Citroën C4 Pallas ganha motor flexível



Modelo mantém os preços inalterados em todas as versões

Lançado há pouco mais de um ano e com vendas superiores a 20 mil unidades no mercado nacional, chega às concessionárias da marca Citroën o C4 Pallas equipado com motor flexível (gasolina-álcool). Integrante da linha Citroën 2009, o C4 Pallas Flex passa a ser oferecido em duas versões de acabamento, GLX e Exclusive, mantendo as características de desempenho, dirigibilidade, conforto e grande oferta de conteúdos de série que consagraram o modelo como um dos mais atrativos sedans do mercado nacional.

“O C4 Pallas representa com exatidão os valores da marca Citroën, como inovação tecnológica, exclusividade e bem estar. A chegada do motor flexível completará nossa gama e nos trará maior competitividade, principalmente nas regiões onde a oferta de etanol tem forte peso na decisão de compra”, afirma Michel Bernardet, diretor comercial da marca.

O novo motor Flex - apto a rodar com 100% álcool, 100% gasolina, ou com a mistura livre dos dois combustíveis -, mantém os 143 cv quando utilizado com gasolina e passa a gerar 151 cv quando utilizado com álcool, sempre a 6.000 rpm. O torque máximo é alcançado a 4.000 rpm – 200 Nm com gasolina e 212 Nm com álcool. Esses números tornaram o C4 Pallas Flex extremamente agradável de dirigir, tanto na cidade quanto na estrada.

Externamente, o modelo recebeu a identificação Flex na vigia traseira direita, além das indicações álcool/gasolina no interior da tampa de abastecimento.

Desenvolvimento

O desenvolvimento do Citroën C4 Pallas Flex foi totalmente elaborado pela Engenharia de Motores Mercosul da marca, com participação efetiva de técnicos da Magneti Marelli.

A “Operação Pallas Flex”, como foi chamada pelos técnicos, teve como objetivo desenvolver dois projetos em paralelo: o C4 Pallas Flex para o mercado brasileiro e o C4 Pallas Flex destinado ao mercado europeu. Para tanto, foram realizadas inúmeras missões, tanto na Europa (França e Finlândia) como em diversas regiões brasileiras (Teresina, Campos do Jordão, Teresópolis). Ao todo, a operação utilizou 30 carros de teste, rodando mais de 300.000 km e realizando inúmeros ensaios e testes, como de partida a frio, partida a quente, calibrações do carro em dinamômetro, acertos às normas de emissões, provas de fadiga e durabilidade, entre outras.

“No desenvolvimento do motor 2.0 16V Flex, além da eficiência nas partidas e da precisão de funcionamento com álcool ou gasolina, buscamos aumentar os valores de potência e torque. Demos atenção especial a aspectos como dirigibilidade e prazer ao dirigir”, explica Stephane Laurent, responsável pela Engenharia de Motores Mercosul.

Entre as alterações necessárias para a transformação do motor 2.0 16V (EW10A) em Flex, estão o remapeamento do calculador (central de gerenciamento eletrônico do motor). A nova calibragem foi desenvolvida especialmente para atender às condições brasileiras e o gosto dos consumidores, que apreciam motores potentes e que ofereçam boas retomadas de velocidade. Não foi uma tarefa difícil: o motor 2.0 16V (EW10A) a gasolina utilizado anteriormente no Citroën C4 Pallas já oferecia potência elevada e uma excelente curva de torque, conseqüência direta do sistema de distribuição de regulagens variáveis (VVT) que permite um preenchimento otimizado das câmaras de combustão, qualquer que seja o regime do motor.

Além do calculador motor, a caixa de câmbio seqüencial auto-active, embora tenha mantido o mesmo escalonamento de marchas, também recebeu uma nova programação de software, específica para o motor flexível.

A escolha da Magneti Marelli como parceira de desenvolvimento foi natural: além de sua competência e know-how no desenvolvimento de motores flexíveis, o motor já utilizava sistema de injeção da marca.

“Outro ponto muito importante foi o início da produção deste motor no Mercosul, o que aumentou o índice de integração local para índices acima de 50%, reduzindo ainda mais os custos de manutenção”, destaca Sérgio Rodrigues, diretor de Pós-Vendas da Citroën do Brasil.

De gasolina para Flex

As principais alterações introduzidas no motor 2.0 16V para transformação em Flex:

· Utilização de sistema de injeção multiponto Magneti Marelli 6KPB (E100), que apresenta, como principal característica, uma evolução no processamento e na memória do calculador motor;

· Cabeçote (incluindo válvulas e sede de válvulas) com tratamento para resistir ao álcool;

· Coletor de admissão modificado, com tubulação e orifícios calibrados para partida a frio;

· Novos pistões e anéis com tratamento de superfície diferenciado;

· Novas bielas, do tipo fraturada;

· Evolução no material das bronzinas;

· Novas velas de ignição de menor grau térmico;

· Giglê de partida a frio adicionado ao coletor. Não houve necessidade de mudanças na tubulação do combustível: ela já havia sido desenvolvida para resistir ao álcool, já que esse combustível é misturado à gasolina vendida no Brasil.

· Caixa de câmbio seqüencial auto-active com nova programação de software, específica para o novo motor;

· Nova bomba de óleo com maior vazão e pressão de trabalho;

· Nova vareta de medição de óleos em material plástico;

· Nova bomba de água em alumínio;

· Bomba de combustível com tratamento especial e recalibrada para trabalhar com maior pressão (4,2 bar), já que o álcool demanda maior pressão de trabalho;

· Reservatório de partida a frio (625 ml) instalado no vão do motor e acionado em temperaturas abaixo de 14 graus. Acima desta temperatura, o motor entra em ciclo Otto com o próprio álcool.

Um modelo completo

O C4 Pallas Flex é um veículo que conta com um amplo pacote de equipamentos, garantindo máxima segurança e conforto aos seus proprietários. São cinco versões no total: 2.0 16V GLX Flex, 2.0 16V GLX Automático Flex, 2.0 16V Exclusive Flex, 2.0 16V Exclusive Automático Flex e 2.0 16V Exclusive Automático Flex com Pack Tecnologique.

As versões GLX Flex (manual e automática) trazem de série:

· Rodas de liga leve aro 16

· Freios a disco nas quatro rodas com ABS + EBD + AFU

· Airbags frontais

· Volante com comandos centrais fixos

· Display do painel translúcido

· Rádio CD player – MP3 frontal com comando no volante

· Computador de bordo multifunções

· Limitador e regulador de velocidade

· Perfumador de ambiente

· Banco do motorista com regulagem de altura e lombar

· Banco traseiro bipartido (1/3 e 2/3)

· Retrovisores externos com regulagem elétrica

· Vidros dianteiros e traseiros elétricos com dispositivo “um toque” e antiesmagamento

· Ventilação traseira com regulagem

· Apoio de braço central dianteiro e traseiro (com porta-objeto)

· Porta-luvas refrigerado e com iluminação

· Brake light

· Fixação ISOFIX para cadeiras de crianças nas laterais dos bancos traseiros

· Faróis com regulagem elétrica

· Chave com dispositivo antifurto transponder

Já as versões Exclusive Flex (manual e automática), trazem a mais que as GLX Flex:

· Detector de obstáculo dianteiro e traseiro

· Revestimento dos bancos em couro

· Faróis com acendimento automático

· Retrovisor interno eletrocromo

· Limpadores do pára-brisas com acionamento automático e indexado à velocidade do veículo

· Retrovisores externos rebatíveis eletricamente

· Ar condicionado digital com regulagem independente (dir./esq.)

· Faróis de neblina

· Ponteira do escapamento cromada

· Soleira cromada

· Revestimento da alavanca do câmbio e do volante em couro

Há ainda o Pack Tecnologique, com os equipamentos a mais que as versões Exclusive Flex (manual e automática):

· Dois airbags laterais dianteiros e dois airbags do tipo cortina

· Alarme

· ESP e ASR

· Banco do motorista com regulagem elétrica

· Faróis de xenônio direcionais

Câmbios adaptados ao estilo de dirigir dos brasileiros

Há duas opções de câmbio: Manual ou Automático Seqüencial. A caixa manual de marchas BE, de cinco velocidades à frente, sofreu alterações para tornar a condução mais ágil nas saídas. Para isso, a engenharia da marca reduziu em 15% a relação do diferencial do modelo em comparação às versões européias.

Já a moderna caixa automática seqüencial AL4, a mesma utilizada no modelo C5, adapta-se perfeitamente ao estilo de condução do motorista e às condições de utilização do C4 Pallas Flex. Graças ao software auto-active, ela escolhe com precisão a programação mais apropriada à situação do momento. O modo automático possui, de fato, dispositivos programados para adaptar o funcionamento da caixa ao programa escolhido (esporte ou economia), às condições externas (relevo da estrada, aderência, carga do veículo, aceleração ou desaceleração) e internas (temperatura e pressão de óleo da caixa, motor frio e outros fatores).

Esta caixa integra, além do mecanismo automático, a possibilidade de um modo “manual”, graças a um comando de velocidades seqüencial. O modo “manual” ou “seqüencial” oferece ao motorista a livre escolha da passagem das velocidades. Para fazer o inverso, basta deslocar lateralmente a alavanca de câmbio para à esquerda. A passagem das velocidades efetua-se por meio de impulso sobre a alavanca: para a frente (+), a mudança de marchas é ascendente (engata-se uma marcha mais alta); para trás (-), a mudança de marchas é decrescente (engatam-se marchas mais baixas). Esta mudança é feita de maneira simples e rápida. O comando seqüencial oferece, portanto, as mesmas vantagens da caixa manual, sem as numerosas ações de desembreagem.

Referência em conjunto de suspensões

O C4 Pallas Flex se beneficia do mesmo conjunto de suspensões da gama C4, reconhecida como uma referência em termos de prazer ao dirigir e segurança.

Esta decisão confere um comportamento de rodagem preciso, contribuindo de forma eficaz para a segurança ativa. Na dianteira é formado por rodas independentes, eixo tipo McPherson com braços inferiores triangulados, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Na traseira é formado por rodas independentes, eixo traseiro com braços estendidos, travessa deformável, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora.

Plenamente adaptado ao Brasil, o C4 Pallas Flex é 10 mm mais alto que o C4 europeu, o que facilita a passagem sobre valetas, lombadas e irregularidades do solo. As leis de amortecimento também foram adaptadas de maneira em otimizar a síntese entre o conforto e o comportamento do veículo.

Completa a boa dirigibilidade a utilização dos competentes pneus Michelin 215/55 R16.

Além disso, o ABS com Distribuidor Eletrônico de Frenagem (REF) e Ajuda à Frenagem de Emergência (AFU) são de série em toda a gama. O ESP (Electronic Stability Program) também é equipamento disponível, sempre acoplado ao ASR (que age em caso de patinagem das rodas).

Uma segurança otimizada para os passageiros

O C4 Pallas Flex, baseado na plataforma do C4, aproveita os mesmos reforços de estrutura e é equipado de série com airbags para o motorista (otimizado na sua forma graças ao volante com comandos centrais fixos) e para o passageiro dianteiro. Oferece, igualmente, airbags laterais para o motorista e o passageiro dianteiro e airbags tipo cortina.

Volante com comandos centrais fixos

Os comandos no volante são repartidos em quatro zonas distintas, cada uma constituída de quatro pushs e de um botão rotativo:

· a zona na parte alta direita agrupa as funções do rádio com regulagem do volume, mudança de estação, procura das estações memorizadas e função mudo;

· na parte baixa direita encontra-se a zona permitindo acessar o menu do display multifunções, que propõe notadamente o computador de bordo;

· na parte superior esquerda, a zona é dedicada ao limitador e ao controlador de velocidade;

· os comandos agrupados em baixo e à esquerda propõem o “black panel”, ou ainda, o comando para a reciclagem do ar.

A buzina se encontra na parte inferior do volante. As funções habituais de direção (iluminação e limpeza do pára-brisa) são mantidas numa posição padrão, com dispositivos de acionamento clássicos.

Exibição ao volante dedicada ao motorista

As informações de direção especificamente dedicadas ao motorista são exibidas na sua frente. É o caso do conta-giros, dos indicadores para os pisca-piscas e dos faróis. De um outro lado, a cor de fundo do conta-giros passa para vermelho para informar que o regime máximo do motor foi atingido.

Integrado à coluna de direção, este display segue as regulagens do volante e permanece assim sempre perfeitamente legível.

Múltiplas vantagens

O volante com comandos centrais fixos apresenta as vantagens a seguir:

· O agrupamento dos comandos no centro do volante libera espaço sobre o painel e contribui para a simplificação e a leveza visual deste último;

· notável ganho em termos de ergonomia, já que os comandos são agrupados numa posição estável e são acessíveis sem tirar as mãos do volante;

· estando instalados no volante, os comandos são particularmente visíveis e permanecem assim mesmo de noite, graças à iluminação dos pictogramas;

· com a parte central do volante sendo fixa, é possível integrar um airbag otimizado na sua forma, para uma melhor proteção do motorista.

Funcionamento simples

A particularidade do volante do C4 Pallas Flex é ser de cubo fixo − o centro do volante não gira junto com o aro. O princípio técnico é simples: uma coroa dentada ligada ao volante é engrenada em um pinhão interno, sendo este ligado à coluna de direção. O intervalo livre entre a coroa e o pinhão é utilizado para ligar entre si os elementos fixos, isto é, o cubo do volante com o suporte da coluna de direção.

Display central translúcido

A implantação do display no centro do painel permite à lâmina translúcida receber perfeitamente a luz. O contraste da exibição se ajusta instantaneamente em função da luminosidade; a legibilidade é perfeita em todas as circunstâncias, tanto de dia quanto de noite, tanto em plena luz quanto na escuridão.

Faróis de xenônio direcionais de dupla função

O C4 Pallas Flex pode também receber como opcional um equipamento ainda raro neste segmento: os faróis de xenônio direcionais de dupla função (baixo e alto).

Quando o veículo entra numa curva, o feixe luminoso ilumina a parte interna desta curva, iluminando zonas antes na escuridão, com ângulos que podem chegar a 15° (8° para o farol externo à curva e até 15° para o farol interno à curva). Eles permitem ver “onde se anda” e ver mais cedo os outros carros ou eventuais obstáculos nas curvas − uma vantagem importante em matéria de segurança, já que, andando a 110 km/h, cada segundo corresponde a uma distância percorrida superior a 30 metros.

Esta orientação do feixe luminoso acrescenta-se à qualidade de iluminação das lâmpadas de xenônio de dupla função (posição farol baixo e alto).

Melhorando a visibilidade do motorista e diminuindo o cansaço visual, esta prestação traz um ganho considerável em matéria de segurança e de prazer de dirigir.

Ajuda ao estacionamento dianteiro e traseiro

Quatro sensores implantados dentro dos pára-choques dianteiro e traseiro informam o motorista a respeito da presença de um obstáculo situado na zona de detecção – sempre em velocidade inferior a 10 km/h. Em função da posição do obstáculo, bips sonoros são emitidos numa freqüência que varia à medida que o veículo se aproxima do obstáculo, chegando até um ruído contínuo, quando este se encontra a alguns centímetros.

O sistema permite, além disso, visualizar as distâncias dos obstáculos no painel.

O regulador e o limitador de velocidade

O regulador e o limitador de velocidade completam estes novos equipamentos de conforto e segurança.

O regulador de velocidade permite manter a velocidade do veículo na velocidade programada sem que o motorista tenha que pisar no pedal do acelerador.

Com o limitador de velocidade, o motorista define uma velocidade máxima a não ser ultrapassada, qualquer que seja a posição de seu pé sobre o acelerador. Caso ele queira pontualmente dirigir além desta velocidade, basta acelerar até o fim de curso do acelerador para ultrapassar o ponto duro situado no fim de curso do pedal de acelerador.

Para o regulador ou o limitador, o motorista regula seu parâmetro de velocidade graças a um comando situado no volante com comandos centrais fixos. Uma exibição no display translúcido permite visualizar a velocidade programada e o estado (ativo/desativo) de cada um dos sistemas.

Conforto e espaço interno garantidos

O espaço interno do C4 Pallas Flex foi concebido de maneira a garantir máximo conforto aos passageiros. Sua organização, a ergonomia e o estofamento dos assentos, o trabalho sobre a insonorização − todos estes elementos, intrínsecos ao veículo, foram tratados de maneira em criar uma atmosfera interna serena.

O C4 Pallas Flex dispõe de equipamentos adequados para reforçar a atmosfera de bem-estar a bordo, tais como o dispositivo perfumador de ambiente.

O dispositivo perfumador de ambiente

A serenidade a bordo do C4 Pallas Flex é acentuada pela presença de um dispositivo perfumador de ambiente, com estilo perfeitamente integrado ao design do painel.

Instalado no aerador central, o dispositivo perfumador de ambiente difunde o aroma escolhido por meio do sistema de climatização e é comandado por meio de um botão rotativo para fechar ou dosar a quantidade de ar perfumado.

Os perfumes se apresentam sob a forma de cartuchos individuais, perfeitamente herméticos, o que permite trocar de aroma a qualquer momento. A vida útil de um cartucho é da ordem de 45 dias com três horas de uso diário.

Três fragrâncias são propostas, todas elaboradas pela Casa Robertet, especializada na composição dos perfumes.

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