Volvo Cars passa a utilizar trens para transporte na Europa visando a redução de CO2


Cadeia logística faz parte do plano da marca sueca para redução dos gases poluentes em todo o mundo
 

O compromisso com o meio ambiente está em todas as atividades da Volvo Cars. Uma das novas ações da empresa é reduzir o transporte rodoviário de seus veículos e apostar na malha ferroviária europeia. Com isso, a marca sueca está reduzindo significativamente as emissões de CO2 em suas operações.
Os caminhões são hoje a principal ferramenta para o transporte de carros novos para depósitos de distribuição e concessionárias. Com a política de redução dos gases causadores do efeito estufa, a empresa está substituindo cada vez mais esse transporte por meios menos poluentes.
Por exemplo, ao implementar o transporte ferroviário, reduziu as emissões de CO2 em quase 75% na rota entre sua fábrica de Ghent, na Bélgica, e um depósito no norte da Itália. Em outra rota, de Ghent para a Áustria, as emissões foram reduzidas quase que pela metade desde a mudança.
As iniciativas fazem parte da estratégia climática que a Volvo Cars revelou em outubro de 2019. De acordo com o que foi proposto, a companhia pretende reduzir a emissão de gás carbônico do ciclo de vida do carro em 40% entre 2018 e 2025, o que exigirá uma redução de 25% nas emissões operacionais, incluindo logística. O plano de 2025 é um passo tangível para a ambição da Volvo Cars de se tornar uma empresa neutra no impacto ambiental climático até 2040.
"Quando dissemos que planejamos reduzir significativamente as emissões em todas as nossas operações, estávamos certos disso", disse Javier Varela, vice-presidente sênior de manufatura e logística da Volvo Cars. "Nossa rede logística é apenas uma peça desse quebra-cabeça, mas importante, no entanto. Este é um exemplo de nosso compromisso em reduzir nosso impacto sobre o meio ambiente por meio de passos significativos e concretos."
A Volvo Cars também está procurando usar o transporte ferroviário em uma escala mais ampla na China e nos Estados Unidos. Já hoje, os carros são transportados de suas fábricas com sede na China para o porto de Ghent, na Bélgica, de trem duas vezes por semana. Outras conexões de trem entregam novos carros Volvo para depósitos regionais dentro da China e na Rússia.
Nos EUA, a fábrica de Charleston, na Carolina do Sul, tem uma rede de carga ferroviária bem estabelecida levando carros novos para depósitos em cidades da América do Norte. Agora, esses trens substituem o equivalente a dezenas de caminhões por semana, um número que provavelmente aumentará quando a próxima geração XC90 entrar em produção.
Redução significativa
A estratégia climática da Volvo Cars representa um dos mais ambiciosos planos da indústria automotiva. Com ações concretas em consonância com o acordo climático global de Paris de 2015, busca limitar o aquecimento global a 1,5 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais.
As ambições da Volvo Cars para 2040 vão além de lidar com as emissões de escapamento através da eletrificação total, pois percebe que a eletrificação não é suficiente para reduzir seu impacto no meio ambiente. Por isso, também se trata de combater as emissões de carbono em toda a linha: em sua rede fabril, suas operações mais amplas, sua cadeia de suprimentos e através da reciclagem e reutilização de materiais.
As ambições de eletrificação da empresa se refletem na recém-lançada e nova linha de carros Recharge, que é o nome principal para todos os carros Volvo carregáveis com um powertrain híbrido totalmente elétrico e plug-in. A linha de carros Recharge tem como objetivo aumentar ainda mais as vendas dos carros eletrificados da Volvo Cars e incentivar os motoristas de híbridos plug-in através de incentivos para usar o modo Pure, ou 100% elétrico, sem emissões, sempre que possível.
Sobre a Volvo Cars – A fabricante sueca de carros premium foi fundada em 1927 pelo engenheiro Gustav Larson e pelo economista Assar Gabrielsson, na cidade de Gotemburgo e, desde a sua fundação, tem as pessoas em primeiro lugar e no centro da marca. Com produção global na Europa, Ásia e América do Norte, a Volvo tem como objetivo oferecer aos clientes a melhor experiência em mobilidade segura, sustentável e pessoal. Em 2019, a Volvo Car Brasil apresentou crescimento de 15,8% com quase 8.000 veículos emplacados em território nacional e tornou-se líder no segmento de veículos eletrificados com 1.100 unidades de carros híbridos.

 
 
Fonte:
Inside Out PR

Thiago Padovanni

Beatriz Vasconcelos

Thainá Protta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

Ranger Tropivan é o utilitário de médio porte da Tropical Cabines