FORD APRESENTA o C-MAX ENERGI E C-MAX HYBRID DENTRO DA NOVA LINHA DE VEÍCULOS ELÉTRICOS


·        A Ford anunciou o lançamento do C-MAX Energi, seu primeiro híbrido elétrico "plug-in", e do C-MAX Hybrid, versão totalmente híbrida, na América do Norte em 2012 e na Europa em 2013.

·        As duas versões do veículo ampliam a aplicação da nova plataforma global do segmento C da Ford, usando a elogiada arquitetura híbrida "powersplit", uma nova geração de recursos de interatividade e baterias avançadas de íons de lítio, menores e mais leves.

·        O C-MAX Hybrid foi desenvolvido para oferecer economia de combustível ainda maior que o Ford Fusion Hybrid, o sedã de menor consumo da América do Norte.

·        O Energi C-MAX terá uma autonomia de 800 km usando bateria e combustível, maior do que qualquer outro veículo elétrico "plug-in". Ele também atende o padrão de emissões parcialmente zero (AT-PZEV) e proporciona uma economia de combustível superior ao Chevrolet Volt.

DETROIT, 10 de janeiro de 2011 - A Ford revelou hoje dois veículos híbridos da próxima geração - incluindo o seu primeiro híbrido elétrico "plug-in" (para ser recarregado na tomada) - no Salão Internacional de Detroit de 2011, dentro da estratégia de oferecer mais opções, versatilidade e estilo para os consumidores de veículos familiares.

     O Ford C-MAX Energi híbrido "plug-in" e o C-MAX Hybrid baseiam-se no novo Ford C-MAX, veículo multiuso de cinco passageiros, oferecendo boa autonomia e baixas emissões, além de design diferenciado e interior flexível. Os dois modelos ampliam a nova plataforma global do segmento C da Ford, usando a elogiada arquitetura "powersplit", uma nova geração de recursos de interatividade e sistemas avançados de baterias de íons de lítio.

     "O C-MAX Energi e o C-MAX Hybrid serão perfeitos para as famílias que buscam o máximo na sua experiência com automóveis híbridos", diz Nancy Gioia, diretora de Eletrificação Global da Ford. "Graças ao seu interior versátil, eles vão atrair consumidores ambientalmente conscientes que precisam de espaço para crescer."

     O C-MAX Hybrid foi projetado para fazer mais que os 17,4 km/l do Ford Fusion Hybrid, o sedã com menor consumo de combustível da América do Norte. Ele se baseia no sucesso da elogiada arquitetura "powersplit" usada pela Ford em seus híbridos atuais, que permite a operação no modo elétrico à velocidade de até 75 km/h.

     Ambos os modelos - C-MAX Energi e C-MAX Hybrid - serão fabricados junto com o novo Ford Focus 2012 e o Focus Electric na fábrica da Ford em Wayne, Michigan, que tem parte de sua eletricidade fornecida por um dos maiores sistemas geradores de energia solar do estado. Para o mercado europeu, o Energi C-MAX e o C-MAX Hybrid serão produzidos na fábrica da Ford em Valência, Espanha, a partir de 2013.

A vantagem de ser "plug-in"
     Para atingir o padrão de emissões parcialmente zero (AT-PZEV - Advanced Technology Partial Zero Emissions Vehicle) e eficiência máxima no uso de combustível, o C-MAX Energi tem um sistema que combina bateria de íons de lítio de alta voltagem, um motor de tração elétrica e um motor a gasolina de ciclo Atkinson de alta eficiência. A partida é sempre feita no modo elétrico e o motor a gasolina só entra em operação quando necessário.

     O Energi C-MAX vai atingir uma autonomia de 800 km, usando bateria e combustível - mais do que qualquer outro "plug-in" ou veículo elétrico. E proporciona uma economia de combustível maior que o Chevrolet Volt.

     Em geral, os veículos híbridos "plug-in" oferecem vários benefícios, incluindo:
  • autonomia no modo elétrico, ideal para rodagem silenciosa e sem emissões na cidade;
  • maior economia no consumo de energia e combustível, graças à tecnologia eficiente, superior a um híbrido padrão;
  • menor dependência de petróleo;
  • redução do impacto ambiental, com menor emissão de gases de efeito estufa;
  • possibilidade de uso de eletricidade gerada por fontes renováveis de energia (eólica e solar, por exemplo), quando disponíveis, para recarga do veículo.

     "O proprietário de um híbrido 'plug-in' pode fazer menos viagens ao posto de abastecimento devido à sua capacidade de rodagem no modo elétrico", diz Derrick Kuzak, vice-presidente de Desenvolvimento de Produto Global da Ford. "Ele poderá recarregar seu híbrido 'plug-in' em casa, durante a noite, de forma conveniente. E nunca terá de se preocupar com a autonomia do veículo no modo elétrico, porque ele transfere a tração para o motor a combustível, quando necessário, de modo imperceptível."

     O desenvolvimento do primeiro híbrido "plug-in" da Ford incluiu mais de 320.000 quilômetros de testes em estradas, realizados junto com um grupo de 10 empresas de serviços públicos, o Departamento de Energia dos EUA, o New York State Research and Development Administration e o Instituto de Pesquisa de Energia Elétrica.

Recarregando
     O Energi C-MAX e o C-MAX Hybrid vão usar baterias de íons de lítio desenvolvidas e montadas pela Ford em Michigan. Elas são concebidas de modo inteligente para maximizar o uso de componentes comuns de alta qualidade, como a placa de controle, que garantem o elogiado desempenho dos veículos híbridos da Ford.

     As baterias de íons de lítio oferecem uma série de vantagens sobre as baterias de níquel-hidreto metálico (NiMH), que hoje são usadas nos veículos híbridos. Em geral, elas são de 25% a 30% menores e 50% mais leves, tornando-se mais fáceis de acomodar no veículo, e podem ser configuradas para aumentar a potência de aceleração ou a autonomia.

    O C-MAX Hybrid funciona como os veículos híbridos atuais, enquanto o C-MAX Energi se beneficia da recarga diária na tomada para maximizar a autonomia no modo elétrico. Graças à eficiência do seu sistema de bateria, ele pode ser 100% recarregado durante a noite, de modo fácil, em uma tomada elétrica de 120 V.

    Uma carga completa do C-MAX Energi permite ao usuário aumentar significativamente a autonomia no modo elétrico, reduzindo na mesma medida o uso do motor a gasolina.

    Na partida, o C-MAX Energi funciona no modo de redução de carga, proporcionando autonomia com energia elétrica. Quando a bateria se esgota, ou em determinadas condições, ele muda para o modo híbrido sustentável, dotado de sistema eficiente de uso do combustível.

     A Ford trabalhou junto com um fornecedor para equipar o C-MAX Energi (da mesma forma que o novo Focus Electric) com um plugue de cinco pontos padronizado que é ergonomicamente confortável de segurar, durável e traz design diferenciado. Ele tem acabamento em borracha preta, que torna o manuseio firme e confortável, e cabeça em plástico branco resistente para proteger os componentes eletrônicos. O oval azul Ford ajuda na identificação imediata do dispositivo.

     Quando o cabo de alimentação está conectado na tomada do veículo, localizada entre a porta do motorista e a roda dianteira, um anel de luz circula em torno da tomada duas vezes, confirmando a conexão. O anel de luz se acende de forma intermitente enquanto o veículo recarrega. Quando o anel fica totalmente aceso, o veículo está recarregado.

Interface mais inteligente
    O proprietário do C-MAX Energi terá acesso a sistemas de informação - dentro e fora do carro - que ajudam a gerenciar o processo de recarga, a encontrar a rota mais ecológica e controlar de forma remota a carga do veículo e suas configurações, monitorar o estado de carga da bateria e ampliar a eficiência da energia para uso no modo elétrico.

     Os proprietários do C-MAX Hybrid também vão se beneficiar de novos recursos a bordo. Entre eles está uma nova versão da tecnologia de conectividade MyFord TouchT, desenvolvida especialmente para a condução no modo elétrico. Ela oferece grande flexibilidade na configuração das informações do veículo, incluindo nível de combustível, nível de bateria, consumo médio e instantâneo.

     O quadro de instrumentos traz ainda o novo recurso MyView, que permite ao motorista acessar outros dados do veículo, como consumo elétrico dos acessórios e do ar-condicionado, que influencia a economia de combustível e a autonomia do C-MAX Energi no modo elétrico.

     O recurso de orientação de frenagem ensina o motorista a aperfeiçoar o uso dos freios regenerativos para recuperar a energia cinética e enviá-la de volta para a bateria, diminuindo ao mesmo tempo o desgaste do sistema.

     A eficiência no consumo médio de combustível é apresentada de duas maneiras: em um gráfico tradicional ou em uma tela inovadora, no lado direito do painel, que mostra o crescimento de folhas de parreira. Quanto mais eficiente a condução, mais exuberantes e belas ficam as folhas e os ramos, criando um visual que recompensa o motorista pelo seu desempenho.

     Para reforçar a mensagem, no final de cada viagem uma tela mostra a distância percorrida, a economia obtida pelo freio regenerativo, o combustível consumido (média e total) e uma escala de frenagem regenerativa.

Novo MyFord Mobile
     Os proprietários do C-MAX Energi na América do Norte poderão manter contato constante com o carro, mesmo fora dele, em qualquer lugar coberto por rede de celular ou com acesso à web, usando o MyFord Mobile desenvolvido pela Ford.

     O MyFord Mobile dá acesso, via smartphone ou website seguro da Ford, a informações instantâneas sobre o estado do veículo e permite ativar remotamente suas principais funções, monitorar o estado de carga da bateria, receber alertas quando ele precisar ser recarregado, programar as condições de recarga e transferir dados para análise.

     O recurso também permite ao proprietário programar o veículo para usar a rede elétrica e aquecer ou resfriar a bateria e a cabine enquanto estiver plugado. Nos meses quentes de verão, por exemplo, ele pode pré-programar o carro à noite para estar totalmente recarregado e refrigerado a uma determinada temperatura na manhã seguinte. É possível também localizar o veículo com GPS, ligar e travar ou destravar suas portas remotamente.

     Junto com o programa MapQuest®, o MyFord Mobile pode se comunicar com a estação de carga e outros pontos de interesse para o C-MAX Energi, usando o serviço de orientação e informação de tráfego (TDI) do sistema SYNC. O sistema de navegação fornece orientação passo a passo de rotas, a partir de mapas.

Recarga econômica programada pela Microsoft
     O programa de recarga econômica, fornecido pela Microsoft, permite ao usuário reduzir seu gasto com eletricidade, aproveitando as horas fora de pico de consumo e as menores tarifas de sua rede elétrica, sem a necessidade de configurações complicadas.

     "Os proprietários do C-MAX Energi não terão a obrigação de se conectar, mas, fazendo isso, terão a vantagem de poder rodar distâncias mais longas no modo elétrico, com menos viagens ao posto de gasolina e menos emissões durante a viagem", diz Sherif Marakby, diretor dos programas híbridos e elétricos da Ford. "Por isso, vamos fornecer aos proprietários do C-MAX Energi e do C-MAX Hybrid uma interface amigável e ferramentas como a recarga econômica para ajudá-los a obter a capacidade máxima do veículo no modo elétrico."

Tecnologia comprovada "powersplit"
     O Energi C-MAX e o C-MAX Hybrid utilizam a elogiada arquitetura "powersplit" da Ford, já usada em seus híbridos atuais, incluindo o Fusion Hybrid, ganhador do prêmio de Carro do Ano 2010 da Motor Trend.

     Em um híbrido "powersplit", o motor elétrico e o motor a gasolina podem trabalhar juntos ou separadamente para buscar a eficiência máxima. O motor a combustível pode operar independentemente da velocidade do veículo, carregando as baterias ou fornecendo potência para as rodas, conforme a necessidade. Já o motor elétrico pode tracionar sozinho as rodas em baixa velocidade, em condições de pouca carga, ou trabalhar com o motor a gasolina em altas velocidades.

     Esse sistema permite que o Fusion Hybrid atual opere no modo elétrico a até 75 km/h. Mas a Ford tem como meta atingir uma velocidade maior de operação elétrica no C-MAX Hybrid, e ainda mais elevada no C-MAX Energi, que conta com a energia adicional das baterias.

                                                                                          Plataforma global
     O C-MAX Energi e o C-MAX Hybrid são dois de pelo menos 10 modelos novos ou derivados que a Ford vai lançar em todo o mundo com base na sua nova plataforma global do segmento C - a primeira plataforma verdadeiramente global da marca, criada com o plano One Ford.

     A nova geração de veículos do segmento C da Ford será vendida em mais de 120 mercados e deverá somar mais de 2 milhões de unidades anualmente. O segmento C responde hoje por um em cada quatro carros vendidos em todo o mundo e, junto com o segmento B, deverá chegar a 50% de todos os carros vendidos até 2013.

     A nova linha C-MAX também apresenta uma série de tecnologias inovadoras na categoria de veículos multiuso compactos. Essas tecnologias, geralmente encontradas somente em carros maiores ou de maior luxo, estão focadas em segurança, conforto e sustentabilidade, incluindo a disponibilidade de novos e potentes motores Ford EcoBoostT a gasolina, altamente eficientes no consumo de combustível e com baixas emissões de CO2.

     O modelo anterior do C-MAX conquistou uma excelente reputação na Europa com seu impressionante equilíbrio de dirigibilidade e conforto. O novo modelo é feito para levar esse desempenho a um novo nível, oferecendo uma combinação de dinâmica e resposta sem igual na categoria, com esportividade e refinamento associados a veículos maiores e de luxo.

     Os híbridos C-MAX Energi e C-MAX Hybrid são dois dos cinco veículos elétricos que a Ford vai lançar no mercado norte-americano nos próximos dois anos. Ao lado deles, estão a Ford Transit Connect Electric, van elétrica compacta construída em parceria com a Azure Dynamics que começou a ser produzida no final de 2010, e o Focus Electric, a ser lançado no final de 2011. Uma segunda geração de veículos híbridos elétricos será anunciada mais tarde, com lançamento marcado para 2012 na América do Norte e Europa. 

Fonte:
Imprensa Ford

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

Ranger Tropivan é o utilitário de médio porte da Tropical Cabines