Citroën C4 Pallas ganha motor flexível



Modelo mantém os preços inalterados em todas as versões

Lançado há pouco mais de um ano e com vendas superiores a 20 mil unidades no mercado nacional, chega às concessionárias da marca Citroën o C4 Pallas equipado com motor flexível (gasolina-álcool). Integrante da linha Citroën 2009, o C4 Pallas Flex passa a ser oferecido em duas versões de acabamento, GLX e Exclusive, mantendo as características de desempenho, dirigibilidade, conforto e grande oferta de conteúdos de série que consagraram o modelo como um dos mais atrativos sedans do mercado nacional.

“O C4 Pallas representa com exatidão os valores da marca Citroën, como inovação tecnológica, exclusividade e bem estar. A chegada do motor flexível completará nossa gama e nos trará maior competitividade, principalmente nas regiões onde a oferta de etanol tem forte peso na decisão de compra”, afirma Michel Bernardet, diretor comercial da marca.

O novo motor Flex - apto a rodar com 100% álcool, 100% gasolina, ou com a mistura livre dos dois combustíveis -, mantém os 143 cv quando utilizado com gasolina e passa a gerar 151 cv quando utilizado com álcool, sempre a 6.000 rpm. O torque máximo é alcançado a 4.000 rpm – 200 Nm com gasolina e 212 Nm com álcool. Esses números tornaram o C4 Pallas Flex extremamente agradável de dirigir, tanto na cidade quanto na estrada.

Externamente, o modelo recebeu a identificação Flex na vigia traseira direita, além das indicações álcool/gasolina no interior da tampa de abastecimento.

Desenvolvimento

O desenvolvimento do Citroën C4 Pallas Flex foi totalmente elaborado pela Engenharia de Motores Mercosul da marca, com participação efetiva de técnicos da Magneti Marelli.

A “Operação Pallas Flex”, como foi chamada pelos técnicos, teve como objetivo desenvolver dois projetos em paralelo: o C4 Pallas Flex para o mercado brasileiro e o C4 Pallas Flex destinado ao mercado europeu. Para tanto, foram realizadas inúmeras missões, tanto na Europa (França e Finlândia) como em diversas regiões brasileiras (Teresina, Campos do Jordão, Teresópolis). Ao todo, a operação utilizou 30 carros de teste, rodando mais de 300.000 km e realizando inúmeros ensaios e testes, como de partida a frio, partida a quente, calibrações do carro em dinamômetro, acertos às normas de emissões, provas de fadiga e durabilidade, entre outras.

“No desenvolvimento do motor 2.0 16V Flex, além da eficiência nas partidas e da precisão de funcionamento com álcool ou gasolina, buscamos aumentar os valores de potência e torque. Demos atenção especial a aspectos como dirigibilidade e prazer ao dirigir”, explica Stephane Laurent, responsável pela Engenharia de Motores Mercosul.

Entre as alterações necessárias para a transformação do motor 2.0 16V (EW10A) em Flex, estão o remapeamento do calculador (central de gerenciamento eletrônico do motor). A nova calibragem foi desenvolvida especialmente para atender às condições brasileiras e o gosto dos consumidores, que apreciam motores potentes e que ofereçam boas retomadas de velocidade. Não foi uma tarefa difícil: o motor 2.0 16V (EW10A) a gasolina utilizado anteriormente no Citroën C4 Pallas já oferecia potência elevada e uma excelente curva de torque, conseqüência direta do sistema de distribuição de regulagens variáveis (VVT) que permite um preenchimento otimizado das câmaras de combustão, qualquer que seja o regime do motor.

Além do calculador motor, a caixa de câmbio seqüencial auto-active, embora tenha mantido o mesmo escalonamento de marchas, também recebeu uma nova programação de software, específica para o motor flexível.

A escolha da Magneti Marelli como parceira de desenvolvimento foi natural: além de sua competência e know-how no desenvolvimento de motores flexíveis, o motor já utilizava sistema de injeção da marca.

“Outro ponto muito importante foi o início da produção deste motor no Mercosul, o que aumentou o índice de integração local para índices acima de 50%, reduzindo ainda mais os custos de manutenção”, destaca Sérgio Rodrigues, diretor de Pós-Vendas da Citroën do Brasil.

De gasolina para Flex

As principais alterações introduzidas no motor 2.0 16V para transformação em Flex:

· Utilização de sistema de injeção multiponto Magneti Marelli 6KPB (E100), que apresenta, como principal característica, uma evolução no processamento e na memória do calculador motor;

· Cabeçote (incluindo válvulas e sede de válvulas) com tratamento para resistir ao álcool;

· Coletor de admissão modificado, com tubulação e orifícios calibrados para partida a frio;

· Novos pistões e anéis com tratamento de superfície diferenciado;

· Novas bielas, do tipo fraturada;

· Evolução no material das bronzinas;

· Novas velas de ignição de menor grau térmico;

· Giglê de partida a frio adicionado ao coletor. Não houve necessidade de mudanças na tubulação do combustível: ela já havia sido desenvolvida para resistir ao álcool, já que esse combustível é misturado à gasolina vendida no Brasil.

· Caixa de câmbio seqüencial auto-active com nova programação de software, específica para o novo motor;

· Nova bomba de óleo com maior vazão e pressão de trabalho;

· Nova vareta de medição de óleos em material plástico;

· Nova bomba de água em alumínio;

· Bomba de combustível com tratamento especial e recalibrada para trabalhar com maior pressão (4,2 bar), já que o álcool demanda maior pressão de trabalho;

· Reservatório de partida a frio (625 ml) instalado no vão do motor e acionado em temperaturas abaixo de 14 graus. Acima desta temperatura, o motor entra em ciclo Otto com o próprio álcool.

Um modelo completo

O C4 Pallas Flex é um veículo que conta com um amplo pacote de equipamentos, garantindo máxima segurança e conforto aos seus proprietários. São cinco versões no total: 2.0 16V GLX Flex, 2.0 16V GLX Automático Flex, 2.0 16V Exclusive Flex, 2.0 16V Exclusive Automático Flex e 2.0 16V Exclusive Automático Flex com Pack Tecnologique.

As versões GLX Flex (manual e automática) trazem de série:

· Rodas de liga leve aro 16

· Freios a disco nas quatro rodas com ABS + EBD + AFU

· Airbags frontais

· Volante com comandos centrais fixos

· Display do painel translúcido

· Rádio CD player – MP3 frontal com comando no volante

· Computador de bordo multifunções

· Limitador e regulador de velocidade

· Perfumador de ambiente

· Banco do motorista com regulagem de altura e lombar

· Banco traseiro bipartido (1/3 e 2/3)

· Retrovisores externos com regulagem elétrica

· Vidros dianteiros e traseiros elétricos com dispositivo “um toque” e antiesmagamento

· Ventilação traseira com regulagem

· Apoio de braço central dianteiro e traseiro (com porta-objeto)

· Porta-luvas refrigerado e com iluminação

· Brake light

· Fixação ISOFIX para cadeiras de crianças nas laterais dos bancos traseiros

· Faróis com regulagem elétrica

· Chave com dispositivo antifurto transponder

Já as versões Exclusive Flex (manual e automática), trazem a mais que as GLX Flex:

· Detector de obstáculo dianteiro e traseiro

· Revestimento dos bancos em couro

· Faróis com acendimento automático

· Retrovisor interno eletrocromo

· Limpadores do pára-brisas com acionamento automático e indexado à velocidade do veículo

· Retrovisores externos rebatíveis eletricamente

· Ar condicionado digital com regulagem independente (dir./esq.)

· Faróis de neblina

· Ponteira do escapamento cromada

· Soleira cromada

· Revestimento da alavanca do câmbio e do volante em couro

Há ainda o Pack Tecnologique, com os equipamentos a mais que as versões Exclusive Flex (manual e automática):

· Dois airbags laterais dianteiros e dois airbags do tipo cortina

· Alarme

· ESP e ASR

· Banco do motorista com regulagem elétrica

· Faróis de xenônio direcionais

Câmbios adaptados ao estilo de dirigir dos brasileiros

Há duas opções de câmbio: Manual ou Automático Seqüencial. A caixa manual de marchas BE, de cinco velocidades à frente, sofreu alterações para tornar a condução mais ágil nas saídas. Para isso, a engenharia da marca reduziu em 15% a relação do diferencial do modelo em comparação às versões européias.

Já a moderna caixa automática seqüencial AL4, a mesma utilizada no modelo C5, adapta-se perfeitamente ao estilo de condução do motorista e às condições de utilização do C4 Pallas Flex. Graças ao software auto-active, ela escolhe com precisão a programação mais apropriada à situação do momento. O modo automático possui, de fato, dispositivos programados para adaptar o funcionamento da caixa ao programa escolhido (esporte ou economia), às condições externas (relevo da estrada, aderência, carga do veículo, aceleração ou desaceleração) e internas (temperatura e pressão de óleo da caixa, motor frio e outros fatores).

Esta caixa integra, além do mecanismo automático, a possibilidade de um modo “manual”, graças a um comando de velocidades seqüencial. O modo “manual” ou “seqüencial” oferece ao motorista a livre escolha da passagem das velocidades. Para fazer o inverso, basta deslocar lateralmente a alavanca de câmbio para à esquerda. A passagem das velocidades efetua-se por meio de impulso sobre a alavanca: para a frente (+), a mudança de marchas é ascendente (engata-se uma marcha mais alta); para trás (-), a mudança de marchas é decrescente (engatam-se marchas mais baixas). Esta mudança é feita de maneira simples e rápida. O comando seqüencial oferece, portanto, as mesmas vantagens da caixa manual, sem as numerosas ações de desembreagem.

Referência em conjunto de suspensões

O C4 Pallas Flex se beneficia do mesmo conjunto de suspensões da gama C4, reconhecida como uma referência em termos de prazer ao dirigir e segurança.

Esta decisão confere um comportamento de rodagem preciso, contribuindo de forma eficaz para a segurança ativa. Na dianteira é formado por rodas independentes, eixo tipo McPherson com braços inferiores triangulados, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Na traseira é formado por rodas independentes, eixo traseiro com braços estendidos, travessa deformável, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora.

Plenamente adaptado ao Brasil, o C4 Pallas Flex é 10 mm mais alto que o C4 europeu, o que facilita a passagem sobre valetas, lombadas e irregularidades do solo. As leis de amortecimento também foram adaptadas de maneira em otimizar a síntese entre o conforto e o comportamento do veículo.

Completa a boa dirigibilidade a utilização dos competentes pneus Michelin 215/55 R16.

Além disso, o ABS com Distribuidor Eletrônico de Frenagem (REF) e Ajuda à Frenagem de Emergência (AFU) são de série em toda a gama. O ESP (Electronic Stability Program) também é equipamento disponível, sempre acoplado ao ASR (que age em caso de patinagem das rodas).

Uma segurança otimizada para os passageiros

O C4 Pallas Flex, baseado na plataforma do C4, aproveita os mesmos reforços de estrutura e é equipado de série com airbags para o motorista (otimizado na sua forma graças ao volante com comandos centrais fixos) e para o passageiro dianteiro. Oferece, igualmente, airbags laterais para o motorista e o passageiro dianteiro e airbags tipo cortina.

Volante com comandos centrais fixos

Os comandos no volante são repartidos em quatro zonas distintas, cada uma constituída de quatro pushs e de um botão rotativo:

· a zona na parte alta direita agrupa as funções do rádio com regulagem do volume, mudança de estação, procura das estações memorizadas e função mudo;

· na parte baixa direita encontra-se a zona permitindo acessar o menu do display multifunções, que propõe notadamente o computador de bordo;

· na parte superior esquerda, a zona é dedicada ao limitador e ao controlador de velocidade;

· os comandos agrupados em baixo e à esquerda propõem o “black panel”, ou ainda, o comando para a reciclagem do ar.

A buzina se encontra na parte inferior do volante. As funções habituais de direção (iluminação e limpeza do pára-brisa) são mantidas numa posição padrão, com dispositivos de acionamento clássicos.

Exibição ao volante dedicada ao motorista

As informações de direção especificamente dedicadas ao motorista são exibidas na sua frente. É o caso do conta-giros, dos indicadores para os pisca-piscas e dos faróis. De um outro lado, a cor de fundo do conta-giros passa para vermelho para informar que o regime máximo do motor foi atingido.

Integrado à coluna de direção, este display segue as regulagens do volante e permanece assim sempre perfeitamente legível.

Múltiplas vantagens

O volante com comandos centrais fixos apresenta as vantagens a seguir:

· O agrupamento dos comandos no centro do volante libera espaço sobre o painel e contribui para a simplificação e a leveza visual deste último;

· notável ganho em termos de ergonomia, já que os comandos são agrupados numa posição estável e são acessíveis sem tirar as mãos do volante;

· estando instalados no volante, os comandos são particularmente visíveis e permanecem assim mesmo de noite, graças à iluminação dos pictogramas;

· com a parte central do volante sendo fixa, é possível integrar um airbag otimizado na sua forma, para uma melhor proteção do motorista.

Funcionamento simples

A particularidade do volante do C4 Pallas Flex é ser de cubo fixo − o centro do volante não gira junto com o aro. O princípio técnico é simples: uma coroa dentada ligada ao volante é engrenada em um pinhão interno, sendo este ligado à coluna de direção. O intervalo livre entre a coroa e o pinhão é utilizado para ligar entre si os elementos fixos, isto é, o cubo do volante com o suporte da coluna de direção.

Display central translúcido

A implantação do display no centro do painel permite à lâmina translúcida receber perfeitamente a luz. O contraste da exibição se ajusta instantaneamente em função da luminosidade; a legibilidade é perfeita em todas as circunstâncias, tanto de dia quanto de noite, tanto em plena luz quanto na escuridão.

Faróis de xenônio direcionais de dupla função

O C4 Pallas Flex pode também receber como opcional um equipamento ainda raro neste segmento: os faróis de xenônio direcionais de dupla função (baixo e alto).

Quando o veículo entra numa curva, o feixe luminoso ilumina a parte interna desta curva, iluminando zonas antes na escuridão, com ângulos que podem chegar a 15° (8° para o farol externo à curva e até 15° para o farol interno à curva). Eles permitem ver “onde se anda” e ver mais cedo os outros carros ou eventuais obstáculos nas curvas − uma vantagem importante em matéria de segurança, já que, andando a 110 km/h, cada segundo corresponde a uma distância percorrida superior a 30 metros.

Esta orientação do feixe luminoso acrescenta-se à qualidade de iluminação das lâmpadas de xenônio de dupla função (posição farol baixo e alto).

Melhorando a visibilidade do motorista e diminuindo o cansaço visual, esta prestação traz um ganho considerável em matéria de segurança e de prazer de dirigir.

Ajuda ao estacionamento dianteiro e traseiro

Quatro sensores implantados dentro dos pára-choques dianteiro e traseiro informam o motorista a respeito da presença de um obstáculo situado na zona de detecção – sempre em velocidade inferior a 10 km/h. Em função da posição do obstáculo, bips sonoros são emitidos numa freqüência que varia à medida que o veículo se aproxima do obstáculo, chegando até um ruído contínuo, quando este se encontra a alguns centímetros.

O sistema permite, além disso, visualizar as distâncias dos obstáculos no painel.

O regulador e o limitador de velocidade

O regulador e o limitador de velocidade completam estes novos equipamentos de conforto e segurança.

O regulador de velocidade permite manter a velocidade do veículo na velocidade programada sem que o motorista tenha que pisar no pedal do acelerador.

Com o limitador de velocidade, o motorista define uma velocidade máxima a não ser ultrapassada, qualquer que seja a posição de seu pé sobre o acelerador. Caso ele queira pontualmente dirigir além desta velocidade, basta acelerar até o fim de curso do acelerador para ultrapassar o ponto duro situado no fim de curso do pedal de acelerador.

Para o regulador ou o limitador, o motorista regula seu parâmetro de velocidade graças a um comando situado no volante com comandos centrais fixos. Uma exibição no display translúcido permite visualizar a velocidade programada e o estado (ativo/desativo) de cada um dos sistemas.

Conforto e espaço interno garantidos

O espaço interno do C4 Pallas Flex foi concebido de maneira a garantir máximo conforto aos passageiros. Sua organização, a ergonomia e o estofamento dos assentos, o trabalho sobre a insonorização − todos estes elementos, intrínsecos ao veículo, foram tratados de maneira em criar uma atmosfera interna serena.

O C4 Pallas Flex dispõe de equipamentos adequados para reforçar a atmosfera de bem-estar a bordo, tais como o dispositivo perfumador de ambiente.

O dispositivo perfumador de ambiente

A serenidade a bordo do C4 Pallas Flex é acentuada pela presença de um dispositivo perfumador de ambiente, com estilo perfeitamente integrado ao design do painel.

Instalado no aerador central, o dispositivo perfumador de ambiente difunde o aroma escolhido por meio do sistema de climatização e é comandado por meio de um botão rotativo para fechar ou dosar a quantidade de ar perfumado.

Os perfumes se apresentam sob a forma de cartuchos individuais, perfeitamente herméticos, o que permite trocar de aroma a qualquer momento. A vida útil de um cartucho é da ordem de 45 dias com três horas de uso diário.

Três fragrâncias são propostas, todas elaboradas pela Casa Robertet, especializada na composição dos perfumes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010