Mais ciclovias e calçadas. Retrocesso não!





20 de abril de 2017
 
 
Editorial
 
  
Mais ciclovias e calçadas. Retrocesso não!
 
Um dia após a abertura do Fórum Mundial da Bicicleta, no México, e das comemorações dos 200 anos de invenção da Draisiana, a avó alemã da bicicleta, e que divulgamos a inclusão de um capítulo sobre a bicicleta no Código de Trânsito Brasileiro, acordamos hoje com a informação de que a Prefeitura de São Paulo pretende substituir parte dos 468 km de ciclovias da cidade por ciclorrotas, sugerindo que os ciclistas deverão voltar a compartilhar o asfalto com automóveis, caminhões, ônibus e motocicletas. 
Compartilhar é um conceito interessante, desde que o trânsito seja acalmado, fiscalizado, e tenha suas velocidades reduzidas, para segurança de pedestres, ciclistas, motociclistas e também dos motoristas. Mas não é isso o que se vê nas ruas e avenidas brasileiras, como constatamos, todos os dias, com as notícias sobre atropelamentos e mortes de crianças, jovens e idosos, na maioria dos casos, pedestres, ciclistas e motociclistas. 
Assim, a expansão da rede cicloviária é um ponto de honra para qualquer gestor público que queira melhorar a mobilidade urbana em sua cidade e proteger as vidas de seus moradores. Há um ano questionávamos o então secretário de Transportes da cidade, Jilmar Tatto, sobre a qualidade das ciclovias recém-implantadas, que apresentam, de fato, muitos problemas. Tatto declarou que primeiro se tratava de ocupar espaços até então usados apenas pelos automóveis e que no futuro essas ciclofaixas poderiam ser melhoradas e consolidadas. 
Se há problemas na rede cicloviária paulistana , o que se espera é que o prefeito João Dória e seu secretário de Transportes Sérgio Avelleda trabalhem para corrigí-los e para ampliar a rede cicloviária, de forma a integrá-la aos transportes de massa, tal como fizeram as cidades da Alemanha, Dinamarca e Holanda, citadas pelo "bikeanjo" JP Amaral, em entrevista ao Mobilize. 
Da mesma forma, a melhoria das calçadas  - essa coisa simples, singela, mas sempre abandonada pelas prefeituras  - também é um fator básico para a segurança e conforto de quem caminha, seja uma criança, um idoso, ou uma pessoa com deficiência. Assim, seguimos apoiando a campanha Calçada Cilada, que já flagrou mais de mil armadilhas nas calçadas do país. A maratona segue até o final de abril e está aberta à participação de qualquer pessoa. Basta usar o app Colab, fotografar e registrar a #cilada.

Por fim, lembramos que nesta sexta-feira (28) ocorrerão bicicletadas em todo o mundo, inclusive aqui no Brasil e na sofrida cidade de São Paulo. Pedestres e cadeirantes também são bem-vindos :-)  
Marcos de Sousa
Editor do Mobilize Brasil

PS: A foto acima foi sacada no Parque da Juventude, em São Paulo, hoje (20), quando voltávamos do almoço, pedalando em uma ciclovia. É uma bicicletada com arranjos florais (ikebana), que está percorrendo vários bairros da cidade para anunciar a breve inauguração do Centro Cultural Japonês (Japan House), na av. Paulista, agora em maio. Mais uma prova de que as bicicletas já integram a cultura da cidade.
 
Notícias
 
 
Campanha reúne mil 'calçadas ciladas' em duas semanas
 
 
 
Mortes no trânsito sobem 7% em março em SP; atropelamentos fatais 50%
 
 
 
Código de Trânsito Brasileiro pode ganhar capítulo dedicado a ciclistas
 
 
 
Moreelsbrug, a nova ponte para pedestres e ciclistas. Em Utrecht, Holanda
 
 
 
Criador do BikeAnjo, JP Amaral fala sobre bicicletas na Europa
 
 
 
"Ônibus em SP podem estar 100% com combustíveis limpos até 2020"
 
 
 
Campanhas
 
PARCEIRO - CONTRIBUINTE
O Mobilize precisa de você!
 
Destaques
 
 
FERROVIA
Concluído estudo
de viabilidade do trem Brasília-Goiânia
PEDESTRE
Paulo Saldiva defende
mais espaços contínuos
de caminhada

 
Blogs
 
PASSOS E ESPAÇOS
Bogotá, muito além do Transmilenio
ACESSIBILIDADE SOBRE RODAS
As calçadas (maltratadas) pelo Brasil
SAMPAPÉ
Aumentar o número de pessoas caminhando não faz a cidade mais caminhável

 
 
EVENTOS
 
Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito
 
Data: 28/06/2017 à 30/06/2017
 
Local: Centro de Eventos Pro Magno, rua Samaritá, 230, Casa Verde, São Paulo-SP
 
Resumo: O Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito é um evento bienal realizado pela Associação Nacional de Transportes Públicos desde sua primeira edição, em 1978
 
 
Congresso Brasileiro de Medicina de Tráfego
 
Data: 14/09/2017 à 17/09/2017
 
Local: Complexo Costa do Sauípe, Salvador-BA
 
Resumo: Encontro acontece de 14 a 17 de setembro, no Complexo da Costa do Sauípe, com participação de especialistas de todo o Brasil
 
 
 
Motorista, proteja o ciclista, proteja o pedestre.
 
Realização
 
Desenvolvimento
 
Comunicação
 
Patrocínio
 

 
ApoioPrêmio
Empreendedor Social
 
Empresa Vencedora 2º Prêmio Estadão PME

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010