Fiat mostra tecnologias e soluções de mobilidade sustentável no Challenge Bibendum

A Fiat Automóveis apresenta diferentes matrizes energéticas e tecnologias de mobilidade sustentável este fim de semana no Challenge Bibendum, evento internacional que acontece no Rio de janeiro, entre os dias 30/05 e 02/06. Promovido pela Michelin, o evento está em sua 10ª edição e acontece pela primeira vez na América Latina com foco em avaliar os desafios e soluções da mobilidade sustentável.

Veículos elétricos, movidos a célula de combustível de hidrogênio e com tecnologias flex. Protótipos construídos com fibras renováveis de curauá, coco e cana de açúcar, além do único automóvel no mundo que funciona com até quatro combustíveis serão os destaques da fabricante italiana.

A Fiat Automóveis destaca ainda o Novo Uno, que chega ao mercado para ser inovador no design e nas tecnologias voltadas para baixo consumo de combustível e emissões. No estande reservado para as tecnologias Fiat, o visitante poderá conhecer uma versão especial do modelo, com carroceria feita a partir de fibras renováveis de coco e cana de açúcar – o protótipo Uno Ecology.  Mostrando sua preocupação com a questão da mobilidade urbana, a Fiat mostra também o Fiat Doblò adaptado para o transporte de cadeirantes, além de outras novidades.

O Fiat Panda Hidrogênio é um protótipo de veículo elétrico guiado por um powertrain de célula de combustível a hidrogênio, construída com o propósito de uma melhor proposta ambiental. O sistema de célula de combustível produz energia elétrica e água com altíssima eficiência e zero emissões. Ele consiste basicamente em uma Célula de Combustível, produzida pela Nuvera e um conjunto de inovadoras tecnologias auxiliares.

Com força total, o powertrain da Célula de Combustível entrega 60kw, o que leva o veículo atingir uma velocidade superior a 120km/h, com aceleração de zero a 50 km/h em 5 segundos. A capacidade do tanque de hidrogênio garante ao Panda Hidrogênio uma autonomia superior a 200 km em um ciclo urbano. O Panda HyTRAN é a última novidade de um desenvolvimento tecnológico com investimentos do fabricante e da Comunidade Européia no projeto HyTRAN.


A Fiat Automóveis acredita em diferentes matrizes energéticas alternativas a serem utilizadas ao redor do mundo. Na América Latina, as pesquisas e desenvolvimento de produtos são realizados no Pólo de Desenvolvimento Giovanni Agnelli, localizado em Betim (MG), onde trabalham 800 profissionais. O resultado deste trabalho pode ser conhecido em soluções como o FCC II, carro conceito construído com fibras naturais de curauá e motor elétrico. Ele é um laboratório sobre rodas para incentivar a pesquisa com novos componentes. O Palio Weekend Elétrico é outro destaque. Até o momento, 50 unidades já foram produzidas e estão em circulação no Brasil.

O Siena Tetrafuel funciona com qualquer mistura de gasolina ou álcool, gasolina pura, álcool puro e GNV (gás natural veicular). O modelo é outra atração que poderá ser testada em test-drive.

A Fiat Automóveis disponibiliza soluções em conforto e tecnologia em sua completa linha de veículos adaptados a portadores de necessidades especiais no Brasil desde 1996, quando lançou o projeto Autonomy para facilitar ao máximo o acesso dos portadores de deficiência a um carro adequado às suas necessidades. No Challenge Bibendum 2010, a Fiat mostra o Fiat Doblò HLX 1.8, com Plataforma Elevatória Eletro-hidráulica e teto elevado, especialmente adequado por empresas parceiras da fabricante.

Fiat e a mobilidade sustentável
A Fiat Automóveis é líder de vendas no mercado brasileiro de veículos e faz parte de um dos maiores grupos industriais do Brasil, o Grupo Fiat, aliando sua expressão econômica a práticas de responsabilidade social e de respeito ao meio-ambiente amplamente reconhecidas pela sociedade. A história da Fiat é marcada pela inovação, pelo desenvolvimento de tecnologias pioneiras em seus automóveis e pela superação constante dos padrões de qualidade. Esse compromisso está presente em cada ação da Fiat, dentro e fora da empresa, para cumprir a nossa visão: estar entre os principais “players” do mercado e ser referência em excelência em produtos e serviços automobilísticos. Esta visão de desenvolvimento traz consigo o compromisso com a sustentabilidade, visando o equilíbrio dos resultados econômicos com os benefícios sociais e ambientais, para a empresa, os consumidores e a sociedade.

Desde 1990, a Fiat já investiu cerca de US$ 100 milhões em tecnologia e projetos para a preservação e melhoria do meio ambiente no âmbito das atividades industriais. Produtos menos poluentes, processos mais inteligentes e posturas mais firmes com relação à conservação ambiental são alguns dos frutos deste investimento. É como resultado dessa estratégia que a Fiat foi pioneira na introdução da tecnologia flex nos modelos 1.0, no lançamento do Siena Tetrafuel, o primeiro carro brasileiro que pode consumir tanto gasolina e etanol quanto gás natural veicular, e nas pesquisas para o desenvolvimento do Palio Elétrico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010