Clarios recebe prêmio de sustentabilidade da Hyundai


Montadora ofereceu o reconhecimento pelo projeto de manufatura da produtora de baterias, que envolve todos os funcionários em ações ambientalmente corretas
As práticas ambientalmente corretas realizadas pela Clarios, líder em soluções inteligentes de armazenamento de energia e fabricante da marca Heliar, fizeram com que a empresa recebesse o reconhecimento de “Excelência em Sustentabilidade” de uma das maiores fabricantes de veículos do mundo, a Hyundai. A montadora concedeu o prêmio pela iniciativa da Clarios de criar o seu próprio sistema de manufatura, que envolve todas as áreas da fábrica instalada em Sorocaba (SP).
O sistema de manufatura da Clarios tem por objetivo fazer com que todos os funcionários busquem melhores resultados no âmbito de sustentabilidade e organização da fábrica. O sistema tem base nos conceitos de Lean Manufacturing e de Melhoria Contínua, estruturado em uma ferramenta de avaliação, que é usada para determinar os níveis alcançados por todas as equipes de trabalho.
O sistema criado pela empresa segue nove princípios que norteiam toda a organização, que são: Local de trabalho Seguro, Pessoas Capacitadas, Qualidade Total, Cultura de Melhoria Contínua, Fluxo de Valor, Controle de Material, Visual de Fábrica, Meio Ambiente & Sustentabilidade e Design de Manufatura.
Dentro do princípio de Meio Ambiente & Sustentabilidade, a Clarios adota práticas que reduzem a emissão de CO2 e incentiva ações como um programa específico para economia de energia elétrica em toda a fábrica, o programa de coleta seletiva e também campanhas sociais. Recentemente, os funcionários da empresa se reuniram e arrecadaram cerca de 5 mil itens, entre produtos de higiene, limpeza, roupas e cobertores, que foram enviados às vítimas das chuvas em Minas Gerais.
Além disso, há mais de cem anos, a Clarios executa em sua plenitude o conceito de economia circular, reciclando praticamente 100% de todas as baterias que coloca no mercado.
Para o coordenador de Meio Ambiente da Clarios, Faustino Corrêa da Silva, o sistema de manufatura permite o empoderamento das pessoas em todos os níveis da organização, fazendo surgir equipes de alto desempenho. “O sistema aprimorou a forma de trabalho da Clarios, por meio de práticas padronizadas e metas mensuráveis, nos permitindo alcançar níveis de excelência em vários aspectos do negócio. Além de capacitar os funcionários e desenvolver formas de contribuir para a comunidade em que estamos inseridos”, relata.
O gerente comercial de Equipamentos Originais para veículos leves da Clarios, José Rubens Galdeano, declara que a parceria com a Hyundai se fortalece ainda mais com esse reconhecimento. “As montadoras, em geral, estão valorizando os trabalhos de fornecedores na área de sustentabilidade. Por isso destacamos o trabalho de toda a nossa equipe, que está empenhada em tornar a nossa fábrica em um ambiente cada vez mais ambientalmente correto”, afirma.
O prêmio
Neste ano, a Hyundai Motor Brasil realizou a oitava edição da premiação, que reconhece os fornecedores que apresentam excelência na entrega de serviços e peças. A entrega dos prêmios aconteceu durante seminário anual promovido pela montadora em Piracicaba (SP), onde possui fábrica. Contou com a presença de mais de 250 representantes de fornecedores e empresas parceiras, além dos principais executivos da Hyundai. Após a premiação, os fornecedores reconhecidos participaram de um fórum em que puderam compartilhar as experiências e as ações que os levaram a ganhar os prêmios.
 “Nossos fornecedores têm uma importância fundamental na qualidade e na competitividade de nossos produtos, no fluxo perfeito dos processos na fábrica e no sucesso geral da marca Hyundai no Brasil, o que está intimamente relacionado com o sucesso de suas próprias empresas. Sem o apoio e a cooperação desses parceiros, não seria possível sustentar o crescimento da Hyundai no mercado”, diz Eduardo Jin, presidente da Hyundai Motor Brasil.

Sobre a Clarios
Antes Johnson Controls Power Solutions, a Clarios é líder mundial em soluções de armazenamento de energia avançado. Em parceria com nossos clientes, buscamos atender a uma demanda cada vez maior por aplicações mais inteligentes, em escala global. Nossos 16 mil funcionários desenvolvem, fabricam e distribuem um portfólio de baterias em constante evolução para praticamente todos os tipos de veículos. Utilizamos tecnologias que oferecem desempenho único e de última geração e trazem ao dia a dia confiança, segurança e conforto. Agregamos valor a cada elo na cadeia de suprimentos, contribuindo para o progresso das comunidades que atendemos e do planeta que compartilhamos. Saiba mais sobre a Clarios em www.clarios.com. A Clarios é uma subsidiária da Brookfield Business Partners, uma empresa de serviços comerciais e industriais, focada na propriedade e operação de negócios de alta qualidade que se beneficiem das barreiras para entrar e/ou dos baixos custos de produção. A Brookfield Partners está nas Bolsas de Valores de Nova Iorque e Toronto (NYSE: BBU) (TSX: BBU.UN). Para mais informações, acesse https://bbu.brookfield.com.




Fonte:

André Moraes 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010