ZF EM CONGRESSO DE ENGENHARIA


PROTÓTIPO DE CHASSI COM AVANÇADAS TECNOLOGIAS

FOI DESTAQUE DA ZF EM CONGRESSO DE ENGENHARIA

27/10/2008 - Para mostrar a abrangência de sua linha de produtos, a sistemista ZF mostrou no Congresso SAE BRASIL 2008, realizado em outubro, em São Paulo, um protótipo de chassi de caminhão montado com algumas das mais recentes tecnologias para veículos comerciais. O moderno chassi inclui a transmissão automatizada ZF-AS Tronic com retardador ZF Intarder, o sistema IFS (que combina suspensão dianteira independente com um módulo de suspensão pneumática), direção hidráulica ZF Servocom e também um sistema de nivelamento da cabine.

As tecnologias desenvolvidas pela Divisão ZF Sachs também foram destaque no congresso, como as embreagens XTend com compensação automática de desgaste para veículos comerciais leves e pesados, o mancal concêntrico ConAct de acionamento pneumático para embreagens de caminhões pesados e o volante de duas massas para vans.

Outra novidade apresentada foi a polia com amortecedor para motores de veículos comerciais. Assim como nos discos de embreagem, o amortecedor integrado à polia absorve as vibrações torsionais produzidas pelo motor impedindo que elas sejam transmitidas às correias e demais periféricos, o que proporciona maior durabilidade e eficiência a esses componentes.

A ZF Sachs também mostrou a embreagem bidisco para aplicação em carros esportivos de alto desempenho, produto que concilia alta capacidade de transmissão de torque e dimensões reduzidas, bem como o sistema de acionamento hidráulico para embreagens de automóveis composto por cilindros mestre e escravo de carcaça plástica, tubulação e garfo modular.

O Grupo ZF é um dos líderes mundiais no fornecimento de sistemas de transmissão e tecnologia de chassis para o setor automotivo. Com mais de 57 mil colaboradores e 119 operações em 25 países, o grupo registrou vendas de 12,7 bilhões de euros em 2007. Na América do Sul, faturou R$ 1,5 bilhão em 2007, conta com cerca de 4.700 colaboradores e possui unidades em Sorocaba (SP), São Bernardo do Campo (SP), Araraquara (SP), Belo Horizonte (MG) e San Francisco (Argentina). Fabrica transmissões para veículos comerciais, sistemas de direção, sistemas de embreagens, amortecedores e componentes de chassis para veículos comerciais e de passeio, além de eixos e transmissões para máquinas agrícolas e reversores marítimos.


Crédito da imagem: arquivo ZF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010