Na Nova Zelândia, Citroën faz 2º e 3º lugares em um dos ralis mais equilibrados da história do Mundial
Faltaram apenas 2,4 segundos para a Citroën terminar vitoriosa em uma das provas mais competitivas e equilibradas da história do Campeonato Mundial de Rali (WRC). Sébastien Ogier/Julien Ingrassia e Sébasten Loeb/Daniel Elena terminaram em segundo e terceiro lugares na quinta etapa do campeonato, disputada na Nova Zelândia e vencida pelos finlandeses Jari-Matti Latvala/Miikka Anttila. O resultado ampliou as vantagens de Loeb/Elena e da Citroën nos campeonatos mundiais de pilotos, navegadores e construtores.
Ogier/Ingrassia tiveram a vitória nas mãos. A jovem dupla francesa terminou o segundo dia de rali liderando a prova, mas com quatro adversários perigosamente próximos no tempo acumulado. A Citroën havia perdido um importante aliado (a dupla Petter Solberg/Philip Mills, líder ao final do primeiro dia com seu Citroën C4, teve problemas e abandonou a prova), mas mantinha grandes chances de terminar na frente. Como líderes no tempo acumulado, Ogier/Ingrassia partiram em primeiro lugar no dia decisivo e encontraram pela frente um piso bem mais escorregadio que o normal. “Tivemos uma saída de pista que nos custou uns 12 segundos e a liderança”, lamentou Ogier. A liderança passou para Loeb/Elena, mas o hexacampeão cometeu dois erros que lhe custaram 50 segundos e só permitiram o terceiro lugar no final.
Ogier/Ingrassia voltaram à liderança, mas a apenas três curvas do final o piloto francês cometeu um pequeno erro que lhe custou a vitória. “Rodei e isso nos custou a primeira vitória no Mundial. Mesmo assim, foi um resultado que superou minhas expectativas, já que foi a primeira vez que eu e Julien participamos do Rali da Nova Zelândia. Isso é muito encorajador e nos deixa confiantes em conquistar a primeira vitória em futuro próximo.” No final, apenas 26 segundos separaram os vencedores Latvalla/Anttila do Citroën C4 de Daniel Sordo/Marc Martí, quinto colocado. Uma margem incomumente pequena em provas do WRC.
Mesmo perdendo a prova nos instantes finais, Benoit Nogier, chefe da equipe Citroën Junior, elogiou Ogier e Ingrassia: “Eles tiveram um desempenho excepcional e o resultado dá grande satisfação para toda a equipe. Os carros não tiveram nenhum problema técnico e na próxima etapa, em Portugal, voltaremos a ter dois carros com a volta de Kimi Raikkonen. E queremos brilhar novamente”, confia o dirigente.
Rali da Nova Zelândia – 7 a 9 de maio de 2010
Resultado final
1 Jari-Matti Latvala (Finlândia)/Miikka Anttila (Finlândia), Ford Focus, 4h04:09.8
2 Sébastien Ogier (França)/Julien Ingrassia (França), Citroën C4, a 2.4
3 Sébastien Loeb (França)/Daniel Elena (Mônaco), Citroën C4, a 15.2
4 Mikko Hirvonen (Finlândia)/Jarmo Lehtinen (Finlândia), Ford Focus, a 21.3
5 Daniel Sordo (Espanha)/Marc Martí (Espanha), Citroën C4, a 25.8
6 Matthew Wilson (Grã-Bretanha)/Scott Martin (Grã-Bretanha), Ford Focus, a 3:26.0
7 Henning Solberg (Noruega)/Ilka Minor (Áustria), Ford Focus, a 6:15.3
8 Jari Ketomaa (Finlândia)/Mika Stenberg (Finlândia), Ford Fiesta, 10:19.3
9 Federico Villagra (Argentina)/Jorge Perez Companc (Argentina), Ford Focus, a 10:49.8
10 Xavier Pons (Espanha)/Alex Haro (Espanha), Ford Fiesta, a 11:13.4
Classificação do Campeonato Mundial de Rali após 5/12 etapas
Pilotos Pontos SU MX TU NZ PT BG FI AL JP FR ES GB
1 Sébastien Loeb-FRA (Citroën C4) 108 18 25 25 2515
2 Jari-Matti Latvala-FIN (Ford Focus) 72 15 10 18 4 25
3 Mikko Hirvonen-FIN (Ford Focus) 64 25 12 – 15 12
4 Sébastien Ogier-FRA (Citroën C4) 63 10 15 8 12 18
5 Petter Solberg-NOR (Citroën C4) 53 2 18 15 18 –
6 Daniel Sordo-ESP (Citroën C4) 34 12 – 12 – 10
7 Matthew Wilson-GBR (Ford Focus) 30 6 – 10 6 8
8 Henning Solberg-NOR (Ford Focus) 24 8 8 2 – 6
9 Federico Villagra-ARG (Ford Focus) 22 – 6 6 8 2
10 Kimi Räikkönen-FIN (Citroën C4) 14 – – 4 10 –
11 Xavier Pons-ESP (Ford Fiesta) 6 – 4 1 – 1
12 Mads Östberg-NOR (Subaru Impreza) 4 4 – – – –
13 Jari Ketomaa-FIN (Ford Fiesta) 4 – – – – 4
14 Martin Prokop-RTC (Ford Fiesta) 2 – 2 – – –
15 Dennis Kuipers-HOL (Ford Fiesta) 2 – – – 2 –
16 Armindo Araújo-POR (Mitsubishi Lancer)1 – 1 – –
17 Per Gunnar Andersson-SUE (Skoda Fabia)1 1 – – – –
18 Aaron Burkart-ALE (Suzuki Swift) 1 – – – 1 –
Navegadores Pontos SU MX TU NZ PT BG FI AL JP FR ES GB
1 Daniel Elena-MON (Citroën C4) 108 18 25 25 2515
2 Miikka Anttila-FIN (Ford Focus) 72 15 10 18 4 25
3 Jarmo Lehtinen-FIN (Ford Focus) 64 25 12 – 15 12
4 Julien Ingrassia-FRA (Citroën C4) 63 10 15 8 12 18
5 Phil Mills-GBR (Citroën C4) 53 2 18 15 18 –
6 Marc Martí-ESP (Citroën C4) 34 12 – 12 – 10
7 Scott Martin-GBR (Ford Focus) 30 6 – 10 6 8
8 Ilka Minor-FIN (Ford Focus) 24 8 8 2 – 6
9 Kaj Lindström-FIN (Citroën C4) 14 – – 4 10 –
10 Jorge Perez Companc-ARG (Ford Focus)12 – 6 6 – 2
11 José Diaz-ARG (Ford Focus) 8 – – – 8 –
12 Alex Haro-ESP (Ford Fiesta) 6 – 4 1 – 1
13 Jonas Andersson-SUE (Subaru Impreza) 4 4 – – – –
14 Mika Stenberg-FIN (Ford Fiesta) 4 – – – – 4
15 Jan Tomanek-RTC (Ford Fiesta) 2 – 2 – – –
16 Frederic Midotte-BEL (Ford Fiesta) 2 – – – 2 –
17 Miguel Ramalho-POR (Mitsubishi Lancer)1 – 1 – – –
18 Anders Fredriksson-SUE (Skoda Fábia) 1 1 – – – –
19 Andre Kachel-ALE (Suzuki Swift) 1 – – – 1 –
Fabricantes Pontos SU MX TU NZ PT BG FI AL JP FR ES GB
1 Citroën Total WRT 156 30 31 20 25 30
2 BP Ford Abu Dhabi WRT 151 40 27 40 24 40
3 Citroën Junior Team 75 14 18 16 27 –
4 Stobart M-Sport Ford 74 14 14 16 12 18
5 Munchi’s Ford 32 – 8 8 10 6
Campeonato Mundial de Rali (WRC) 2010
1º a 3 de abril Jordânia
1º a 3 de outubro França
11 a 14 de novembro Grã-Bretanha
FONTE: CITROËN DO BRASIL - DIRETORIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS E IMPRENSA
Comentários