Na Nova Zelândia, Citroën faz 2º e 3º lugares em um dos ralis mais equilibrados da história do Mundial


Faltaram apenas 2,4 segundos para a Citroën terminar vitoriosa em uma das provas mais competitivas e equilibradas da história do Campeonato Mundial de Rali (WRC). Sébastien Ogier/Julien Ingrassia e Sébasten Loeb/Daniel Elena terminaram em segundo e terceiro lugares na quinta etapa do campeonato, disputada na Nova Zelândia e vencida pelos finlandeses Jari-Matti Latvala/Miikka Anttila. O resultado ampliou as vantagens de Loeb/Elena e da Citroën nos campeonatos mundiais de pilotos, navegadores e construtores.
Ogier/Ingrassia tiveram a vitória nas mãos. A jovem dupla francesa terminou o segundo dia de rali liderando a prova, mas com quatro adversários perigosamente próximos no tempo acumulado. A Citroën havia perdido um importante aliado (a dupla Petter Solberg/Philip Mills, líder ao final do primeiro dia com seu Citroën C4, teve problemas e abandonou a prova), mas mantinha grandes chances de terminar na frente. Como líderes no tempo acumulado, Ogier/Ingrassia partiram em primeiro lugar no dia decisivo e encontraram pela frente um piso bem mais escorregadio que o normal. “Tivemos uma saída de pista que nos custou uns 12 segundos e a liderança”, lamentou Ogier. A liderança passou para Loeb/Elena, mas o hexacampeão cometeu dois erros que lhe custaram 50 segundos e só permitiram o terceiro lugar no final.
Ogier/Ingrassia voltaram à liderança, mas a apenas três curvas do final o piloto francês cometeu um pequeno erro que lhe custou a vitória. “Rodei e isso nos custou a primeira vitória no Mundial. Mesmo assim, foi um resultado que superou minhas expectativas, já que foi a primeira vez que eu e Julien participamos do Rali da Nova Zelândia. Isso é muito encorajador e nos deixa confiantes em conquistar a primeira vitória em futuro próximo.” No final, apenas 26 segundos separaram os vencedores Latvalla/Anttila do Citroën C4 de Daniel Sordo/Marc Martí, quinto colocado. Uma margem incomumente pequena em provas do WRC.
Mesmo perdendo a prova nos instantes finais, Benoit Nogier, chefe da equipe Citroën Junior, elogiou Ogier e Ingrassia: “Eles tiveram um desempenho excepcional e o resultado dá grande satisfação para toda a equipe. Os carros não tiveram nenhum problema técnico e na próxima etapa, em Portugal, voltaremos a ter dois carros com a volta de Kimi Raikkonen. E queremos brilhar novamente”, confia o dirigente.

Rali da Nova Zelândia – 7 a 9 de maio de 2010
Resultado final
1 Jari-Matti Latvala (Finlândia)/Miikka Anttila (Finlândia), Ford Focus, 4h04:09.8
2 Sébastien Ogier (França)/Julien Ingrassia (França), Citroën C4, a 2.4
3 Sébastien Loeb (França)/Daniel Elena (Mônaco), Citroën C4, a 15.2
4 Mikko Hirvonen (Finlândia)/Jarmo Lehtinen (Finlândia), Ford Focus, a 21.3
5 Daniel Sordo (Espanha)/Marc Martí (Espanha), Citroën C4, a 25.8
6 Matthew Wilson (Grã-Bretanha)/Scott Martin (Grã-Bretanha), Ford Focus, a 3:26.0
7 Henning Solberg (Noruega)/Ilka Minor (Áustria), Ford Focus, a 6:15.3
8 Jari Ketomaa (Finlândia)/Mika Stenberg (Finlândia), Ford Fiesta, 10:19.3
9 Federico Villagra (Argentina)/Jorge Perez Companc (Argentina), Ford Focus, a 10:49.8
10 Xavier Pons (Espanha)/Alex Haro (Espanha), Ford Fiesta, a 11:13.4






Classificação do Campeonato Mundial de Rali após 5/12 etapas
Pilotos                                                           Pontos SU MX TU NZ PT BG FI AL JP FR ES GB 
1          Sébastien Loeb-FRA (Citroën C4)      108    18  25    25 2515
2          Jari-Matti Latvala-FIN (Ford Focus)   72      15 10    18 4  25
3          Mikko Hirvonen-FIN (Ford Focus)     64        25 12   – 15 12
4          Sébastien Ogier-FRA (Citroën C4)     63        10 15   8 12 18
5          Petter Solberg-NOR (Citroën C4)       53        2   18   15 18   –
6          Daniel Sordo-ESP (Citroën C4)                      34       12   –    12   – 10
7          Matthew Wilson-GBR (Ford Focus)   30        6    –    10   6   8
8          Henning Solberg-NOR (Ford Focus)   24        8    8      2    –  6
9          Federico Villagra-ARG (Ford Focus)  22        –     6     6    8  2        
10        Kimi Räikkönen-FIN (Citroën C4)      14        –     –   4    10   –
11        Xavier Pons-ESP (Ford Fiesta)                       6          –    4    1      – 1
12        Mads Östberg-NOR (Subaru Impreza)           4          4   –       –      –               –
13        Jari Ketomaa-FIN (Ford Fiesta)                      4          –     –      –     –              4
14        Martin Prokop-RTC (Ford Fiesta)                  2          –     2      –     –              –
15        Dennis Kuipers-HOL (Ford Fiesta)     2          –      –     –     2               –
16        Armindo Araújo-POR (Mitsubishi Lancer)1          –     1            –      –
17        Per Gunnar Andersson-SUE (Skoda Fabia)1  1     –      –      –               –
18        Aaron Burkart-ALE (Suzuki Swift)      1         –       –    –      1    –    

Navegadores                                              Pontos SU MX TU NZ PT BG FI AL JP FR ES GB
1          Daniel Elena-MON (Citroën C4)                  108   18  25  25  2515
2          Miikka Anttila-FIN (Ford Focus)                    72   15 10 18   4  25
3          Jarmo Lehtinen-FIN (Ford Focus)                  64   25 12   –  15 12
4          Julien Ingrassia-FRA (Citroën C4)       63  10  15  8   12 18   
5          Phil Mills-GBR (Citroën C4)               53   2   18 15   18  –   
6          Marc Martí-ESP (Citroën C4)         34               12   –            12  –   10
7          Scott Martin-GBR (Ford Focus)                 30                 6    – 10  6  8        
8          Ilka Minor-FIN (Ford Focus)                24          8    8   2   – 6        
9          Kaj Lindström-FIN (Citroën C4)                 14    –     –   4 10              –       
10        Jorge Perez Companc-ARG (Ford Focus)12  –          6   6   –  2
11        José Diaz-ARG (Ford Focus)               8   –    –    –  8  –       
12        Alex Haro-ESP (Ford Fiesta)              6    –    4   1   –            1
13        Jonas Andersson-SUE (Subaru Impreza)         4   4     –    –   –  –      
14        Mika Stenberg-FIN (Ford Fiesta)                   4   –     –    –   –           4        
15        Jan Tomanek-RTC (Ford Fiesta)                    2   –     2    –   –  –      
16        Frederic Midotte-BEL (Ford Fiesta)    2   –     –   –     2 –      
17        Miguel Ramalho-POR (Mitsubishi Lancer)1 –     1    –     –   –           
18        Anders Fredriksson-SUE (Skoda Fábia)         1  1   –                 –     –  –     
19        Andre Kachel-ALE (Suzuki Swift)                  1    –    –   –     1   –

Fabricantes                                    Pontos SU MX TU NZ PT BG FI AL JP FR ES           GB     
1          Citroën Total WRT              156   30   31 20 25 30
2          BP Ford Abu Dhabi WRT       151   40          27 40 24 40
3          Citroën Junior Team              75    14   18 16  27  –
4          Stobart M-Sport Ford          74    14   14 16 12 18    
5          Munchi’s Ford                      32     –    8    8  10  6    

Campeonato Mundial de Rali (WRC) 2010
12 a 14 de fevereiro                Suécia
5 a 7 de março                        México
1º a 3 de abril                          Jordânia
16 a 18 de abril                       Turquia
7 a 9 de maio               Nova Zelândia
28 a 30 de maio           Portugal
9 a 11 de julho             Bulgária
29 a 31 de julho           Finlândia
20 a 22 de agosto        Alemanha
10 a 12 de setembro    Japão
1º a 3 de outubro         França
22 a 24 de outubro      Espanha
11 a 14 de novembro   Grã-Bretanha

FONTE: CITROËN DO BRASIL - DIRETORIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS E IMPRENSA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

Ranger Tropivan é o utilitário de médio porte da Tropical Cabines