Mais ciclovias e calçadas. Retrocesso não!





20 de abril de 2017
 
 
Editorial
 
  
Mais ciclovias e calçadas. Retrocesso não!
 
Um dia após a abertura do Fórum Mundial da Bicicleta, no México, e das comemorações dos 200 anos de invenção da Draisiana, a avó alemã da bicicleta, e que divulgamos a inclusão de um capítulo sobre a bicicleta no Código de Trânsito Brasileiro, acordamos hoje com a informação de que a Prefeitura de São Paulo pretende substituir parte dos 468 km de ciclovias da cidade por ciclorrotas, sugerindo que os ciclistas deverão voltar a compartilhar o asfalto com automóveis, caminhões, ônibus e motocicletas. 
Compartilhar é um conceito interessante, desde que o trânsito seja acalmado, fiscalizado, e tenha suas velocidades reduzidas, para segurança de pedestres, ciclistas, motociclistas e também dos motoristas. Mas não é isso o que se vê nas ruas e avenidas brasileiras, como constatamos, todos os dias, com as notícias sobre atropelamentos e mortes de crianças, jovens e idosos, na maioria dos casos, pedestres, ciclistas e motociclistas. 
Assim, a expansão da rede cicloviária é um ponto de honra para qualquer gestor público que queira melhorar a mobilidade urbana em sua cidade e proteger as vidas de seus moradores. Há um ano questionávamos o então secretário de Transportes da cidade, Jilmar Tatto, sobre a qualidade das ciclovias recém-implantadas, que apresentam, de fato, muitos problemas. Tatto declarou que primeiro se tratava de ocupar espaços até então usados apenas pelos automóveis e que no futuro essas ciclofaixas poderiam ser melhoradas e consolidadas. 
Se há problemas na rede cicloviária paulistana , o que se espera é que o prefeito João Dória e seu secretário de Transportes Sérgio Avelleda trabalhem para corrigí-los e para ampliar a rede cicloviária, de forma a integrá-la aos transportes de massa, tal como fizeram as cidades da Alemanha, Dinamarca e Holanda, citadas pelo "bikeanjo" JP Amaral, em entrevista ao Mobilize. 
Da mesma forma, a melhoria das calçadas  - essa coisa simples, singela, mas sempre abandonada pelas prefeituras  - também é um fator básico para a segurança e conforto de quem caminha, seja uma criança, um idoso, ou uma pessoa com deficiência. Assim, seguimos apoiando a campanha Calçada Cilada, que já flagrou mais de mil armadilhas nas calçadas do país. A maratona segue até o final de abril e está aberta à participação de qualquer pessoa. Basta usar o app Colab, fotografar e registrar a #cilada.

Por fim, lembramos que nesta sexta-feira (28) ocorrerão bicicletadas em todo o mundo, inclusive aqui no Brasil e na sofrida cidade de São Paulo. Pedestres e cadeirantes também são bem-vindos :-)  
Marcos de Sousa
Editor do Mobilize Brasil

PS: A foto acima foi sacada no Parque da Juventude, em São Paulo, hoje (20), quando voltávamos do almoço, pedalando em uma ciclovia. É uma bicicletada com arranjos florais (ikebana), que está percorrendo vários bairros da cidade para anunciar a breve inauguração do Centro Cultural Japonês (Japan House), na av. Paulista, agora em maio. Mais uma prova de que as bicicletas já integram a cultura da cidade.
 
Notícias
 
 
Campanha reúne mil 'calçadas ciladas' em duas semanas
 
 
 
Mortes no trânsito sobem 7% em março em SP; atropelamentos fatais 50%
 
 
 
Código de Trânsito Brasileiro pode ganhar capítulo dedicado a ciclistas
 
 
 
Moreelsbrug, a nova ponte para pedestres e ciclistas. Em Utrecht, Holanda
 
 
 
Criador do BikeAnjo, JP Amaral fala sobre bicicletas na Europa
 
 
 
"Ônibus em SP podem estar 100% com combustíveis limpos até 2020"
 
 
 
Campanhas
 
PARCEIRO - CONTRIBUINTE
O Mobilize precisa de você!
 
Destaques
 
 
FERROVIA
Concluído estudo
de viabilidade do trem Brasília-Goiânia
PEDESTRE
Paulo Saldiva defende
mais espaços contínuos
de caminhada

 
Blogs
 
PASSOS E ESPAÇOS
Bogotá, muito além do Transmilenio
ACESSIBILIDADE SOBRE RODAS
As calçadas (maltratadas) pelo Brasil
SAMPAPÉ
Aumentar o número de pessoas caminhando não faz a cidade mais caminhável

 
 
EVENTOS
 
Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito
 
Data: 28/06/2017 à 30/06/2017
 
Local: Centro de Eventos Pro Magno, rua Samaritá, 230, Casa Verde, São Paulo-SP
 
Resumo: O Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito é um evento bienal realizado pela Associação Nacional de Transportes Públicos desde sua primeira edição, em 1978
 
 
Congresso Brasileiro de Medicina de Tráfego
 
Data: 14/09/2017 à 17/09/2017
 
Local: Complexo Costa do Sauípe, Salvador-BA
 
Resumo: Encontro acontece de 14 a 17 de setembro, no Complexo da Costa do Sauípe, com participação de especialistas de todo o Brasil
 
 
 
Motorista, proteja o ciclista, proteja o pedestre.
 
Realização
 
Desenvolvimento
 
Comunicação
 
Patrocínio
 

 
ApoioPrêmio
Empreendedor Social
 
Empresa Vencedora 2º Prêmio Estadão PME

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

Ranger Tropivan é o utilitário de médio porte da Tropical Cabines

Fiat Ducato MultiJet Economy chega ao mercado 10% mais econômico