NA CHALLENGE BIBENDUM HONEYWELL MOSTRA AS MAIS AVANÇADAS TECNOLOGIAS DE TURBO DO MUNDO

Tecnologias da empresa envolvem os turbos do VW Polo com

menor emissão de CO2 e do BMW X6, o híbrido mais potente do mundo


São Paulo (SP), 27 de maio de 2010 - O turbo Garrett que ajudou o novo Polo Classic BlueMotion a se tornar o automóvel com o menor nível de emissão de CO2 do mundo (apenas 87 g/km); o sistema biturbo, que fez do BMW X6 o mais potente automóvel híbrido, e os modelos de duplo estágio sequencial e paralelo aplicados nos automóveis produzidos pela PSA e pela Jaguar no novo XF, são as tecnologias em sobrealimentação de motores que a Honeywell Turbo Technologies apresentará durante a 10ª. edição da Challenge Bibendum, a ser realizada no Rio de Janeiro entre os próximos dias 30 de maio e 2 de junho.



O diretor-geral da empresa na América do Sul, José Rubens Vicari, anuncia que o evento traz para a indústria brasileira a oportunidade de assumir uma verdadeira consciência para o conceito de transporte. “O Brasil, que ocupa posição entre os maiores produtores mundiais de veículos e que foi o único a lançar um combustível alternativo ao petróleo, como o etanol, pode contribuir fortemente com seus engenheiros, pesquisadores e o próprio patrimônio industrial para a mobilidade sustentável, especialmente nos centros urbanos e o desenvolvimento de tecnologias de fontes alternativas e de avançados motores de combustão interna”, informa Vicari.



Vicari explica que o Honeywell brasileira está integrada ao programa internacional de pesquisas da empresa e que contribui com a sua experiência para as novas tecnologias a serem lançadas no futuro, em defesa da redução de emissões de CO2, por intermédio do melhor desempenho dos motores e da economia de combustível. “O histórico da Honeywell nesse processo tem a participação da engenharia brasileira desde o final da década passada, quando desenvolveu para a Volkswagen o turbo para o motor 1.0, que equipou o Gol Turbo e a Parati Turbo. Na realidade, foram os primeiros exemplos concretos de downsizing em todo o mundo”, afirmou.

A importância do turbo



Para Christian Streck, gerente de engenharia da Honeywell, o mundo, que busca a mobilidade sustentável, tem na sobrealimentação de motores um de seus principais recursos. Por esse motivo, para a Honeywell o turbo é uma tecnologia que define muito bem o conceito de eficiência, pela combinação de performance, economia de combustível e redução de emissão de CO2.



Os laboratórios de pesquisas internacionais da Honeywell, agora liderados pelo centro inaugurado em Brno, na República Checa – e no qual o Brasil tem participação - indicam que até 2020, 70% dos veículos leves produzidos no mundo serão equipados com motores sobrealimentados, proporcionando aos motoristas os benefícios de melhor dirigibilidade, maior eficiência e controle das emissões.



A sobrealimentação ajuda os motores pequenos a terem a mesma potência de propulsores maiores, com a vantagem em desempenho e redução de consumo de combustível em torno de 40% em propulsores a diesel e de 20% em versões a gasolina. Com a contribuição da tecnologia da injeção direta, ganha condições ideais para a estratégia do downsizing sem comprometer as características de performance.



Futuro



A tecnologia do turbo predomina na Europa, região em que, atualmente, mais de 50% dos motores a diesel são sobrealimentados. Entretanto, os estudos da Honeywell indicam que, até 2014, mais de 75% dos automóveis colocados no mercado serão a gasolina ou híbridos (combustível e eletricidade) e todos igualmente equipados com turbo.



Para os Estados Unidos, que estabeleceu a redução de consumo em 40% para os novos veículos lançados até 2016, 80% dos clientes admitiram a compra de veículos turbinados após tomarem conhecimento dos benefícios que o sistema proporciona, coma redução de custos e preservação ambiental.



Para a Ásia onde, por tradição, a tendência é para o predomínio de pequenos motores com turbos de elevada tecnologia. Na China, a redução de consumo de combustível também é de grande importância, pelo fato de o governo ter estabelecido pesadas taxas para carros com motores grandes. Como resultado, a previsão é de crescimento de 14% nas vendas de veículos leves nos próximo três anos. A mesma tendência é prevista para a Índia, com grande demanda por veículos pequenos. Também para esse segmento de veículos a Honeywell domina a tecnologia, com forte contribuição brasileira com a experiência dos turbos para o Gol Turbo e a Parati Turbo.

FONTE:

Secco Consultoria de Comunicação

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