FIAT NO SALÃO 2008 - 2
Fiat no 25º Salão Internacional do Automóvel - II
27/10/2008
Uma das grandes surpresas da Fiat para o Salão do Automóvel é o lançamento das séries especiais Oro e Platino do Idea, que surpreendem pelo nível de personalização, sofisticação e exclusividade.
A Série Especial Oro, que tem como base o Idea ELX 1.4 na cor Bege Savannah, tem como conteúdo estético novas rodas de liga leve com aro de 16 polegadas pintadas em tons de cinza metálico, combinando com os frisos laterais. Já os frisos dos pára-choques vêm na cor Cinza Antracite. O modelo recebeu novas faixas decorativas, exclusivas, nas portas traseiras, além das siglas Oro.
A ponteira do escapamento é cromada. Internamente vem equipado com bancos forrados em couro bege e preto, assim como os painéis de portas. Painel e console central também tem acabamento bicolor em tons de cinza e bege.
Seguindo o mesmo padrão proposto para o modelo anterior, a versão Platino está disponível somente com carroceria na cor Prata Bari. O acabamento externo segue o mesmo padrão da Oro, sendo que seu interior recebeu acabamento em couro cinza para bancos e painéis de portas. Painel e console central tem acabamento bicolor em tons de cinza.
Fiat Stilo Blackmotion
O Fiat Stilo é um carro cuja concepção e construção remete para um modelo que oferece muita tecnologia, conforto, segurança, estilo e extremo prazer ao dirigir. Com alto índice de satisfação entre usuários e proprietários - neste ano, teve um crescimento de 30% em relação ao ano passado. Agora ele ganha uma nova versão para acentuar ainda mais o seu caráter de sofisticação, exclusividade e alto nível de personalização, o Stilo Blackmotion.
Disponível nas cores Preto Vesúvio e Preto Vulcano, ele reúne um grande número de itens de esportividade, conforto e conveniência. A motorização é a 1.8 litro, com 8 válvulas, que oferece 112 cv de potência (a gasolina) e 114 cv (a álcool) a 5.500 rpm, além de um excelente torque de 17,8 Kgfm (gasolina) e 18,5 Kgfm (álcool) a 2.800 rpm.
Entre os inúmeros conteúdos de série que personalizam o Blackmotion estão as rodas de liga leve com pintura exclusiva: com aro de 17" elas foram coloridas na cor Cinza Escuro e trazem pneus na medida 215/50 R17. Ainda externamente, o modelo conta com novos frisos para a grade dianteira e laterais, além de um friso na tampa traseira na cor cinza Dark Shadow. Os vidros escurecidos são Vênus 35 (reduzem ainda mais a radiação direta dos raios ultravioletas) e sobre o teto foi instada uma antena compacta de alta capacidade de recepção de sinal.
Internamente o Stilo Blackmotion reúne o que há de mais moderno em termos de tecnologia, conforto, segurança e bem-estar para os passageiros. Tem câmbio Dualogic® automático com comandos do tipo "borboleta" no volante, proporcionando uma condução mais esportiva e segura. Além disso, traz ar-condicionado automático Dual Temp, direção Dual Drive com assistência elétrica e bancos revestidos parcialmente de couro. Os tapetes, encosto dos bancos dianteiros e soleira das portas, recebem a identificação da versão Blackmotion.
No aspecto segurança o Blackmotion chega muito bem equipado de série. Traz HSD - High Safety Drive - airbag e freios assistidos por ABS. Opcionalmente ainda pode vir equipado com side bags associados a window bags.
Conduzir o Stilo Blackmotion é tarefa das mais agradáveis. Além do interior climatizado automaticamente, ele conta com piloto automático e rádio CD player MP3 Connect Bluetooth, com entrada para iPod/USB. O sistema de som é Hi-Fi - - com subwoofer amplificado. São, ainda, partes integrantes da versão o teto solar elétrico Sky Window e os vidros elétricos dianteiros com função one-touch e antiesmagamento.
Punto T-Jet
Apresentado para o público do Salão em primeira mão, o Punto T-Jet, que chega em breve ao mercado, mostra todas as suas características bem esportivas. Ele é um convite ao fun to drive, ou seja, torna o ato de dirigir um verdadeiro prazer. Isso porque ele concilia alto desempenho e alta tecnologia embarcada.
A experiência de dirigir o Punto T-Jet é única. Sua dirigibilidade é uma das melhores encontradas em motores sobrealimentados - o motor 1.4 16V T-Jet tem 152 cv de potência máxima e 21,1 kgfm de torque máximo. Isso graças a seu turbocompressor de baixa inércia, permitindo rápidas respostas ao comando do acelerador, independente da marcha engatada.
A superesportiva pick-up Strada
A presença da superesportiva pick-up Strada no Salão do Automóvel tem como princípio básico mostrar que praticamente não existe limite para a criatividade dos amantes da esportividade. Desenvolvida pelo Centro de Estilo Fiat, o resultado foi uma pick-up de extremo bom gosto, altíssimo desempenho e visual exclusivíssimo.
A carroceria recebeu pintura especial - tricolt - na cor amarela com pigmentos vermelhos, que foi desenvolvida especialmente para esse carro. Recebeu rodas com aro de 18 polegadas de diâmetro, suspensões reguláveis em altura e kit composto por aerofólio dianteiro, minissaias laterais e pára-choque traseiro. Os faróis são de LEDs e os espelhos retrovisores são os usados em competição.
A tampa da caçamba tem acionamento elétrico e o estepe foi abolido. Para compensar essa ausência, a pick-up vem equipada com um kit elétrico de reparação instantânea de furos de pneu.
O teto solar é elétrico e, internamente, a pick-up recebeu bancos, pedaleiras, volante e pomo da alavanca de mudanças com desenho de acentuada esportividade. O sistema de som, que pertence a linha de acessórios Fiat, conta com rádio com CD player e alto-falantes de 8 polegadas. No painel foi instalado um sistema de navegação por satélite (GPS) desenvolvido pela Magneti Marelli.
O motor de 1,8 litro passou a ser equipado com um turbocompressor e a potência passou dos 114 cv originais para impensáveis 300 cv de potência. O conjunto de escapamento foi substituído por outro feito de aço inox com duas polegadas e meia de diâmetro.
Linea Monte Bianco
Desenvolvido a partir da linha de acessórios Fiat o Linea Monte Bianco mostra, em parte, a personalização possível usando apenas Acessórios Genuínos desenvolvidos pela Fiat Automóveis. São itens especialmente concebidos para o modelo recém lançado no mercado nacional.
Pintado na cor especial branco pérola, com pigmentos azuis, o Linea Monte Bianco está equipado com rodas de 17 polegadas de diâmetro, que proporcionam um aspecto de grande esportividade ao veículo. Ainda externamente, recebeu kit Fiat aerodinâmico - spoiler dianteiro, minissaias laterais, spoiler traseiro e aerofólio sobre a tampa traseira - e soleira das portas personalizadas. As lâmpadas dos faróis com máscara negra são bluevision e as lanternas traseiras são fumê.
Além dos Acessórios da linha Fiat, a parte interior do Linea Monte Bianco, assim como os bancos, recebeu forração de couro ultraleather e ultrasuede, sempre combinando dois tons de bege. Um DVD de teto complementa os itens de conforto do carro.
A grande vantagem de personalizar o modelo com Acessórios Genuínos Fiat é que todos os itens foram especialmente desenvolvidos para aquele modelo específico. Preservam as características originais do carro, que não perde a garantia, tem instalação rápida, segura e garantia de um ano. Todo Acessório Genuíno Fiat passa por um mínimo de seis meses de testes na engenharia da empresa para certificar sua qualidade.
O motor é o mesmo que equipa a versão top do Linea, o 1.4 T-Jet com turbocompressor que desenvolve 152 cv de potência a 5.500 rpm e torque máximo de 21,1 kgfm entre 2.250 a 4.500 rpm. O filtro de ar original foi substituído por outro de alto desempenho e formato cônico. O sistema de escapamento foi retrabalhado passando a usar tubos de duas polegadas e meia de diâmetro confeccionado em aço inox.
Punto Hot Wheels®
O primeiro carro Hot Wheels® em tamanho real do Brasil tem como base o Punto. Esse projeto nasceu de um concurso cultural, fruto de uma parceria estabelecida da Fiat Automóveis com a Mattel do Brasil, que tinha como missão desenvolver um protótipo, em escala real (escala 1:1), aplicado a um Fiat Punto HLX.
O veículo vencedor - o Ícaro - foi desenvolvido por estudantes de engenharia mecânica e desenho industrial da Universidade Estadual Paulista - a UNESP de Bauru. Ele apresenta traços fortes da marca e visual inovador, que transmite todas as características de Hot Wheels®. O motor passou por transformações significativas - 1.8 Turbo 8V, com potência estimada em 300 cv a 5.800 rpm e torque máximo, também estimado, de 38 kgfm a 4.700 rpm, para maximizar seu desempenho. Traz rodas de liga-leve aro 18" e, no interior, os bancos em couro preto são "incendiados" por detalhes laranja avermelhados, que também aparecem nos encostos de cabeça, portas, bancos e demais detalhes do painel e câmbio. O Neon Quente acende e percorre o painel frontal, destacando seu interior e dando um toque radical, em sintonia com o que há de mais marcante quando se fala em Hot Wheels®.
Fiat Siena Tetrafuel
Desde a sua instalação no Brasil a trajetória da Fiat Automóveis vem sendo marcada pelo pioneirismo no que diz respeito a modelos, conceitos e tecnologia, sempre com respeito ao meio ambiente. Para citar um dos ineditismos da marca basta lembrar que a empresa foi a primeira montadora do mundo a lançar um carro que pode rodar com quatro combustíveis. E ele está no Salão do Automóvel.
O Fiat Siena 1.4 Tetrafuel roda com álcool hidratado; gasolina brasileira (que tem a adição de álcool); gasolina pura, como a encontrada em outros países da América Latina e Europa; e, finalmente, Gás Natural Veicular, conhecido como GNV.
A utilização desse amplo espectro de combustíveis só foi possível em virtude da marca conseguir que uma única central eletrônica os gerencie de forma integrada. Eles são alternados de acordo com a necessidade do momento, sem que o motorista precise interferir no processo. Quem decide qual o combustível mais adequado a cada instante é a central eletrônica do motor.
O sistema, que foi desenvolvido em parceria com Magneti Marelli, seleciona o melhor combustível para cada condição sempre privilegiando economia. A primeira opção é o GNV. Caso o sistema detecte a necessidade de utilizar outro combustível - por exemplo, em momentos de fortes acelerações -, a central faz a passagem para outro combustível de forma suave e automática. No entanto, qualquer que seja a alternativa utilizada o carro mantém desempenho uniforme e convincente.
Palio Weekend Elétrico
O Palio Weekend Elétrico nasceu de uma parceria firmada entre a Fiat Automóveis, a hidrelétrica Itaipu Binacional e a empresa suíça KWO, além de outros colaboradores provenientes de empresas de tecnologia e instituições de pesquisa. A deliberação de fazê-lo funcionar unicamente com eletricidade é reflexo do momento que a indústria automobilística vivencia na busca por uma alternativa definitiva de energia limpa e de baixo custo.
O Palio Weekend Elétrico é totalmente movido a energia elétrica. Ele está equipado com um motor que gera potência máxima de 15 Kw (20 cv) e torque máximo de 50 Nm (5,1 kgfm). Sua energia é proveniente de uma bateria de níquel, situada no fundo do porta-malas, e sua autonomia é de 120 km.
Externamente o Palio Weekend Elétrico é idêntico às versões que são movidas a combustível líquido ou gasoso. Porém, é no interior que ele se diferencia dos demais modelos com motor de combustão interna. Ao invés da tradicional alavanca de mudanças de marchas, há um artefato do tipo joystick que pode ser posicionado em três posições - Drive, Neutro e Ré.
Fiat na era da conectividade
Blue&MeTM NAV e Blue&MeTM são apenas alguns grande recursos de funcionalidade e conectividade existentes na linha Fiat. Estes sistemas indicam caminhos futuros a serem trilhados em termos de tecnologia de navegação, comunicação e entretenimento no mercado mundial. Trata-se de uma da extensão das facilidades existentes em casa ou no escritório para dentro do carro.
O visitante do Salão do Automóvel pode testar Blue&MeTM NAV, que faz sua estréia no Fiat Linea e agrega todas as funcionalidades do Blue&MeTM (que surgiu no mercado brasileiro com o Fiat Punto) a um moderno sistema de navegação por satélite GPS. Com o equipamento o motorista além de comunicação por voz terá perfeita orientação de trajetos por meio de pictogramas que aparecem no display do quadro de instrumentos do carro. Com fidelidade ele indica a direção a ser seguida, o nome da próxima rua, tudo orientado por voz.
Os mapas vêm carregados em um pen drive de dois gigabytes que acompanha o kit de bordo. Na sua versão mais recente traz a cobertura de 111 cidades no território nacional, perfazendo mais de 48 mil quilômetros de vias de rodagem. Ainda existem mais 709 cidades interligadas por meio de rodovias e 3.800 pontos de interesse (POIs) que estão divididos em 15 categorias.
Ducato Motorhome
A Fiat Automóveis apresenta o Ducato Motorhome, uma variação do modelo Maxicargo (12m3). Externamente, não sofre nenhuma alteração, mas por dentro, o modelo traz uma casa completa: banheiro com chuveiro, box, privada e pia. A cozinha inclui fogão, pia, refrigerador e forno de microondas. Na sala, um sofá cama para casal e TV LCD, além de armários diversos.
O Ducato Motorhome traz ainda ABS, Air bag, ar-condicionado, porta traseira com abertura 270o, bancos revestidos em couro, GPS e câmera de ré. O veículo foi construído especialmente para o Salão do Automóvel e comprova a versatilidade de uso do modelo fabricado pela Fiat.
Palio Rally
Dentro do Espaço Adventure um lugar de destaque está reservado para o Palio Rally. O modelo é o atual campeão brasileiro por antecipação na categoria N3 - carros de até 2.0 litros, com tração 4x2 e sem preparação. O Palio 1.8R campeão é pilotado pela dupla Luis Tedesco e Raphael Furtado.
O Fiat Palio tem um invejável histórico de títulos obtidos entre campeonatos nacionais e sul-americanos. Ao longo de 13 anos de participações nos campeonatos de Rally de Velocidade a marca conquistou nada menos que 27 triunfos.
Em 2008 a Fiat Automóveis também está disputando o Campeonato Brasileiro com a dupla Fábio Dall'Agnol e Marcelo Dalmut, na categoria N2, e no Campeonato Mineiro com a dupla Eduardo Cunha e Eduardo da Silva, também na categoria N2. Em uma atitude de incentivo ao esporte a marca premiou, em todas as etapas dos campeonatos Mineiro e Paulista, os cinco primeiros colocados da categoria N2 - carros até 1.6 sem preparação - que participaram das provas com um modelo Fiat.
Participar de maneira efetiva das competições de Rally, esporte que exige demasiadamente de carros, equipes e pilotos, é a melhor forma da Fiat Automóveis manter em constante desenvolvimento novas tecnologias. E os resultados obtidos nas provas evidenciam a resistência e robustez dos produtos Fiat.
Comentários