Como esta startup de logística conquista gigantes do varejo ao entregar no mesmo dia e melhorar a experiência do consumidor final


 
Alta tecnologia, rede colaborativa, rotas inteligentes e gestão em tempo real; a startup Uello criou uma fórmula que melhora e agiliza a entrega das empresas

Executivo de um grande e-commerce de móveis, o empreendedor Fernando Sartori passava longas horas tentando resolver os problemas de logística que se acumulavam na empresa. Quando surgiu a oportunidade de empreender, não teve dúvidas: sabia que a logística era o desafio a ser atacado. “Esta área representa um grande gargalo para as empresas: milhares de consumidores deixam de comprar pela internet por conta dos custos e do tempo do frete. Não havia nenhuma empresa olhando para esse problema naquela ocasião”, explica a motivação do negócio.

Foi daí que surgiu a Uello (www.uello.com.br), transportadora digital que utiliza alta tecnologia e rede colaborativa para melhorar a entrega de produtos pelo e-commerce.  A empresa reúne ferramentas, que unidas, conseguem tornar a logística mais inteligente, com preço competitivo, entrega no mesmo dia e gestão em tempo real. Segundo dados do Ebit, apenas 5% das mercadorias chegam em menos de 24 horas no Brasil.  

A principal estratégia é calcada em uso de tecnologia e uma rede colaborativa que consolida produtos de diversos clientes em pequenos armazéns e otimiza os trajetos por centros urbanos. Assim, compartilhando a rota com outros varejistas, a entrega é executada mais rapidamente e com custo mais competitivo. Outra inovação é a entrega descentralizada, em que os produtos saem de lojas próximas do endereço - e não de armazéns ou centros de distribuição - modelo conhecido como “ship from store”. 

O varejista também tem acesso a uma plataforma de rastreamento completa, que melhora a experiência do cliente em todo o processo. Com isso, a Uello possui um dos menores índices de atrasos e insucessos do mercado, chegando a ser menor que 1% que algumas operações. 

Para se ter ideia, transportadoras tradicionais possuem este índice ao redor de 10%. “Muitas empresas investem rios de dinheiro em marketing e quando o cliente compra, os erros de logística prejudicam toda a reputação da loja. A logística é parte importante da experiência do consumidor e o varejista está em busca de inovações para melhorar esta área”, explica Fernando. A empresa já conquistou grandes clientes, como Amazon, Dafiti, Arezzo, Cielo, Nescafé Dolce Gusto, MMartan, Canon, entre outros.  Tendo iniciado a sua atuação na Grande São Paulo, a startup já registra mais de 3 mil entregas por dia. Em 2020, a expectativa é expandir para o interior de São Paulo e outras cinco capitais.
 Mikaella Pedrosa
Agência NoAr

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