CHEVROLET CAMARO



Chevrolet Camaro conversível mescla um projeto futurista com linhas clássicas

28/10/2008

É quase impossível não se impressionar com o carro-conceito do Camaro conversível, uma das estrelas do estande da Chevrolet no Salão Internacional do Automóvel, no Pavilhão do Parque Anhembi, em São Paulo.

Ele chama mesmo a atenção, a começar pelo visual externo: a carroceria é pintada na cor laranja Hugger perolizada, com duplas faixas esportivas na cor cinza; a borda do pára-brisa possui um acabamento brilhante anodizado; as rodas dianteiras de 21 polegadas e as traseiras de 22 têm cinco raios e detalhes em vermelho na parte externa.

O Camaro conversível mescla detalhes de um projeto futurista com as linhas clássicas, herança já conhecida do Camaro - dianteira longa e traseira curta dão ao veículo uma bela aparência. O conversível ainda compartilha as dimensões externas da versão cupê, exceto na borda do vidro dianteiro que foi modificada para acomodar o teto conversível.

Alguns detalhes adicionais de projeto do carro-conceito do Chevrolet Camaro incluem:

• Capota sobre o teto conversível

• Luzes traseiras com LED

• Spoiler traseiro com LED

• Tampa de abastecimento de combustível do tipo "competição"

• A grade arredondada dianteira do capô, inspirada no Corvette Z06

• Maçanetas das portas em alumínio pintadas na cor do veículo

• Rodas dianteiras de 21 polegadas e traseiras de 22 polegadas

Sob o capô do Chevrolet Camaro conversível está um motor V8, que transmite a potência às rodas traseiras através da transmissão manual. Ele também está equipado com um sistema de suspensão independente nas quatro rodas e freios a disco nas quatro rodas.

Um esportivo que mexe com a emoção das pessoas

Ed Welburn, vice-presidente de projeto global da General Motors, observa que o carro-conceito Camaro conversível mexe com o emocional das pessoas à primeira vista. "É simplesmente aquele carro que você quer ter na sua garagem. Se este Camaro conversível não fizer seu coração bater mais rápido. Você deverá consultar um médico oftalmologista ou um cardiologista, porque certamente você está com algum problema", salienta.

A expectativa da GM é que este modelo comece a ser produzido em série a partir de 2009.

O contraste de cores claras com escuras do interior realça ainda mais este Chevrolet Camaro conversível, sobretudo quando a capota está abaixada. Os bancos dianteiros são de couro na cor prata com detalhes de camurça Alcântara, e encostos pretos. "As cores internas com tonalidade clara sobre o escuro transmitem o espírito de liberdade e prazer, que é personificado por um Camaro conversível", avalia Micah Jones, projetista responsável pelo visual interno do veículo.

O painel de instrumentos do carro-conceito Camaro conversível é inspirado na primeira geração do modelo. Os medidores redondos são tridimensionais e têm fundo branco, com ponteiros vermelhos. Há ainda um interruptor de ignição separado para dar partida ao motor.

Outro destaque do interior do veículo é o acabamento de alumínio acetinado nos difusores de ar, nos puxadores dos bancos e nas fivelas do cinto de segurança. A alavanca de mudanças e os pedais são feitos de alumínio maciço, enquanto o volante possui um desenho complexo de três raios.

Para a geração ‘Baby Boomer', o Camaro é único

O Chevrolet Camaro original foi apresentado à geração "Baby Boomer", nome dado aos americanos filhos do Pós-2ª Guerra Mundial. Esta geração era composta pelas pessoas nascidas entre 1946 e 1964, e que foram importantes na formação dos consumidores dos Estados Unidos. Jovens, individualistas e inconstantes, os "Baby Boomers" conduziram mudanças fundamentais nos hábitos de consumo da indústria automotiva.

O Chevrolet Camaro chegou nesta época e atendeu aos anseios desses consumidores, porque tinha atributos como esportividade e potência, características encontradas apenas em carros mais caros, menores e esportivos estrangeiros.

O Chevrolet Camaro representou um carro esportivo, dimensionado para a vida real que foi possível ser atingida por quase todos. Uma lista quase infinita de combinações de dispositivos opcionais, cores e acabamento, permitiu que os proprietários "customizassem" seu Camaro de acordo com seu gosto exato.

Como os "Boomers" passaram a transitar em grandes veículos para acomodar suas famílias em crescimento, os motoristas mais jovens adotaram os Camaros usados como seus primeiros carros e a terceira e quarta gerações do carro continuaram propiciando prazer e desempenho acessíveis à nova geração de apaixonados. Na verdade, centenas de milhares de proprietários de todas as faixas sociais encontram prazer ao dirigir um Camaro durante os últimos 40 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010