Em feriados prolongados, excesso de velocidade ainda é vilão
Operação Tiradentes de 2016 registrou 64 mil imagens de veículos acima da velocidade
Chegar ao destino sem atrasos ou imprevistos é um dos principais anseios de quem está em uma viagem, sobretudo nas proporcionadas por feriados prolongados, como o do próximo dia 21 (sexta-feira), Dia de Tiradentes. Pela imprudência de alguns motoristas, quem está em busca de dias de sossego e enfrenta o movimento intenso das rodovias para tal, acaba exposto aos riscos das altas velocidades.
Ainda que esses perigos sejam bastante debatidos, eles não pareceram ter sido suficientes para estimular os motoristas a adotarem posturas de mais cautela no feriado de Tiradentes de 2016. Prova disso foi o registro de cerca de 64 mil imagens de veículos acima da velocidade permitida durante a operação organizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na data. Também houve 5,8 mil autuações por ultrapassagem indevida, manobras que colocam em risco não apenas a vida do motorista que a executa, como também dos demais usuários.
Segundo o diretor da Perkons, empresa de gestão de trânsito, Luiz Gustavo Campos, resultados assertivos na redução de condutas desse teor pressupõem ações integradas de educação, engenharia e fiscalização. “A alta velocidade é, sem dúvida, um fator que agrava as ocorrências. Além de potencializar os riscos da perda de controle do veículo, ela reduz o tempo do motorista para reação e aumenta a distância até a frenagem”, acrescenta.
Lembre sempre da dica de ouro: ir e vir em segurança é o melhor do feriado.
Atendimento à imprensa | Grupo Excom
Beatriz Souza | Mariana Simino
Comentários