Honda Civic Type R 2017 estabelece novo recorde de veículos de tração dianteira em Nürburgring






Volta rápida em Nürburgring estabelece recorde de 7 minutos e 43,8 segundos;
Novo motor do Civic Type R entrega 320 cv e 400 Nm de torque
Aerodinâmica avançada entrega o melhor equilíbrio da categoria entre sustentação e aderência
Novo Civic Type R será produzido em Swindon, Reino Unido; Vendas na Europa começam no segundo semestre
Tempo de volta foi alcançado em carro de desenvolvimento, com especificações técnicas que representam o modelo de produção final

Após ter sua versão de produção revelada durante o Salão de Genebra de 2017, o novo Honda Civic Type R estabeleceu um novo recorde de volta para carros de tração dianteira no circuito de Nürburgring Nordschleife, na Alemanha. No dia três de abril de 2017, um modelo de pré-produção completou uma volta no famoso traçado  em 7 minutos e 43,8 segundos.

O tempo de volta foi alcançado durante as etapas finais de testes do modelo, em pista seca, em um ambiente que aperfeiçoou o desempenho de pneus e do conjunto motriz. O novo tempo representa uma melhoria de cerca de sete segundos, se comparado com o modelo anterior.

O novo Civic Type R é parte do programa de desenvolvimento da décima geração do Civic – a maior na história da Honda – e foi projetada para entregar a melhor experiência de condução no segmento de hot hatches, tanto na estrada como em pistas de corrida.

Vários fatores contribuíram para o recorde do novo Civic Type R em Nordschleife. Como base, o aprimorado e refinado motor 2.0 VTEC TURBO, que produz 320 cv e 400 Nm de torque. Novas relações de marcha, mais curtas na transmissão manual de seis velocidades, melhoram a aceleração, enquanto o novo pacote aerodinâmico entrega estabilidade em alta velocidade, com o melhor equilíbrio da categoria entre sustentação e aderência.

A carroceria de alta resistência do novo Civic Type R é 16 kg mais leve que a do modelo anterior, com rigidez torcional 38% superior, que proporciona benefícios significativos na resposta de direção e na estabilidade em curvas. A nova suspensão traseira de multibraços aprimorou a estabilidade em frenagens e reduziu a rolagem total do carro, permitindo frenagens mais próximas das curvas, e o alcance de velocidades altas nestas condições durante a volta.

Ryuichi Kijima, engenheiro chefe de chassi do Honda Civic Type R, explica onde o novo modelo teve as mudanças mais significativas em Nürburgring se comparado com a geração anterior.

“A velocidade em curvas alcançada com o novo Type R é superior, pelo fato do carro ter bitolas e pneus mais largos e um entre-eixos maior, além da nova suspensão traseira por multibraços, que melhora a estabilidade”, explica Kijima-san. “Por exemplo, os pilotos normalmente entram na curva após a Metzgesfeld em velocidades de cerca de 150 km/h. Mesmo nesta curva de média velocidade, o Type R consegue estar cerca de 10 km/h mais rápido, graças à sua excelente estabilidade. Com o desempenho em curvas aprimorado, nós podemos aumentar a velocidade média na volta, fazendo com que o novo Type R alcance tempos mais rápidos.”

O carro de desenvolvimento usado durante o tempo de volta representa tecnicamente a especificação de produção. Um santoantônio flutuante foi instalado por razões de segurança, mas sua presença não proporciona nenhum tipo de rigidez torcional adicional para a carroceria. O peso extra da gaiola foi compensada com a remoção temporária do sistema de entretenimento e dos bancos traseiros. O carro está usando pneus radiais homologados para rua com enfoque em pista.

A produção do novo Civic Type R irá começar no início do segundo semestre no Reino Unido, em Swindon – o polo global de fabricação da décima geração do Civic hatchback. O Civic Type R será exportado para toda Europa, e outros mercados ao redor do mundo, incluindo Japão e Estados Unidos. A chegada na América do Norte marca a primeira vez em que, oficialmente, um Honda Type R é vendido nos EUA.

O vídeo da volta recorde pode ser visto aqui:
Assessoria de imprensa

Rodrigo Leite
Viviane Costa
Marcel Dellabarba

 
Sobre a Honda no Brasil: Em 1971, a Honda iniciava no Brasil as vendas de suas primeiras motocicletas importadas. Cinco anos depois, era inaugurada a fábrica da Moto Honda da Amazônia, em Manaus, de onde saiu a primeira CG, até hoje o veículo mais vendido do Brasil. De lá para cá, a unidade produziu mais de 22 milhões de motos, além de quadriciclos e de motores estacionários que formam a linha de Produtos de Força da Honda no País, também composta por motobombas, roçadeiras, geradores, entre outros produtos. Para facilitar o acesso aos produtos da marca, em 1981 nasceu o Consórcio Honda, hoje a maior administradora de consórcios do mercado nacional, que faz parte da estrutura da Honda Serviços Financeiros, também composta pela Seguros Honda e o Banco Honda. Dando continuidade à trajetória de crescimento, em 1992 chegavam ao Brasil os primeiros automóveis Honda importados. Em 1997, a Honda Automóveis do Brasil iniciava a produção do Civic, em Sumaré (SP), de onde já saíram mais de 1,5 milhão de veículos. Durante esses anos a empresa também inaugurou Centros Educacionais de Trânsito, de Treinamento Técnico, de Distribuição de Peças e de Pesquisa & Desenvolvimento. Estruturou uma rede de concessionárias hoje composta por aproximadamente 1500 endereços. Em 2014, em uma iniciativa inédita no segmento, a Honda inaugurou seu primeiro parque eólico do mundo, na cidade de Xangri-Lá (RS). O empreendimento supre toda a demanda de energia elétrica da fábrica de Sumaré, reduzindo os impactos ambientais das operações da empresa. Em 2015, a Honda Aircraft Company anunciou a expansão das vendas do HondaJet, o jato executivo mais avançado do mundo, para o Brasil. E a segunda planta de automóveis da marca foi construída na cidade de Itirapina (SP) porque muito mais está por vir. Saiba mais em www.honda.com.br e www.facebook.com/HondaBR

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