelamento.
Neste ano, a Audi deverá apresentar o primeiro carro testado no novo pólo de pesquisas, o Audi Q5 híbrido. Até o fim de 2012, a marca lançará também a versão elétrica do Audi R8 Spyder, além de sete modelos com tecnologia verde. O objetivo da companhia alemã é vender 1,5 milhões de unidades com funcionamento por meio de energia limpa.
Energia Solar para os modelos e-tron
Além do Centro de Pesquisa e Estudos sobre o Acionamento Elétrico, a AUDI AG investe sistematicamente na produção de energia limpa para abastecer tanto as unidades de produção, bem como os veículos verdes produzidos pela empresa.
O último investimento feito pela companhia foi a instalação de mais 7.500 metros quadrados de placas para captação de energia solar na fábrica de Ingolstadt (ALE). A energia captada, suficiente para atender cerca 180 famílias por um ano, será utilizada no edifício onde é produzido o Audi A3. Ao todo a Audi já instalou cerca de 12 mil metros quadrados de placas para captação de energia solar em suas unidades fabris.
Além da utilização da energia limpa na produção automotiva, o material captado servirá para abastecer os veículos verdes produzidos pela marca dos quatro anéis. Para isso, a Audi criou estações de carregamento elétrico em alguns pontos das fábricas de Ingolstadt e Neckarsulm com o objetivo de suprir a demanda dos veículos e-trons, que utilizam energia elétrica para o funcionamento.
Mais informações, acesse www.audi.com.br
Informações:
Comunicação corporativa
Leila Marisa Knob
Gerente de Relações Públicas
Comunicação Produto Audi Brasil
Charles Marzanasco
Supervisor de Imprensa
In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação
Bruno Ribeiro
Marcela PaesLia Mara Sacon Em 2009, o Grupo AUDI vendeu cerca de 950.000 veículos. A Empresa registrou receitas de €29,8 bilhões e lucro operacional de €1,6 bilhões. A Audi produz veículos em Ingolstadt e Neckarsulm (Alemanha), Györ (Hungria), Changchun (China) e Bruxelas (Bélgica). A cidade de Aurangabad, na Índia, iniciou a produção CKD do Audi A6 no final de 2007 e do Audi A4 no início de 2008. Hoje, a Empresa está presente em mais de 100 mercados do mundo inteiro. As subsidiárias integrais da AUDI AG incluem a AUDI HUNGARIA MOTOR Kft., a Automobili Lamborghini Holding S.p.A. em Sant’Agata Bolognese (Itália) e a quattro GmbH in Neckarsulm. Hoje, a Audi tem cerca de 58.000 funcionários no mundo inteiro, 45.500 na Alemanha. Entre 2010 e 2012, o Grupo Audi pretende investir cerca de €5,5 bilhões para sustentar a liderança tecnológica da empresa personificada pelo seu lema “Vorsprung durch Technik”. Até 2015, a Audi pretende aumentar muito o número de modelos em seu portfólio para 42.
A Audi tem uma longa história de assumir a sua responsabilidade social em vários níveis – garantindo um futuro para as gerações que virão que vale a pena viver. Assim, a base para o sucesso duradouro da Audi é a proteção do meio ambiente, a conservação de recursos, a competitividade internacional e uma política avançada de recursos humanos. Um exemplo do compromisso ambiental da AUDI AG é a recém-criada Fundação Ambiental da Audi.
Bruno Ribeiro
In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação
Comentários