VOLKSWAGEN NO SALÃO 2008



Mundo Volkswagen leva diversas atrações ao Salão do Automóvel

17/10/2008

Os carros não são as únicas estrelas no estande da Volkswagen do Brasil no 25º Salão Internacional do Automóvel, que acontece de 30 de outubro a 9 de novembro, no Pavilhão de Exposições Anhembi, em São Paulo. As atrações tecnológicas e de entretenimento também tomam conta do espaço da marca.

No estande de 1.760 m², o maior da mostra, interatividade é a palavra de ordem. Além dos importantes lançamentos e dos inovadores carros-conceito, o Mundo Volkswagen também irá oferecer uma série de atrações diferenciadas para o público. Shows, área de entretenimento para crianças, robôs dançarinos e desenhistas, e o Espaço Mulher são alguns dos destaques da marca, que se caracteriza cada vez mais pela inovação.

Jovens consultores do público

Pela quarta vez consecutiva, a Volkswagen do Brasil também leva jovens universitários para atuar como consultores do público em seu estande. Os 100 estudantes dos cursos de Administração Geral, Administração com ênfase em R.H., Design, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Marketing, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica e Engenharia Automobilística, esclarecerão quaisquer dúvidas que os visitantes possam ter.

Eles passaram por um treinamento intenso de aproximadamente dois meses na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), e aprenderam tudo sobre a marca e os veículos Volkswagen. Além de aproximar a empresa e o público jovem, o programa proporciona o primeiro emprego para muitos universitários, que adquirem experiência profissional.

Design ao vivo

Outra atração do Mundo Volkswagen será o mini Centro de Design que funcionará durante o Salão. Nele, o visitante poderá acompanhar de perto como é fazer um carro. Profissionais da montadora vão não só demonstrar, mas também executar as etapas de criação de um novo veículo. Designers desenvolverão sketches (desenhos de carros), cujos traços serão captados por câmeras e transmitidos simultaneamente para dois monitores de 52’. Na sequência, seguindo as etapas de criação, um modelador trabalhará em uma maquete do prótotipo feita de clay – massa própria para criação de modelos de novos projetos.

Outros dois telões de 52’ serão dedicados à realidade virtual. Eles vão expor em detalhes as partes externas e internas de modelos Volkswagen que estarão expostos no Salão, como o Novo Gol, o Voyage, o Passat CC e o Tiguan. O visitante poderá conhecer os modelos com a mesma tecnologia dos softwares usados no Centro de Realidade Virtual da montadora.

Para se aventurar nas letras

A Fundação Volkswagen, entidade responsável pelo investimento social da Volkswagen do Brasil, traz para o Salão do Automóvel o Circuito Literário. O objetivo do projeto é incentivar a leitura e escrita entre crianças e adolescentes, o principal foco de atuação da Fundação Volkswagen há mais de cinco anos.

Com o acompanhamento dos pais, as crianças com idade entre três e seis anos, experimentarão várias formas de interação com os livros a fim de despertar a criatividade e o gosto pela literatura. Os maiores, de sete a 12 anos, participarão da oficina de criação de livros. Eles serão orientados por monitores sobre como iniciar a produção de um livro, desde a escolha do gênero literário até a criação de personagens.

Os participantes receberão um login e uma senha para entrarem no Circuito Literário e iniciarem suas histórias. O resultado será impresso no próprio espaço. Com a senha que receberam, eles poderão finalizar o livro em qualquer outro computador.

Serão 30 crianças por sessão. Os 10 melhores trabalhos serão premiados com um vale no valor de R$ 500,00 para a compra de material escolar ou livros. No final do circuito, as crianças ainda recebem como brinde uma bolsa com um manual da nova ortografia da língua portuguesa.

Um mini Gol?

Ele é exatamente igual ao Novo Gol, a não ser por um detalhe que todo mundo vai perceber facilmente: o tamanho. Feito também para entreter as crianças, a versão reduzida do maior campeão de vendas do País mede 2,65 m de comprimento por 1,25 m de largura e 1,10 m de altura. Com carroceria de quatro portas, o carrinho também está equipado com um motor 1.0, próprio de minicarros – foi uma solução encontrada pela engenharia, até porque o propulsor original do Novo Gol não caberia nessa versão menor. O modelo, pensado para atrair as crianças, certamente vai chamar a atenção de muitos adultos.

Especial para as mulheres

Criado em 2006 com exclusividade pela Volkswagen, o Espaço Mulher volta ainda melhor em 2008. Este público tão especial, responsável, direta e indiretamente, por 70% das compras de automóveis, receberá a atenção que merece no Mundo Volkswagen. Lá, elas terão a oportunidade de participar de várias atividades, como o curso de automaquiagem e o de Mecânica Inteligente para Mulheres - um projeto da área de Peças e Acessórios (P&A) da Volkswagen. Ao final de cada sessão, as mulheres poderão levar para casa o kit de maquiagem que utilizaram durante a aula. Receberão também o Manual da Mulher Volkswagen, com todas as informações passadas durante as apresentações, além de dicas de etiqueta no trânsito. As interessadas deverão se inscrever com antecedência, pois serão 10 sessões diárias. Mas enquanto aguardam, elas poderão assistir a desfiles de criações do estilista Waldemar Iódice inspiradas nos modelos da marca.

Capa de Revista

A Revista V, publicação da montadora sobre variedades, também terá um espaço de interação onde qualquer pessoa poderá virar capa de revista. Um estúdio será montado dentro do estande da Volkswagen para que o público seja fotografado. A foto, em pouco segundos, se transformará numa capa da Revista V, que o visitante poderá levar impressa para casa. O processo é possível graças a um programa gráfico que monta automoticamente a capa da revista com qualquer foto e manchete.

Artistas cibernéticos

Da linha de produção para o estande da Volkswagen. Além de carros, a montadora leva para o Salão dois robôs da área de Ferramentaria – que fazem parte de um pedaço da linha de montagem da fábrica. É uma forma de o público ver de perto como são as máquinas que ajudam os funcionários a montar cada modelo. Mas a presença deles não se limita à exposição pura e simples. Os braços mecânicos também mostrarão seus dotes “artísticos”. Eles desenharão os contornos do novo modelo da Volkswagen, o Voyage, num material de acrílico que será distribuído entre o público infantil. E, a cada duas horas, vão parar o estande para dançar ao lado dos universitários e de alguns veículos expostos, em performances especiais do Mundo Volkswagen.

Simuladores

Uma demonstração de tecnologia é a disponilidade de games e simuladores de última geração no Mundo Volkswagen. O Polo Drifter se baseia numa disputa entre três participantes num game multifuncional com telas de alta definição, pedais e volante – tecnologia que garante mais realismo ao jogador.

O outro simulador disponível para os visitantes de todas as idades é o GTI Power Slider. Nele, o piloto dirige o modelo GTI por uma pista de prova virtual explorando de maneira real todos os componentes do carro, como direção, freios e acelerador.

Vamos às compras?

A Volkswagen Tech, linha completa de acessórios da montadora, levará ao Salão um showroom com diversos produtos. Além de acessórios para personalizar o veículo, uma linha exclusiva de conveniência também estará disponível para os visitantes. Assim, o cliente Volkswagen poderá encontrar tanto equipamentos de tecnologia e esportividade para tunar seu veículo, quanto camisetas, bonés, mochilas, squeezes e botas.

Outros itens que poderão ser adquiridos no estande da montadora são os produtos da VW Collection, linha criada e, até agora, comercializada dentro das unidades da empresa. No espaço, são encontrados bolsas, chaveiros e camisetas com estampas criadas pelos designers da montadora. Este ano, a Volkswagen vai levar estas novidades para fora da fábrica, proporcionando a compra destes itens exclusivos no Salão.

Os clientes da Volkswagen poderão também utilizar seu Volkswagen Card. Com ele, 5% do valor da compra do consumidor é revertido em bônus para usar em algum tipo de serviço ou adquirir peças originais Volkswagen, e até veículos da marca.

Os clientes poderão ainda consultar as diversas formas de financiamento do Banco Volkswagen com os analistas presentes no estande.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010