Neste final de semana será dada a largada do Racing Festival
Máquinas, equipes e pilotos a postos para a primeira etapa do Racing Festival, evento que reúne as mais novas categorias do automobilismo nacional - Trofeo Linea e Fórmula Future Fiat - no autódromo Nelson Piquet (Jacarepaguá), Rio de Janeiro, nos próximos dias 29 e 30 de maio.
Para a Fiat o Racing Festival é de extrema importância já que traz novas opções de competição para o cenário automobilístico nacional. O Trofeo Linea chega com carros de alta tecnologia dentro da categoria de turismo, veículos de competição baseados em veículos de linha, ou seja, mais uma atração do esporte a motor que oferece benefícios para o público, as equipes e os pilotos. Já o Fórmula Future Fiat é uma categoria que dá aos jovens talentos a oportunidade de continuarem a carreira de piloto, saindo dos karts para os Formulas, todos equipados com motor E-Torq 1.8 16 válvulas da FPT Powertrain Technologies que gera 160 cv de potência.
Trofeo Linea
Nesta categoria, pilotos de peso do automobilismo nacional estarão ao volante de um Fiat Linea T-Jet com o motor 1.4 turbo da FPT Powertrain Technologies equipado com kit de competição da renomada Abarth italiana. Com esta preparação, o motor turbinado do Linea ganha um perfil Racing de alta performance: a potência original de 150 cv salta para incríveis 215 cv. Para isso, o motor ganhou uma turbina maior em relação ao veiculo de rua, e passou a usar o etanol, combustível com maior poder antidetonante que a gasolina, ganhando em rendimento, além de ser ecologicamente correto.
Mas não foi só isso, na parte de injeção eletrônica a versão de pista do Linea utiliza uma central eletrônica de competição da Magneti Marelli Motorsport, modelo SRA – EDL 8. Esta central juntamente com a nova bomba de combustível e as novas válvulas injetoras, todas Magneti Marelli, impulsionam e dão o suporte para o incremento de mais de 40% na potência.
O acréscimo de potência e torque não poderia ficar isolado, por isso, para complementar este o motor, o carro recebeu um câmbio seqüencial importado da França, do fabricante SADEV de 6 marchas.
Além disso, o Fiat Linea teve toda sua estrutura e equipamentos retrabalhados para deixar seu perfil de sedan de luxo de lado para ganhar características de um carro de competição. O carro ganhou rodas Scorro 8,5JX16” equipadas com pneus Pirelli 235/65 VR16” slick ou opção rain (biscoito) para pista molhada. As suspensões foram totalmente refeitas, sendo desenvolvidas visando um maior e melhor contato com o solo. Como elementos elásticos o carro recebeu amortecedores Koni desenvolvidos especialmente para o Linea de pista. Enormes pinças de freio da Brembo, de competição, foram importadas da Itália para complementar o carro.
A carroceria recebeu peças de fibra de carbono e de vidro para contribuição de alivio e distribuição de peso, reforços de estrutura com santantonio de cromo-molibdênio foram exigências para a segurança dos pilotos e boa parte da carroceria retrabalhada.
Visando dar o máximo de informações ao piloto e equipes o carro utiliza um quadro de instrumentos (dash board) de ultima geração da Magneti Marelli, capaz de armazenar diversas informações sobre o rendimento do Linea volta a volta.
O desenvolvimento do modelo de competição foi totalmente realizado pela MetalMoro, empresa com mais de 40 anos no mercado automotivo, especializada em veículos de competição, em parceria com a engenharia Fiat.
“Com as alterações realizadas, o carro ficou ainda mais no chão. Gostoso de dirigir e muito rápido de curva”, afirma o piloto Juliano Moro, piloto responsável pela ajuda no desenvolvimento do carro que rodou cerca de 800 km dos mais 1000 km em testes realizados nos autódromos de Tarumã e Brasília.
Fórmula Future Fiat
Com Fórmulas importados da França, todos equipados com motores E-Torq 1.8 16 válvulas da FPT Powertrain Technologies com 160 cv de potência, uma das grandes vantagens da Fórmula Future Fiat é o baixo custo, viabilizando assim a continuidade dos jovens pilotos que saem do kart fazerem uma boa escola nos fórmulas e chegarem ao exterior com uma grande experiência em carros de última geração.
“Por ter uma característica de 100% escola, a Fórmula Future Fiat é inédita por aqui. Os pilotos terão as mesmas condições ao longo do campeonato, uma estrutura de ponta, muito importante para que todos ganhem experiência técnica e esportiva em suas carreiras. Ou seja, todos terão o caminho correto para crescer no automobilismo”, explica Felipe Massa.
Premiações do Racing Festival
O campeonato promete ser competitivo até a última etapa. As etapas do Racing Festival serão realizadas aos finais de semana no formato “rodada dupla” para cada categoria, as quais disponibilizarão o mesmo número de pontos na classificação geral. Além do título, os 22 pilotos do Trofeo Linea disputarão o prêmio de R$ 120.000,00, que será dividido ao longo das seis rodadas duplas, a primeira marcada para dias 29 e 30 de maio, no Rio de Janeiro.
O Trofeo Linea pagará R$ 20.000,00 por final de semana. "Os três melhores em número de pontos das duas corridas dividirão o dinheiro", explicou Titonio Massa, da organização do Racing Festival. A premiação da categoria de turismo soma-se à da Fórmula Future Fiat.
A marca italiana anuncia também uma importante novidade ao campeão da Fórmula Future Fiat, ele passará a fazer parte do Ferrari Driver Academy, criado para descobrir e apoiar pilotos jovens e talentosos do mundo todo, com o objetivo final na Fórmula 1. Ele ganhará ainda uma temporada paga na Fórmula Azzurra, além de fazer um teste na Fórmula 3 européia, tudo na temporada de 2011.
Calendário do Racing Festival: 29-30/05 - Rio de Janeiro; 24-25/07 – Londrina; 21-22/08 - São Paulo; 25-26/09 – Curitiba; 16-17/10 – Brasília e 11-12/12 - Porto Alegre.
O Racing Festival, apresentado pela Fiat e Banco Santander, tem patrocínio da Shell, co-patrocínio da Pirelli e FPT Powertrain Technologies, apoio Magneti Marelli e Rodas Scorro e realização da RM Racing Events.
FONTE: FIATPRESS
Para a Fiat o Racing Festival é de extrema importância já que traz novas opções de competição para o cenário automobilístico nacional. O Trofeo Linea chega com carros de alta tecnologia dentro da categoria de turismo, veículos de competição baseados em veículos de linha, ou seja, mais uma atração do esporte a motor que oferece benefícios para o público, as equipes e os pilotos. Já o Fórmula Future Fiat é uma categoria que dá aos jovens talentos a oportunidade de continuarem a carreira de piloto, saindo dos karts para os Formulas, todos equipados com motor E-Torq 1.8 16 válvulas da FPT Powertrain Technologies que gera 160 cv de potência.
Trofeo Linea
Nesta categoria, pilotos de peso do automobilismo nacional estarão ao volante de um Fiat Linea T-Jet com o motor 1.4 turbo da FPT Powertrain Technologies equipado com kit de competição da renomada Abarth italiana. Com esta preparação, o motor turbinado do Linea ganha um perfil Racing de alta performance: a potência original de 150 cv salta para incríveis 215 cv. Para isso, o motor ganhou uma turbina maior em relação ao veiculo de rua, e passou a usar o etanol, combustível com maior poder antidetonante que a gasolina, ganhando em rendimento, além de ser ecologicamente correto.
Mas não foi só isso, na parte de injeção eletrônica a versão de pista do Linea utiliza uma central eletrônica de competição da Magneti Marelli Motorsport, modelo SRA – EDL 8. Esta central juntamente com a nova bomba de combustível e as novas válvulas injetoras, todas Magneti Marelli, impulsionam e dão o suporte para o incremento de mais de 40% na potência.
O acréscimo de potência e torque não poderia ficar isolado, por isso, para complementar este o motor, o carro recebeu um câmbio seqüencial importado da França, do fabricante SADEV de 6 marchas.
Além disso, o Fiat Linea teve toda sua estrutura e equipamentos retrabalhados para deixar seu perfil de sedan de luxo de lado para ganhar características de um carro de competição. O carro ganhou rodas Scorro 8,5JX16” equipadas com pneus Pirelli 235/65 VR16” slick ou opção rain (biscoito) para pista molhada. As suspensões foram totalmente refeitas, sendo desenvolvidas visando um maior e melhor contato com o solo. Como elementos elásticos o carro recebeu amortecedores Koni desenvolvidos especialmente para o Linea de pista. Enormes pinças de freio da Brembo, de competição, foram importadas da Itália para complementar o carro.
A carroceria recebeu peças de fibra de carbono e de vidro para contribuição de alivio e distribuição de peso, reforços de estrutura com santantonio de cromo-molibdênio foram exigências para a segurança dos pilotos e boa parte da carroceria retrabalhada.
Visando dar o máximo de informações ao piloto e equipes o carro utiliza um quadro de instrumentos (dash board) de ultima geração da Magneti Marelli, capaz de armazenar diversas informações sobre o rendimento do Linea volta a volta.
O desenvolvimento do modelo de competição foi totalmente realizado pela MetalMoro, empresa com mais de 40 anos no mercado automotivo, especializada em veículos de competição, em parceria com a engenharia Fiat.
“Com as alterações realizadas, o carro ficou ainda mais no chão. Gostoso de dirigir e muito rápido de curva”, afirma o piloto Juliano Moro, piloto responsável pela ajuda no desenvolvimento do carro que rodou cerca de 800 km dos mais 1000 km em testes realizados nos autódromos de Tarumã e Brasília.
Fórmula Future Fiat
Com Fórmulas importados da França, todos equipados com motores E-Torq 1.8 16 válvulas da FPT Powertrain Technologies com 160 cv de potência, uma das grandes vantagens da Fórmula Future Fiat é o baixo custo, viabilizando assim a continuidade dos jovens pilotos que saem do kart fazerem uma boa escola nos fórmulas e chegarem ao exterior com uma grande experiência em carros de última geração.
“Por ter uma característica de 100% escola, a Fórmula Future Fiat é inédita por aqui. Os pilotos terão as mesmas condições ao longo do campeonato, uma estrutura de ponta, muito importante para que todos ganhem experiência técnica e esportiva em suas carreiras. Ou seja, todos terão o caminho correto para crescer no automobilismo”, explica Felipe Massa.
Premiações do Racing Festival
O campeonato promete ser competitivo até a última etapa. As etapas do Racing Festival serão realizadas aos finais de semana no formato “rodada dupla” para cada categoria, as quais disponibilizarão o mesmo número de pontos na classificação geral. Além do título, os 22 pilotos do Trofeo Linea disputarão o prêmio de R$ 120.000,00, que será dividido ao longo das seis rodadas duplas, a primeira marcada para dias 29 e 30 de maio, no Rio de Janeiro.
O Trofeo Linea pagará R$ 20.000,00 por final de semana. "Os três melhores em número de pontos das duas corridas dividirão o dinheiro", explicou Titonio Massa, da organização do Racing Festival. A premiação da categoria de turismo soma-se à da Fórmula Future Fiat.
A marca italiana anuncia também uma importante novidade ao campeão da Fórmula Future Fiat, ele passará a fazer parte do Ferrari Driver Academy, criado para descobrir e apoiar pilotos jovens e talentosos do mundo todo, com o objetivo final na Fórmula 1. Ele ganhará ainda uma temporada paga na Fórmula Azzurra, além de fazer um teste na Fórmula 3 européia, tudo na temporada de 2011.
Calendário do Racing Festival: 29-30/05 - Rio de Janeiro; 24-25/07 – Londrina; 21-22/08 - São Paulo; 25-26/09 – Curitiba; 16-17/10 – Brasília e 11-12/12 - Porto Alegre.
O Racing Festival, apresentado pela Fiat e Banco Santander, tem patrocínio da Shell, co-patrocínio da Pirelli e FPT Powertrain Technologies, apoio Magneti Marelli e Rodas Scorro e realização da RM Racing Events.
FONTE: FIATPRESS
Comentários