SALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL 2008

Para todos os gostos e os mais diversos estilos

26/10/2008

Edição deste ano apresenta não só as grandes novidades das montadoras, mas também um leque de inovações que irão tornar a visita ainda mais agradável

São Paulo, outubro de 2008 - Lançamentos e novidades serão os pontos fortes do 25º SALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL DE SÃO PAULO 2008, o maior e mais completo evento da indústria automobilística da América Latina, organizado e promovido pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, de 30 de outubro a 9 de novembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo (SP).

Os números deste ano prometem o maior SALÃO da história. São 170 expositores apresentando suas novidades a um público estimado em 600 mil visitantes. Das cerca de 40 marcas confirmadas para o evento, todas já anunciaram lançamentos que irão mexer com a imaginação dos visitantes.

Além dos estandes das marcas participantes, o público encontrará inovações que visam garantir mais conforto e comodidade, como ilhas de descansos espalhadas pelo Pavilhão. A organização também disponibiliza transporte gratuito da estação de metrô Tietê até o Anhembi, tendo início uma hora antes da abertura da feira e até uma hora após o fechamento.

"Nesta edição, pela primeira vez os ingressos puderam ser comprados antecipadamente pela Internet. Providenciamos melhoras na sinalização dentro do Anhembi e também um Centro de Serviços aos Visitantes para fornecer informações sobre trânsito e transporte, além do suporte necessário para que a visita seja o mais agradável possível", destaca o presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, Juan Pablo De Vera. "Além disso, a partir desse ano, o SALÃO DO AUTOMÓVEL faz parte do calendário de eventos Motorshow da OICA (Organização Internacional de Fabricantes de Veículos Automotores), que reúne as associações nacionais dos fabricantes de veículos automotores", acrescenta Evaristo Nascimento, Diretor de Feiras da promotora.

O 25° SALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL tem o patrocínio da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e co-patrocínio da ABEIVA (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores) e do SINDIPEÇAS (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores).

Semana do Automóvel agita economia da maior cidade do País

O fim de ano promete ser bem agitado para a economia e o turismo na cidade de São Paulo. A realização do GP do Brasil de Fórmula 1 no mesmo fim de semana da abertura do SALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL prevê a ocupação recorde dos hotéis da cidade.

A São Paulo Turismo (SPTuris) estima que, em 2008, haverá uma taxa de ocupação da rede hoteleira da ordem de 70% com a recepção de cerca de 12 milhões de visitantes, contra 67% de taxa de ocupação em 2007 com 10 milhões de turistas. "Um evento como o SALÃO DO AUTOMÓVEL, que deve ter um público superior a 600 mil pessoas, dentre as quais mais de 40% de turistas, sendo 15% estrangeiros, deve gerar uma renda para a cidade estimada para este ano em mais de R$ 125 milhões", informa o presidente da SPTuris, Caio Luiz de Carvalho.

O presidente da SP Convention & Visitors Bureau, Orlando Souza, destaca o fato de a cidade de São Paulo, que possui 410 hotéis num total de 42 mil quartos, não precisar investir em sua rede hoteleira para atender a grandes demandas como a da Semana do Automóvel. "São Paulo é a única cidade do mundo que não precisa construir hotéis quando sua capacidade hoteleira se esgota, pois cidades vizinhas, como Santos, as do ABC, Guarulhos, Jundiaí e até Campinas conseguem suprir as necessidades, chegando à capacidade de 55 mil quartos", afirma Souza.

As entidades ligadas ao turismo de São Paulo esperam aumentar a receita neste período em aproximadamente R$ 230 milhões contra R$ 200 milhões registrados em 2007.

Carros-conceito desenvolvidos no Brasil serão novidade no SALÃO DO AUTOMÓVEL

Entre os destaques do SALÃO DO AUTOMÓVEL DE SÃO PAULO estão modelos que serão apresentados pela primeira vez e que foram desenvolvidos no País. Estes carros-conceito foram projetados pelas equipes de engenheiros das montadoras no Brasil.

A Renault é uma das marcas que vai mostrar ao público um carro-conceito 100% nacional. Desenvolvido pela Renault do Brasil, o crossover poderá se transformar em diversos tipos de carros, inclusive picape, de acordo com o gosto e as necessidades do motorista. Com design e inovações tecnológicas sem similares no País, o modelo tem linhas que lembram o hatch Sandero da montadora. O modelo está equipado com o propulsor bicombustível 1.6 16V Hi-Flex, reconhecido pelo mercado por conciliar ótimo desempenho com baixo consumo de combustível. Até agora, apenas dois teasers do carro foram mostrados, apresentando pequenos detalhes do modelo.

Entre as montadoras, a Chevrolet também irá apresentar o carro-conceito GPiX, um crossover cupê para os mercados emergentes. O nome GPiX é uma combinação de letras com significado inerente ao modelo: "G", por exemplo, é de global, e "Pix", a abreviatura de "picture", que em inglês significa "imagem". Seria algo como uma "imagem global" de um crossover compacto criado pela Chevrolet no Brasil. Além do design, a Chevrolet também marca com o GPiX a apresentação em primeira mão de uma nova arquitetura-conceito, desenvolvida 100% pela engenharia brasileira da GM e que poderá servir de base para os futuros veículos compactos desenvolvidos para mercados emergentes.

A Fiat do Brasil também vai apresentar um carro conceito assinado por designers brasileiros. O Bugster, protótipo futurista com carroceria de fibras naturais e motor elétrico, segue a mesma linha off-road do FCC, conceito mostrado no Salão de 2006 que antecipou a linha Adventure da marca. O projeto do Bugster se utiliza da nanotecnologia para obter peças mais leves e resistentes. Segundo a montadora, o jipe futurista segue uma tendência que a marca chama de Environment & Fun (Ambiente e Diversão), que prima pela adoção de uma condução de baixo impacto ambiental com diversão ao dirigir.

Novidades em equipamentos e acessórios

Em alta no mercado brasileiro, as empresas que trabalham com equipamentos para carros, como GPS, som e segurança, também marcam presença no SALÃO DO AUTOMÓVEL DE SÃO PAULO.

A Elgin traz ao SALÃO novidades da linha T-LEVO. O lançamento será o N4BT com tecnologia Bluetooth, que permite, entre outras facilidades, atender ligações de celular e transmitir vídeos e músicas, inaugurando um universo de possibilidades de trocas de informação integradas ao GPS. A empresa lança também dois modelos de navegadores - GPS N21 e N22 - que chegam com gravador de trajetos, zoom inteligente e visão noturna automática. O usuário ainda conta com mais de 300 mil pontos de interesse.

Líder no mercado de som para carros, a Pioneer também estará presente ao SALÃO com novidades, como a Linha High-End 2008, composta pelos modelos DEH-P7080BT, DEH-P8080BT e DEH-P9080BT. O principal destaque é o modelo DEH-P8080BT, que possui a tecnologia Bluetooth e entrada USB. A marca ainda mostra a linha 2008 de DVD Players, o DVH-P4080MP e DVH-P6080UB, que, além da reprodução de vídeo, possui entrada USB, interface para iPod - via USB, frente flip-down e entrada auxiliar traseira.

Para a segurança do veículo, a MUL-T-LOCK apresenta, além dos modelos tradicionais, o alarme MVP 447, que conta com a exclusiva função anti-assalto inteligente, que efetua o bloqueio no veículo em caso de assalto sem nenhuma ação do motorista. Outro produto é o alarme MVP 825 com controle em visor LCD, que permite um monitoramento do veículo à distância, ou seja, até 500 metros o usuário consegue monitorar seu veículo.

Programa de Etiquetagem Veicular

Durante o SALÃO será lançado o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE), desenvolvido por um amplo grupo de especialistas no setor automotivo, dentre os quais: Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental Cetesb), Associação Brasileira de Empresas Importadoras de Veículos Automotivos (Abeiva), Inmetro, Petrobras/Cenpes, ANP, Ibama e Conpet (Programa nacional da racionalização do uso dos derivados do petróleo e do gás natural). O objetivo é criar um selo padronizado que informe o consumidor sobre a eficiência energética de cada modelo de veículo, como já acontece no PBE para aparelhos a gás. O novo programa pretende também elevar a quilometragem rodada por litro de combustível.

Além do PBE, o SALÃO DO AUTOMÓVEL apresenta diversos modelos movidos a combustíveis alternativos. Entre as montadoras, a que mais traz novidades é a Fiat com o Siena Tetrafuel e o Palio movido a energia elétrica, este último resultado de uma parceria entre a Itaipu Binacional, a empresa KWO e um conglomerado de universidades e distribuidoras de energia do Brasil, Paraguai e Suíça. No estande da Toyota, é possível conhecer o Fine-T, carro-conceito híbrido movido a célula de combustível, que reduz drasticamente a emissão de gases que provocam o efeito estufa.

Mais informações:

SALÃO DO AUTOMÓVEL
Data:
30 de outubro a 9 de novembro de 2008
Horário: 30 de outubro a 8 de novembro, das 14h às 22h (entrada até às 21h); 9 de novembro, das 11h às 19h (entrada até às 17h)
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana - São Paulo - SP
Ingressos: Adultos e maiores de 12 anos: R$ 30,00 / Crianças de 5 a 12 anos: R$ 20,00 / Menores de 5 anos e maiores de 65 anos: entrada franca
www.salaodoautomovel.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010