FIAT APRESENTA O NOVO UNO

Um. Único. Singular. Individual. Assim o dicionário define a palavra “Uno”.  E assim é o novo carro da Fiat Automóveis. O novo Uno, um modelo ousado nos conceitos e nas linhas, chega para redefinir o segmento dos automóveis compactos. Ele é simplesmente, exclusivo.

O novo Fiat Uno vem com todos os atributos para fazer também uma nova história de sucesso. Além do novo conceito e das linhas arrojadas, ele permite um nível de personalização inédito no mercado brasileiro. Um novo ícone no segmento. Com inúmeras opções de fábrica e na concessionária, o cliente pode personalizar o carro ao seu gosto, com opcionais e acessórios, transformando o novo Uno em uma extensão de sua própria individualidade.

Mas por trás do inovador visual existe também uma máquina bem resolvida. Ela marca a estreia de dois novos motores – o Fire 1.0 Evo e o Fire 1.4 Evo, ambos Flex – que incorporam modernas tecnologias para garantir economia de combustível e baixo nível de emissões.

Para formular o conceito do novo modelo e chegar às suas surpreendentes formas, os designers do Centro Estilo Fiat para América Latina e Centro Estilo Fiat da Itália não tentaram adivinhar o que o consumidor queria. Pelo contrário. Eles primeiro dialogaram com o cliente e só então partiram para a criação do carro. A comunicação aberta foi adotada ao longo de todo o desenvolvimento, até as clínicas de produto com os modelos de estilo interno e externo em tamanho real. Assim, não havia como errar.

Um dado importante coletado ao longo das pesquisas foi como o brasileiro enxerga o Fiat Uno: um ícone, um parâmetro de longevidade, um carro robusto, confiável e econômico – tanto na hora da compra quanto da manutenção e do consumo de combustível. Uma história de sucesso de formas quadradas, bem distante das linhas afiladas e arredondadas da maior parte dos modelos no mercado atualmente.

Dentro desse universo, foram propostos vários conceitos. O vencedor foi o “New Square – quadrado e resistente como nenhum outro”. Ou seja, a releitura do quadrado. Uma evolução. O novo Uno.

Por isso ele recebe o mesmo nome do consagrado hatchback. Mas não chega ao mercado para aposentá-lo: o Uno Mille segue como um marco – afinal, foi o modelo que inaugurou o segmento dos carros 1.0 no Brasil, em 1990 – e como uma opção de excepcional relação custo-benefício.

E, na melhor tradição Uno, o novo hatchback traz linhas compactas que abrigam um habitáculo aconchegante e iluminado, com ótimo espaço para todos os ocupantes e que oferece itens de conforto como direção hidráulica, ar-condicionado e rádio CD / MP3 player com Bluetooth, viva-voz e conexão USB. E também importantes equipamentos de segurança, como airbags e ABS.

O novo Fiat Uno traz também um conteúdo inédito para o seu segmento: o para-brisa térmico, que tem a função de desembaçamento. Este item quando acionado leva até três minutos para desembaçar o para-brisa por completo. No final deste tempo a função é desativada automaticamente.

O novo Fiat Uno está disponível em quatro versões de acabamento, todas com quatro portas, – duas com motor 1.0 e duas com 1.4 – e mantém o nome de uma das mais bem-sucedidas versões do hatchback: a Way. Em todas, o consumidor pode ter certeza de que encontra um automóvel moderno, arrojado, com excelentes motorizações e muita personalidade. São elas: Uno Vivace 1.0 Flex, Uno Way 1.0 Flex, Uno Attractive 1.4 Flex e Uno Way 1.4 Flex.


DESIGN
A evolução do quadrado

Um dos grandes motivos de orgulho do Centro Estilo Fiat para América Latina e também do Centro Estilo Fiat da Itália é todo o processo de criação do novo Fiat Uno. Mas isso pouco significaria se o produto final do trabalho não fosse especial. E o novo Fiat Uno é.

Desde o início do processo de criação, os designers trabalharam lado a lado com um estúdio de pesquisa, fazendo perguntas, apresentando propostas e obtendo feedback.

O raciocínio: ouvindo o cliente, seria possível filtrar e refinar suas sugestões para criar exatamente o carro de seus desejos. E o que os designers descobriram foi que o primeiro Fiat Uno, o ícone, deveria ser o ponto de partida para um carro totalmente novo. O Centro Estilo Fiat começou a esboçar o novo automóvel e as pesquisas determinavam se ele era exatamente o que o cliente queria. As respostas apontaram o caminho a seguir.

O resultado: um conceito absolutamente original, bem-humoradamente denominado “Round Square”, ou quadrado arredondado, que norteou todo o desenvolvimento do novo carro.

E o que, exatamente, é um quadrado arrredondado? Partindo do ícone Uno e suas formas quadradas, os designers cunharam o novo quadrado – pop e moderno, a evolução. Para lhe dar forma, eles empregaram premissas de Industrial Design (desenho industrial) – em vez dos tradicionais princípios do Automotive Design (desenho automotivo), com suas linhas mais curvas e esportivas – para criar as linhas arredondadas do novo modelo.

Adotando o quadrado como partida, foi concebido um carro de formas geométricas e equilibradas. Os quadrados com curvas remetem ao Fiat Uno mas, ao mesmo tempo, representam um conceito contemporâneo e uma tendência daqui para a frente. Passado, presente e futuro se fundem com ousadia e trazem o novo.

Externamente
Os quadrados arredondados se fazem notar, primeiramente, na surpreendente dianteira do novo Fiat Uno: os designers da Fiat posicionaram, entre o farol esquerdo e o emblema da marca, três elementos puramente estéticos, que cativam o olhar e despertam a curiosidade de explorar mais além.

Só então se percebe que o motivo se reproduz em todos os elementos externos do novo Fiat Uno, sendo expresso de inúmeros modos. E se percebe, também, que nenhuma linha é aleatória: todas as formas são estudadas, meticulosamente construídas para contrastar com as superfícies arredondadas. O fruto da habilidade e inspiração dos designers é um carro inovador que transmite dinamismo, robustez, juventude e modernidade sem perder o aspecto lúdico.

Na dianteira, por exemplo, o grande e envolvente para-choque traz um quadrado dividido por uma barra horizontal onde é posicionada a placa e duas entradas de ar. Seus cantos arredondados fazem um jogo geométrico com os quadrados laterais que embutem os faróis de neblina. E também guiam os olhos aos faróis, formados por dois quadrados superpostos de cantos arredondados.

O corte frontal do capô é sinuoso e ganha força com um aumento de volume que termina na parte inferior do para-brisa. O corte lateral fica bem próximo às caixas de roda dianteiras, como no primeiro Uno. Estas formam volumes definidos por rebaixos, dando ao carro um aspecto robusto e diferenciado. Suas superfícies superiores se encontram com a linha de cintura volumosa, reforçando esse aspecto.

Na lateral, além das caixas de rodas “quadradas”, temos um rebaixo estético retangular, com cantos arredondados, que junto com as novas maçanetas, caracterizam as linhas do novo Uno. Já as curvas do teto e da janela traseira se harmonizam com a linha reta da borda inferior dos vidros e da linha de cintura, paralela a ela — traços que transmitem uma horizontalidade e sensação de solidez.

As grandes lanternas traseiras posicionadas na coluna posterior invadem a lateral oferecendo o máximo de visibilidade em qualquer situação. Elas ainda equilibram o design da traseira e tornam, esteticamente, as colunas mais leves. Também possuem curvas semelhantes as das janelas traseiras, uma brincadeira geométrica de contornos que torna o visual do novo Fiat Uno ainda mais inovador e interessante.

Na face interna as lanternas margeiam o amplo vidro traseiro com volumes mais simples e retos. A tampa traseira tem superfície curva e o para-choque envolvente se encontra com as caixas de roda. Sempre com curvas e retas bem definidas, que jogando com os quadrados dão o tom ao carro.


Internamente

Ainda brincando com a geometria, o interior do novo Fiat Uno faz um contraponto ao exterior ao explorar formas arredondadas. Acolhedoras, amigáveis, leves e joviais, convidam as pessoas a permanecer dentro do carro.

Mais uma vez, nada aconteceu por acaso. Contornos, relevos, cores, texturas, grafias, acabamentos, tudo foi detalhadamente concebido e planejado tanto do ponto de vista estilístico quanto de ergonomia e comodidade.

Assim, o habitáculo é espaçoso, iluminado, confortável, funcional e muito bem acabado – ele é totalmente revestido, sem chapa aparente. E, sem dúvida, está em completa harmonia com o espírito do novo modelo.

Um dos pontos de destaque do habitáculo é o painel. A parte frontal traz a tecnologia “insert molding”, um filme estampado e injetado conjuntamente ao componente plástico — vem de série nas versões Attractive e Way e como opcional na Vivace. O recurso propicia a criação de elementos gráficos variados, coloridos e decorativos no painel, diferenciando as versões do carro, além de permitir ao dono de um novo Fiat Uno personalizá-lo com um dos muitos desenhos oferecidos como acessórios pela montadora.

Os padrões e texturas de outras partes do painel também inovam. Olhando de perto, veem-se infinitos pequenos quadrados – de cantos arredondados, claro – em toda a superfície. Agradável ao toque e relaxante ao olhar, dão ainda mais qualidade ao acabamento do novo Fiat Uno.

O quadro de instrumentos repete o tema circular, inclusive em seu display. Ele é iluminado por LED’s brancos, a leitura é clara, facilitando a vida do motorista. A Versão Vivace traz também o Econômetro, o mesmo indicador de consumo instantâneo que equipa o Uno Mille Economy e o Palio Fire Economy.

Os revestimentos dos bancos também foram objeto de longos estudos. Em vez de se contentarem com o habitual, os designers pesquisaram novas tecnologias e produtos para chegar a um resultado condizente tanto com o estilo quanto com a qualidade do novo Fiat Uno. Assim, cada versão tem seu tecido próprio – pode ser tear, malha, veludo ou uma combinação de tecnologias – todos foram desenvolvidos por diferentes fornecedores exatamente do jeito que os designers desejavam. Os revestimentos se repetem nos painéis das portas. A atenção aos detalhes, que, evidentemente, incluiu as padronagens dos tecidos.

HabitabilidadeUm interior tão bem resolvido quanto o exterior

Ergonomia, conforto, visibilidade e praticidade são alguns pontos fundamentais para tornar realmente prazerosa a experiência de dirigir um carro. Sobretudo porque a natureza do automóvel mudou: ele passou de um simples meio de transporte para um local onde se passam, muitas vezes, horas a fio, quase uma extensão de casa. E ninguém deseja permanecer durante muito tempo em um ambiente desconfortável e desagradável.

Essas premissas foram levadas a sério pelos designers e engenheiros do novo Fiat Uno. Um banco de dados com as estimativas atuais de estatura da população serviu como base para todo o desenvolvimento do habitáculo do novo modelo. Desde o espaço interno à disposição de diversos componentes – como posição dos pedais; alinhamento de pedaleira, volante e banco; visibilidade dos instrumentos e comandos do motorista; desenho dos bancos e funcionalidade da alavanca de câmbio. E as clínicas de produto já confirmaram que o novo Fiat Uno oferece um elevado nível de conforto.

Mas não foi só isso. Cada pessoa que entra no novo Fiat Uno deve levar dele uma experiência positiva. E por isso a Fiat Automóveis se esmerou em criar um habitáculo aconchegante, iluminado, cômodo e funcional para o motorista e seus passageiros, tornando-o um veículo ideal para o dia a dia.

O motorista, claro, mereceu atenção especial. Para ele, dirigir o novo hatchback deve ser bom nos mais diversos aspectos: do acionamento de uma alavanca ao mecanismo de regulagem de seu banco, tudo deve funcionar direito. Para ele, então, foi criado um ambiente agradável que não dispersa sua concentração, onde todos os comandos estão ao alcance das mãos e a leitura dos instrumentos é fácil.

Seu banco, por exemplo, foi projetado para acomodar uma ampla faixa de estaturas, dando ao motorista um ótimo espaço para as pernas, inclusive para as pessoas mais altas. Para tanto, o novo Uno conta com um trilho para regulagem longitudinal cerca de 30 mm maior se comparado aos modelos de sua categoria. Para conseguir este espaço, basta retirar uma trava mecânica existente no trilho.

Os bancos dianteiros possuem espumas e capas com conformação ergonômica – as laterais um pouco ressaltadas, lembrando os bancos esportivos, ajudam a sustentar o corpo – e apoio para cabeça integrado.
O ajuste de altura do banco, com curso de 40 mm, é acionado por alavanca.

Já o banco traseiro possui um sistema de travamento que permite a regulagem do ângulo de inclinação em duas posições. No ângulo menor (18°) o porta-malas ganha dez litros de volume e cerca de 30 mm na distância longitudinal. O banco também pode ser totalmente rebatido para aumentar a capacidade de carga.

Um dos pontos fortes do novo Fiat Uno são os porta-objetos. Há vários, posicionados em locais estratégicos visando facilitar a organização do habitáculo. Dependendo da versão, há entre 11 a 14, dispostos no painel, no console central e até na tampa interna do porta-malas, entre outros pontos. Em todas as versões o porta-luvas possui tampa – isto foi um pedido dos clientes ainda nas clínicas de produto.

O console central presente nas versões 1.0 tem dois porta-objetos. Já nas versões 1.4 ele é mais longo e possui três porta-objetos – nas versões 1.0 ele entra como opcional. Bolsas porta-objetos nos painéis das portas dianteiras são de série em todas as versões. Já as versões 1.4 trazem também porta-óculos sobre a porta do motorista. Outro conteúdo importante é o console de teto – uma excelente inclusão em um modelo deste segmento, de série nas versões 1.4 e opcional nas 1.0 – incorpora um espelho de vigilância do banco traseiro, para, por exemplo, monitorar as crianças que ficam no banco de trás.

Com um espaço interno bastante interessante para um carro compacto, o que influencia no bem estar e na liberdade de movimento, o novo Fiat Uno traz um índice de habitabilidade (valor que determina o volume de conforto para os ocupantes do veículo) de 2.219 litros, o melhor em sua categoria. O modelo também garante um bom volume de porta-malas, de 280 litros, podendo chegar a 290 litros, dependendo da posição do banco traseiro.

Aliada da ergonomia, a tecnologia do novo Fiat Uno amplia ainda mais o conforto. Equipamentos como direção hidráulica, ar-condicionado, rádio CD / MP3 player, com ou sem Bluetooth, viva-voz e entrada USB, travas e vidros dianteiros elétricos, comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do reservatório de combustível e volante com regulagem de altura, entre muitos outros, são oferecidos para o novo hatchback.

Personalização
Um carro à imagem de seu dono

Que tal escolher detalhes estilísticos que deixam o carro com a cara do dono? Manifestar a própria identidade e a individualidade através do look do carro? No caso do novo Fiat Uno, vai longe o tempo em que as únicas escolhas que o comprador tinha eram a cor da carroceria e, às vezes, do revestimento interno. O novo modelo da Fiat abre ao cliente um leque de opções que lhe permitem um nível de personalização nunca antes visto no mercado brasileiro. E tudo com a garantia Fiat.

Com o conceito do novo Fiat Uno de ser realmente único, o cliente conta com a possibilidade de personalizar o seu carro tanto na fábrica quanto com acessórios disponibilizados nas concessionárias Fiat. O dono de um novo Uno pode escolher entre uma grande variedade de adesivos, badges e apliques. Eles podem ser aplicados em várias partes do carro: portas, coluna posterior, teto, para-choques, para-lamas, espelhos retrovisores externos, maçanetas, pomo do câmbio, freio de mão e molduras do painel.

Como opcional de fábrica o novo Fiat Uno oferece seis kits de personalização com temas distintos para cada versão. São eles:

Kits Square e Smile para a versão Vivace. O primeiro traz conteúdos externos: faixas adesivas nas laterais, adesivo na tampa do porta-malas, adesivos badge para ser aplicado na coluna traseira e anéis estéticos cinzas na grade dianteira. Já o Kit Smile, voltado para o interno do carro, oferece moldura central do painel de instrumentos preto brilhante, revestimento em tecido exclusivo para os bancos e painéis das portas, além de tapetes em carpete e borracha.

Kits Jeans e Sunny chegam para a versão Attractive. O Kit Jeans, que personaliza a parte externa do carro, contém adesivos para tampa do porta-malas e para-lamas dianteiros, badge para a coluna traseira, além de anéis amarelos na grade dianteira. Já o Sunny oferece moldura central do painel de instrumentos preto brilhante, revestimento em tecido exclusivo para os bancos e painéis das portas, mais tapetes em carpete e borracha.

Kits Tribal e Steel, desenvolvidos para as versões Way. O Kit Tribal é composto por adesivos na tampa do porta-malas e na coluna traseira + adesivos badges nos para-lamas dianteiros. O Steel traz moldura central do painel de instrumentos preto brilhante + volante em couro + tapetes em carpete e borracha com escrita Way.

Mas para quem não personalizar seu novo Uno diretamente da fábrica, poderá fazê-lo depois, nas concessionárias. Elas oferecem três kits com temas exclusivos: WWW, Arabesco e Podium. E tem mais, lá o consumidor poderá comprar os conteúdos desses pacotes e também dos kits de fábrica separadamente. Exemplos: adesivos, faixas, badges, tatuagem de teto, moldura do painel de instrumentos, apliques para o pomo de câmbio e freios, tapetes, entre outros.

Além dessas opções, o cliente conta, ainda, com uma grande variedade de acessórios. Ele pode, ainda, equipar seu novo Fiat Uno com tapetes, aerofólio, minissaias e pedaleiras esportivas, apliques na grade dianteira, rodas e calotas com cores diferentes e ponteiras, maçanetas e capas de retrovisores cromados.

Também como acessórios nas concessionárias, alarme, sensor de estacionamento, protetor de cárter (que não precisa ser retirado quando da troca de óleo) e faróis de neblina, itens que aumentam a segurança – do patrimônio e ao dirigir. Calha de chuva, engate para reboque, protetores de soleira e tapetes de borracha e carpete são equipamentos que ampliam a conveniência e o conforto.

A liberdade de escolha é total, e há inúmeras combinações possíveis para que o veículo se torne praticamente uma extensão da personalidade de seu dono. Assim, ele “veste” o carro à sua imagem.

SegurançaUm carro concebido para proteger os ocupantes

Da carroceria à mecânica, o novo Fiat Uno foi construído para garantir a segurança de seus ocupantes. Veja por quê:

A carroceria garante o desempenho estrutural do veículo e, ao mesmo tempo, é mais leve que a de outros modelos da categoria (o que melhora a economia de combustível). Há reforços estrategicamente posicionados para melhorar ainda mais a performance estrutural.

O capô foi projetado com deformação programada: se ocorrer uma colisão frontal, ele absorve a energia do impacto, defendendo a integridade do habitáculo. Os airbags dianteiros e os cintos de segurança com pré-tensionador, opcionais para todas as versões do novo Fiat Uno, complementam a ação do capô, reforçando a segurança. As portas contam com barras de proteção tubulares, que ajudam a preservar a integridade física dos ocupantes em caso de colisão lateral. Outro aspecto importante das portas é que sua construção especial possibilita a abertura mesmo após um impacto.

Os bancos dianteiros são do tipo anti-submarining, e seus encostos de cabeça foram projetados para evitar o efeito chicote no pescoço do condutor e de seu passageiro, reduzindo o risco de lesões na coluna cervical em caso de acidente. A coluna de direção, por sua vez, foi feita para minimizar danos físicos ao motorista em caso de colisão frontal.

No aspecto mecânico, o novo Fiat Uno incorpora soluções que asseguram sua estabilidade e ajudam o motorista a manter o controle do carro em qualquer situação.

A suspensão foi concebida para manter a estabilidade direcional e enfrentar qualquer tipo de terreno sem transmitir ao habitáculo as vibrações ocasionadas por pisos irregulares, proporcionando o máximo de segurança aos ocupantes sem sacrificar o conforto.

Na dianteira a suspensão do hatchback é do tipo MacPherson e tem braços inferiores com triângulo retângulo. A barra estabilizadora é ancorada nos amortecedores. As molas helicoidais são do tipo “side load”. A função desse conjunto é minimizar o efeito de carga da frenagem em curva, garantindo o melhor equilíbrio em todas as condições de marcha, e também absorver ao máximo as asperezas do piso.

A suspensão traseira é composta por rodas semi-independentes com eixo de torção, a fim de incrementar a rigidez estrutural e aumentar a flexibilidade da suspensão com carga obtida mediante o aumento de dimensão da borracha de ligação à carroceria, o que melhora as respostas dinâmicas em curvas.

Os coxins elásticos tiveram seu tamanho aumentado com o objetivo de melhorar a filtragem das irregularidades do piso, aumentando o conforto ao dirigir. E os amortecedores foram projetados para ampliar as condições limite de estabilidade em curvas.

Para o novo Fiat Uno os freios foram dimensionados de acordo com a versão e com a presença, ou não, de ABS. Na dianteira há disco com pinça flutuante; na traseira, tambor com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo e cilindro mestre duplo. O sistema é de duplo circuito cruzado – se houver avaria em um deles, o outro freia o veículo –, e sem ABS traz ainda válvula corretora de frenagem que atua sobre o freio traseiro.

Por fim, para tornar as frenagens em pisos escorregadios mais seguras, o novo Fiat Uno oferece sistema antitravamento (ABS) nos freios como opcional em todas as versões. Junto com o sistema há EBD, distribuição eletrônica de frenagem.

MOTORES
Dois novos motores para o novo Fiat Uno

O novo Fiat Uno marca a estreia da família de motores Fire Evo, cujos pontos fortes são redução de consumo e melhor aproveitamento energético, com menor emissão de poluentes e ruído.

Desenvolvida pela FPT – Powertrain Technologies no Brasil, a família Evo equipa todas as versões do novo Fiat Uno com motores de 1.0 litro e 1.4 litro. Ambos são Flex e trazem uma série de novidades tecnológicas e componentes nunca vistos antes em motores de baixa cilindrada. Conheça-os.

NO MOTOR FIRE 1.0 EVO:

Este novo motor incorpora uma série de dispositivos projetados para aumentar o desempenho e reduzir o atrito interno – em consequência diminuindo os índices de consumo e de emissão de poluentes.

Bielas longas. Desenvolvidas especialmente para trabalhar com a altura dos novos pistões, são feitas de aço forjado tipo C70 e estão entre as mais leves do mercado. As bielas do motor Fire 1.0 Evo cresceram 26,5% no comprimento: de 111,85 mm para 140,5 mm. Essa construção reduz o atrito do motor pelos dois lados. A capa da biela é do tipo fraturado, assegurando total precisão na montagem – com benefícios como menor atrito e melhor confiabilidade.

Pistões. Os pistões de peso mais baixo direcionam a mistura para a vela de ignição. Entre suas vantagens estão seu cubo, cujo desenho especial ajuda a manter a resistência mecânica; e as saias assimétricas e anéis de baixa carga tangencial que geram menor atrito. Sua altura de compressão é de 24,5 mm, o que lhes confere menor peso. Os pistões do motor 1.0 têm anéis do tipo low friction, de apenas 1 mm de altura no primeiro e segundo anéis.
Coletor de admissão. Feito de plástico, ele possui novo design que favorece a uniformização do fluxo para os quatro cilindros, além de otimizar o desempenho e reduzir as perdas de carga.

Tensor automático da correia de distribuição. O motor Fire Evo tem garantida a tensão da correia de distribuição durante toda a vida útil do equipamento, aumentando, em consequência, a confiabilidade do sistema e ajudando a reduzir ruídos.

Eixo comando. Ele foi concebido para privilegiar o torque em baixas rotações, melhorando o desempenho. O componente foi desenvolvido por meio de simulações em computador para que se chegasse ao desenho ideal. A dinâmica dos cames foi especialmente estudada para operar em conjunto com as molas de carga reduzida das válvulas. O resultado: um sistema mais silencioso, aumentando ainda mais o conforto e o prazer em dirigir.

Tampa de válvulas. Feita de alumínio, suas fixações, estrutura e guarnição foram concebidas para aumentar a resistência a vazamentos de óleo. A tampa também contém as fixações para a bobina, coletor de aspiração e filtro de ar do motor.

NO MOTOR FIRE 1.4 EVO:

O novo motor Fire 1.4 tem muito em comum com o 1.0. Coletor de admissão em plástico, capas de mancais do eixo comando, sistema de refrigeração, tampa de válvulas em alumínio, tensor automático da correia de distribuição e centralina, entre outros, são iguais em ambos. Mas ele traz também outras tecnologias, como:

CVCP, ou variador de fase contínuo (Continuously Variable Cam Phaser). Capaz de reduzir o consumo em até 5%, o novo sistema de distribuição permite uma variação na fase entre eixo comando de válvulas e virabrequim de até 40°, continuamente. Este componente permite que seja empregada a fase de eixo comando ideal para cada regime de funcionamento do motor, otimizando o torque em baixas rotações e a potência nas altas.

Condutos de aspiração, descarga e nova câmara de combustão. Todos eles foram concebidos para funcionar em conjunto com o sistema CVCP. Essas estruturas maximizam a turbulência na câmara de combustão, aumentando a tolerância do motor ao funcionamento com altas doses de gases de exaustão recirculados (EGR). Seu desenho especial usa os dois condutos e a câmara de combustão para formação do swirl na mesma direção – que aumenta a turbulência e, consequentemente, a eficiência da queima de combustível. Além disso, a câmara de combustão e o topo do pistão direcionam a mistura para a vela especialmente projetada com eletrodos mais longos, contribuindo para o aumento de eficiência de todo o sistema.

Bobina sequencial fasada. Ele conjuga quatro bobinas separadas em um único corpo, permitindo a ignição sequencial – e não do tipo centelha perdida, mais comum em motores de pequena cilindrada. Isso aumenta a eficiência do sistema CVCP.

Bloco do motor. Sua camisa de água tipo U Circulation garante arrefecimento uniforme de todos os cilindros. Trata-se do mesmo sistema adotado no moderno motor Fire 1.4 16V T-Jet. O termostato tem sensor de temperatura integrado.

Centralina Magneti Marelli tipo 7G. De última geração, possui maior memória e capacidade de processamento. Sua calibração privilegia a economia de combustível.

O novo motor Fire 1.4 Evo produz potência máxima de 85 cavalos e torque de 12,4 kgfm a 3.500 rpm rodando somente com gasolina. Usando unicamente álcool, sua potência é de 88 cv e seu torque, 12,5 kgfm a 3.500 rpm.

Empregando apenas gasolina, o novo motor Fire 1.0 Evo gera potência máxima de 73 cv e torque máximo de 9,5 kgfm a 3.850 rpm. Com álcool, a potência é de 75 cv e seu torque chega a 9,9 kgfm a 3.850 rpm.

O consumidor ao dirigir o novo Fiat Uno perceberá o baixo nível de ruídos e também de vibrações provenientes do motor. Isso ocorre porque foi adotada no modelo a suspensão baricêntrica — o motor é instalado sobre dois pontos de fixação laterais alinhados com seu centro de gravidade, enquanto um terceiro ponto de fixação tem a função apenas de restringir o movimento do motor.

Acoplado aos novos motores, o câmbio mecânico de cinco marchas foi escalonado com relações adequadas ao gosto brasileiro e torna o novo Fiat Uno apto a encarar nossos acidentados pisos com valentia e segurança.

Baixo consumo: Além dos novos motores Fire 1.0 Evo e 1.4 Evo, a engenharia da Fiat investiu em outras tecnologias para garantir um melhor consumo de combustível. Para isso foi feito um trabalho importante na aerodinâmica do carro e no controle do peso, chegando à menor densidade no segmento. Este bom resultado foi somado aos pneus verdes com baixa resistência ao rolamento, em que os polímeros de última geração utilizados, aliados a uma redução de 5% no peso do pneu, geram menor resistência ao rolamento, garantindo melhor performance em economia de combustível. Com tudo isso o novo Uno apresenta um excelente consumo de combustível. Por exemplo: a versão Vivace equipada com motor Fire 1.0 Evo apresenta consumo urbano de 15,6 km/l (gasolina) e 10,5 km/l (álcool) enquanto na estrada faz 20,1 km/l (gasolina) e 12,9 km/l (álcool). O motor Fire 1.4 Evo na versão Attractive traz os seguintes números de consumo de combustível: uso urbano, 14,7 km/l (gasolina) e 10,3 km/l (álcool); uso estrada, 19,4 km/l (gasolina) e 12,8 km/l (álcool).

QUATRO VERSÕES
O consumidor tem ótimas opções de escolha de motores e acabamento

O novo Fiat Uno chega ao mercado em quatro versões, primeiramente todas com quatro portas (as versões duas portas chegam nos próximos meses). São elas: Vivace 1.0 Flex, Way 1.0 Flex, Attractive 1.4 Flex e Way 1.4 Flex.

O cliente do novo Uno terá 14 cores para escolher, entre lisas e metalizadas. Três delas fazem sua estreia na linha Fiat: Amarelo Citrus e Azul Splash, exclusivas para as versões Vivace e Attractive, enquanto o Verde Box se destina somente às versões Way. Todas reforçam o espírito jovem, alegre e moderno do novo modelo.

Vivace 1.0 Flex. A versão de entrada traz o novo motor Fire 1.0 Evo, tornando-a ideal para quem deseja conciliar economia de combustível, desempenho, conforto e uma excelente relação custo-benefício.

Muito bem equipada de fábrica, esta versão traz com exclusividade o Econômetro, um indicador de consumo instantâneo que “ensina” ao motorista a forma mais econômica de dirigir gastando o mínimo de combustível. De funcionamento eletrônico ele é exato nas suas indicações e item decisivo em uma condução voltada para a economia de combustível.

Além do Econômetro, a Vivace traz de série também relógio digital, hodômetros digitais total e parcial, brake-light de seis LEDs, Fiat Code, espelho de cortesia do lado do passageiro, bolsa porta-objetos nas portas dianteiras, ganchos para retenção de carga, quadro de instrumentos com iluminação branca, tomada de corrente 12V, revestimento interno completo do porta-malas, bancos dianteiros reclináveis, com apoios de cabeça fixos, regulagem descontínua do encosto e cintos de segurança dianteiros retráteis, porta-luvas com tampa, luz-espia de manutenção programada, apoios para cabeça traseiros rebaixados com regulagem de altura, banco traseiro rebatível com duas posições para o encosto, indicador digital de temperatura da água e calotas integrais, entre muitos outros.

Seus opcionais incluem para-brisa térmico, direção hidráulica, ar-condicionado + para-brisa degradê, airbags para motorista e passageiro + cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador, ABS nos freios com EBD, cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura, rodas em liga-leve, rádio CD / MP3 player, rádio CD / MP3 player + Bluetooth + viva-voz + USB + predisposição para iPod, travas elétricas + vidros elétricos dianteiros, faróis de neblina, vidro traseiro térmico temporizado com limpador e lavador, console no teto, porta-óculos, comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do reservatório de combustível, banco do motorista com regulagem de altura, terceiro apóia cabeça no banco traseiro e volante com regulagem de altura.

Way 1.0 Flex. Com o mesmo motor da versão Vivace, a Way 1.0 enfatiza um espírito mais aventureiro. Ela traz alguns itens a mais de conforto e estilo, como barra longitudinal no teto, porta-luvas iluminado, conta-giros, faróis com máscara negra, lanternas traseiras fumê, suspensão elevada, tecidos de revestimento exclusivos, revestimento preto nas colunas das portas, anéis estéticos na grade dianteira, frisos laterais das portas com inscrição Way, detalhes estéticos nos para-choques dianteiro e traseiro e molduras nas caixas de roda. Seus opcionais são iguais aos do Fiat Uno Vivace 1.0 Flex.

Attractive 1.4 Flex. O Fiat Uno Attractive 1.4 Flex incorpora, além do motor Fire 1.4 Evo, os equipamentos de série da versão Vivace (menos o econômetro) e muitos outros itens: cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura e laterais traseiros retráteis de três pontos, conta-giros, comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do reservatório de combustível, console de teto, console central longo (dois porta-copos + porta-objetos), espelho de cortesia do lado do motorista, limpador e lavador do vidro traseiro com intermitência, porta-óculos, retrovisores externos com comando interno mecânico, alças de segurança traseiras, vidro traseiro térmico temporizado, volante com regulagem de altura, revestimento preto das colunas das portas, para-choques, maçanetas das portas e espelhos retrovisores na cor da carroceria, soleiras dianteiras e traseiras, apoia-pé e frisos laterais nas portas.

Opcionalmente, o cliente pode equipar seu Fiat Uno Attractive 1.4 Flex com para-brisa térmico, direção hidráulica, ar-condicionado + para-brisa degradê, airbags para motorista e passageiro + cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador, ABS nos freios, faróis de neblina, rodas em liga-leve, rádio CD / MP3 player, rádio CD / MP3 player + Bluetooth + viva-voz + USB + predisposição para iPod, travas elétricas + vidros elétricos dianteiros e banco do motorista com regulagem de altura.

Way 1.4 Flex. A versão top de linha do novo Fiat Uno incorpora, além do motor Fire 1.4 Evo, os equipamentos de série da versão Way 1.0 e muitos outros itens: pneus de uso misto, cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura e laterias traseiros retráteis, comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do reservatório de combustível, console de teto, console central longo (dois porta-copos + porta-objetos), espelho de cortesia do lado do motorista, limpador e lavador do vidro traseiro com intermitência, porta-óculos, retrovisores externos com comando interno mecânico, soleiras dianteiras e traseiras, vidro traseiro térmico temporizado, volante com regulagem de altura, alças de segurança traseiras e apoia-pé. A lista de opcionais desta versão é idêntica à da versão Attractive.

NOVO UNO AUTONOMY
Já chega preparado para receber adaptações

Como toda a gama Fiat de veículos de passeio, o novo Uno também já está apto para atender aos usuários do Programa Autonomy. Ele poderá receber adaptações executadas pelas empresas Technobrás e Cavenaghi.

O Fiat Autonomy é um programa criado em 1996 para facilitar ao máximo o acesso dos portadores de deficiência a um carro adequado às suas necessidades. O programa Autonomy, além das isenções de impostos, também oferece 5% de desconto para toda a gama de produtos Fiat e um Confiat específico para ele.

DESENVOLVIMENTO DO NOVO UNO
Como um carro sai do papel e chega às ruas

O novo Uno foi 100% desenvolvido no Polo de Desenvolvimento Giovanni Agnelli, localizado na fábrica de Betim, MG. Do nascimento de um conceito à primeira unidade pré-série, o processo de desenvolvimento de um carro envolve centenas de profissionais e consome milhares de horas. No caso do novo Fiat Uno, demorou três anos para o carro sair da tela do computador e chegar ao consumidor.

Entre designers e engenheiros, 600 profissionais da Fiat Automóveis contabilizaram cerca de um milhão de horas despendidas no projeto 327.
Foram construídos 99 protótipos, e mais 88 para a verificação dos processos de montagem. Entre pré-série e pré-produção, o número de veículos montados foi de 239. Ou seja, a Fiat Automóveis montou 426 unidades do novo Fiat Uno, englobando todas as versões em desenvolvimento para o Brasil e os mercados latinoamericanos.

Seus testes e experimentações incluíram motor e câmbio, durabilidade, emissões, chassi, carroceria, elétrica e segurança. Foram rodados nada menos que 4.153 milhões de quilômetros com esses veículos. Todos os componentes foram submetidos às mais árduas provas para que a Engenharia ficasse satisfeita com a qualidade do novo carro. No quesito “confiabilidade”, ainda, 95 carros percorreram 2.375 milhões de quilômetros, totalizando aproximadamente 6,5 milhões de quilômetros de testes para que o novo Fiat Uno pudesse chegar às concessionárias e às garagens dos clientes.

GARANTIA DE FÁBRICA

O novo Fiat Uno tem garantia contratual de um ano sem limite de quilometragem. E durante a vigência da garantia geral o dono do veículo tem direito a assistência 24 horas Confiat, que executa serviços de urgência como reboque, socorro mecânico e veículo reserva em qualquer local do Brasil.

As revisões do novo Fiat Uno só acontecem a cada 15 mil quilômetros ou um ano. São mais de 500 pontos de atendimento Fiat, entre concessionárias e postos assistenciais, espalhados por todo o país para dar o suporte necessário ao dono do novo Uno.

FONTE: FIATPRESS

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