FIAT NO SALÃO 2008 - 1



Fiat no 25º Salão Internacional do Automóvel - I

27/10/2008

A presença da Fiat Automóveis no 25º Salão Internacional do Automóvel que acontece no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo, de 30 de outubro a 10 de novembro, é marcada por um estande que reflete a marca no País: uma gama completa de produtos, tecnologia de última geração, design, pioneirismo, novas tendências e preocupação com o meio ambiente.

Os destaques que a marca traz para este Salão, as novidades que estão chegando e tecnologias para o futuro poderão ser vistas em um espaço de 2.750m2. O estande é dividido em várias áreas, como a Biosfera, onde a Fiat coloca suas versões Adventure muito próximas da natureza; Tecnologia a serviço do Meio Ambiente, onde estão os modelos com combustíveis alternativos e o Auditório Tecnológico, onde o visitante poderá participar de um Quiz com perguntas sobre o grande lançamento da marca este ano, o Fiat Linea. Além disso, linhas pelo chão confirmam a Conectividade que cada vez mais marca forte presença nos produtos Fiat. Isso tudo leva o público presente a contemplar, de perto, um dos melhores exercícios de design, tendências e tecnologia do mercado nacional.

Um dos destaques da marca neste Salão do Automóvel é o carro conceito desenvolvido totalmente pela engenharia da Fiat no Brasil: o FCC II. Seu desenvolvimento foi norteado pelo conceito Enviroment & Fun, um carro ecologicamente correto e prazeroso de dirigir.

Outro destaque é o Fiat 500, um dos ícones da indústria nos anos 50, que renasceu no ano passado com formas e tecnologias atuais. Virou novamente sucesso absoluto de vendas na Europa.

Os visitantes poderão conhecer de perto todas as versões do Fiat Linea em um espaço reservado para o novíssimo sedan da marca, que já conquistou dois prêmios no Top Car TV Edição 2008. O novo top de linha Fiat chegou para ser uma referência de mercado. O Linea traz tecnologia, design, sofisticação e conforto mais do que suficientes para atender às necessidades dos clientes mais exigentes. O modelo é o primeiro veículo fabricado no Brasil com navegador GPS integrado ao painel do veículo - Blue & MeTM NAV. Alem disso, oferece câmbio Dualogic®, sensores de estacionamento, de chuva e crepuscular, até seis air bags e ar-condicionado automático digital, que o tornam um modelo único no mercado.

No salão, os visitantes também vão conhecer os futuros lançamentos da marca que serão apresentados: as séries especiais do Idea - Oro e Platina; a nova versão do Stilo - Blackmotion, e o Punto T-Jet, equipado como o novo motor 1.4 16V turbo. Eles chegam para completar a já extensa gama de produtos Fiat, marcada pela presença da jovialidade de idéias e inovação tecnológica dos produtos.

Modelos trabalhados para os amantes da esportividade também estarão lá. A pick-up Strada ganhou pintura especial, acessórios bem esportivos e motor turbinado. Já o Linea Monte Bianco foi personalizado com a linha de acessórios Fiat, mais forração de couro ultraleather e ultrasuede. E para os amantes de Hot Wheels, lá estará o primeiro desses carros em tamanho real feito no Brasil e que tem como base o Fiat Punto.

Na área da Tecnologia a serviço do Meio Ambiente não poderiam deixar de estar presentes o Siena Tetrafuel - primeiro carro do mundo a rodar com quatro diferentes combustíveis - e o Palio Weekend Elétrico, desenvolvido em parceira com a hidrelétrica Itaipu Binacional.

Na área da Biosfera, a linha Adventure da Fiat aparecerá cercada por muito verde e mostrará seus bem sucedidos modelos. Em 2009, ela ganhou a tecnologia Locker, um sistema de bloqueio de diferencial que permite superar condições de rodagem adversas com mais desenvoltura. Neste espaço estarão presentes: Palio Adventure Locker, Strada Adventure Locker, Idea Adventure Locker e Doblò Adventure Locker. Também nesta área, o visitante encontrará o Palio Rally, o atual campeão por antecipação do campeonato brasileiro de Rally, na categoria N3.

A gama atual da Fiat também estará presente, desde o super econômico Mille Economy até os comerciais leves, como o Ducato Motorhome que mostra apenas uma das alternativas possíveis de utilização para o versátil modelo.

O visitante Fiat no Salão também poderá interagir com produtos e tecnologias da marca. Em um cockpit do Linea, o cliente poderá testar a eficiência e interatividade do Blue&MeTM NAV. E os aficionados por jogos terão a oportunidade de se exercitar com o Game Punto.

Como a conectividade está muito presente, quem não estiver no Salão poderá conhecer e acompanhar as novidades da fábrica italiana por meio das parcerias: a rádio Jovem Pan, com a equipe do Pânico, entrará ao vivo com boletins diários do Salão. Já a MTV, participará com gravações de vídeo clipes, e os internautas poderão acompanhar ao vivo pelo portal do Terra, e de vários ângulos, o que estará acontecendo em todas as áreas do estande Fiat.

O projeto Árvore da Vida também terá seu espaço reservado no Salão. Lá as pessoas poderão conhecer este importante trabalho da marca com ações em responsabilidade social de forma articulada com os diversos setores da sociedade.

Os visitantes poderão conhecer, ainda, todos os produtos da Grife Fiat, uma coleção completa de vestuário e assessórios desenvolvidos exclusivamente para o cliente Fiat.

Como a marca está sempre atenta em colaborar com o meio ambiente, no estande da Fiat serão usados LEDs que consomem 20% menos energia. Além disso, as pessoas que visitarem o estande ganharão uma muda de árvore.

FCC II, o novo carro conceito da Fiat

O Fiat Concept Car II (FCC II) foi totalmente desenvolvido no Pólo de Desenvolvimento Giovanni Agnelli, em Betim (MG). Foi projetado sobre o conceito Enviroment & Fun, quer dizer, um carro ecologicamente correto, que proporciona prazer ao dirigir. O FCC II é mais do que um carro conceito, mais que um veículo destinado ao lazer e a diversão. Ele foi construído com componentes extremamente corretos e ecológicos. Ele é um laboratório de pesquisas na busca de novas tecnologias, o ponto de partida para a adoção de novas soluções de mobilidade com materiais alternativos, reutilizáveis e não poluentes.

O principio básico do modelo é a utilização de um sistema de propulsão com nenhum nível de emissões. O FCC II utiliza motor elétrico feito sob medida para ele, conciliando desempenho e, ao mesmo tempo, respeitando o meio ambiente.

O motor elétrico é alimentado por 93 baterias de íon lítio, que podem ser recarregadas em qualquer tomada 220 V, as baterias são instaladas entre a dianteira e traseira para melhor distribuição de peso e, consequentemente, melhor comportamento dinâmico do veículo. Com autonomia de até 100 km, desenvolve 59 kW (80,2 cv) e torque máximo de 220 Nm (22,9 kgfm), utilizando sistema de transmissão Dualogic, o mesmo usado nos Fiat Linea e Stilo.

Para a construção de sua carroceria o FCC II utiliza-se de fibras naturais de fontes renováveis para ter menor impacto ao meio ambiente e da nanotecnologia para fazer peças mais leves e resistentes. Os painéis de carroceria, como o capô, por exemplo, foram injetados em compósito com nanoargila, a chave de fenda que acompanha o kit de ferramentas foi injetada em plástico reciclado com fibras de curauá e sisal. Peças como reparos, discos de freio, molas e montantes de suspensão receberam revestimentos organometálicos isentos de metais pesados. A espuma que reveste os bancos foi feita com 30% de poliol de óleo de soja reciclado. A Fiat Automóveis já utiliza até 5% de poliol de soja em todos os bancos fabricados no Brasil.

Também é importante destacar que o FCC II, por ser um veículo destinado às atividades esportivas e fora-de-estrada, vem equipado com o eficiente sistema Locker. Esta é a primeira vez que o conjunto é acoplado a um motor elétrico. A estrutura do conceito é tubular, com câmbio posicionado posteriormente e os freios são a disco nas quatro rodas. O modelo usa LEDs para a iluminação dianteira e traseira e os faróis incorporam tecnologia bi-xenon.

Internamente, ele foi chamado informalmente pela equipe de desenvolvimento de "Bugster", nome que remete a buggy e roadster. O primeiro FCC foi apresentado no Salão do Automóvel 2006 e também foi 100% desenvolvido no Brasil.

Design futurista

Com linhas inspiradas em um buggy para explorar ao máximo a sua agilidade, dinamismo e robustez, o FCC II remete seu usuário ao prazer de dirigir com toda a segurança. É jovem, futurista, enfim, um convite a aventura, à integração com a natureza e seus elementos. O design é simples, fluido, porém, extrapola o conceito de minimalismo.

Para reforçar ainda mais seu vínculo com a natureza sua carroceria foi pintada de verde cítrico. A cor viva das partes suspensas proporciona um contraste agradável com o cinza das partes estruturais, que remetem a informações tipicamente industriais, tecnológicas e mecânicas - uma combinação que transmite sensação de proteção e resistência.

Ao ser observado por um plano superior, capô e pára-lamas - dianteiros e traseiros - guardam uma semelhança com os pássaros. Sua inclinação lembra asas retraídas, se analisadas em conjunto com o bico do FCC II.

Quando visualizado frontalmente fica evidente sua forte personalidade e agressividade. O conjunto ótico composto por faróis de xenon e LEDs, aliado aos pára-lamas, remetem ao olhar de um animal selvagem. O pára-choque, com "peito de aço" e proteção lateral, reforça a imagem de robustez do veículo.

Uma análise do seu design lateral indica claramente a inspiração esportiva de um buggy. A carroceria aberta leva os usuários a desfrutar o máximo de contato com os elementos da natureza. No seu interior a filosofia de peças flutuantes se repete, dando solidez ao conceito. As peças do console, em forma de duas asas, partem em direção ao quadro de instrumentos do motorista e a um porta-objetos para o passageiro.

O FCC II tem 3.245 mm de comprimento, 1.814 mm de largura, 1.480 mm de altura e 2155 de entreeixos. O vão livre do solo é de 193 mm. As rodas com aro de 19 polegadas estão calçadas com pneus 255/55 R19 e seu peso total é de 980 quilos. A longa distância entreeixos aproxima os eixos das extremidades do veículo proporcionando excelentes ângulos de ataque e saída. Esse é um detalhe importante, que favorece a aproximação e a transposição de obstáculos. Enfim, o FCC II é um verdadeiro off-road.

Fiat 500

Ele foi um os ícones da indústria automobilística nos anos 50, quando era modelo de referencia para a Fiat. Meio século após, o mito revive, toma formas atuais, e mostra que sua história está mais presente do que nunca.

O Fiat 500 é o modelo que representa a materialização de uma nova ótica na atuação e na estratégia da marca italiana, enfim, de uma forma diferente de entender o automóvel. Exatamente 50 anos após o lançamento da primeira edição do pequeno modelo, ícone da motorização italiana e de todo um período histórico da indústria automobilística, ele renasce. Não foi intenção da Fiat somente desenhar um carro parecido com o 500 de cinqüenta anos atrás. O projeto respeita o conceito original na forma e na função, porém dá ênfase a inovações que eram inimagináveis na sua época.

Foi o primeiro veículo a apresentar toda a gama de motorização já preparada para respeitar os limites de emissões exigidos pela norma Euro 5 dois anos antes do início da sua vigência (2009). Também é a primeira vez que um automóvel compacto, com apenas 3.550 mm, foi projetado para conseguir as cinco estrelas nas rigorosas provas de impacto EuroNCAP. O Cinquecento está apto a conseguir a sexta estrela assim que passar a vigorar o novo sistema de pontuação.

O novo Cinquecento também adota soluções sofisticadas que garantem o perfeito controle do carro (segurança ativa): tem ABS com sistema EBD (distribuição eletrônica de esforço de frenagem); EPS (programa eletrônico de estabilidade); sistema antideslizamento ASR; e HBA (assistência hidráulica de freios), que ajuda nas frenagens de emergência. Completam os equipamentos o teto de vidro de grandes dimensões (disponível tanto na versão fixa como na móvel com comando elétrico), que acentua a luminosidade interior e rende uma homenagem para a famosa capota de lona do 500 dos anos sessenta.

Trata-se, sem dúvida, da reedição de um dos maiores ícones da indústria automobilística mundial. A versão Sport em exposição no Salão do Automóvel vem equipado com um moderníssimo motor 1.4 de 16 válvulas e 100 cv a 6.000 rpm e torque máximo de 13,4 kgfm a 4.250 rpm. Com esse propulsor o
Cinquecento vai da imobilidade aos 100 km/h em apenas 10,5 segundos e atinge a velocidade máxima de 182 km/h.

O sucesso e o glamour do Cinquecento ficam ainda mais evidenciados diante do reconhecimento mundial dos seus conceitos e qualidades. O Fiat 500 é "Car of de Year 2008". Um júri internacional composto por 58 jornalistas especializados provenientes de 22 países escolheu o pequeno carro como o mais significativo do mundo este ano. Sucesso, os números de vendas comprovam o acerto da Fiat ao reeditar o 500, mais de 260.000 unidades vendidas, quando cerca de 80 mil eram previstas.

Fiat Linea

Recém lançado no mercado já é consenso entre a maioria da imprensa televisiva especializada. No Prêmio Top Car TV Edição 2008, onde a Fiat Automóveis conquistou quatro categorias, o grande vencedor foi o Linea, o novo sedã da marca, que ganhou em duas categorias: Melhor Carro Nacional entre 1.001 a 1.600 cm³ e Melhor Carro Nacional acima de 1.600 cm³. Com essas distinções o Fiat Linea recebe seus primeiros prêmios no Brasil.

O lançamento, que reconduziu a Fiat Automóveis ao segmento dos sedãs médios, completa a gama de modelos atuais da marca que passa a ter uma completa gama de ofertas. O Fiat Linea é a mais pura tradução da modernidade e da eficiência de uma empresa engajada em oferecer sempre o melhor.

Projeto mundial da Fiat, o novo modelo foi desenvolvido para competir em vários países - o que significa a internacionalização da marca. No Brasil recebeu características especiais desejadas pelo mercado, com desenvolvimentos em tecnologia e sofisticação. O projeto foi idealizado pela Engenharia da Fiat do Brasil juntamente com a Itália.

Tradicionalmente, a Fiat Automóveis ouve seus clientes durante o desenvolvimento de um produto. Com o Linea não foi diferente. Eles queriam um carro elegante, luxuoso, de design marcante e belo. O Fiat Linea, com linhas harmoniosas e interior requintado, reúne as melhores características de design e ergonomia. A Fiat Automóveis também não poupou recursos no sentido de oferecer uma ampla e eficiente gama de motores modernos para o modelo. Desenvolveu o novo motor 1.9 16V Flex e trouxe o motor T-Jet, de última geração, um claro exemplo de downsize que concilia pequeno tamanho, economia e alto desempenho.

O novo top de linha Fiat chega para ser uma referência de mercado. Itens como Blue&MeTM NAV com navegador GPS, câmbio Dualogic, sensor de estacionamento, de chuva e crepuscular, até seis air bags, ar-condicionado automático digital o tornam um modelo único no mercado.

O Linea é um carro diferenciado. Contém tecnologia e itens de conveniência e conforto mais do que suficientes para atender as necessidades dos clientes mais exigentes. Ele chega ao mercado em quatro diferentes versões, duas novas motorizações, dois tipos de câmbio e três níveis de acabamento. São elas: 1.9 16V, 1.9 16V Dualogic, Absolute e T-Jet.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010