Mundial de Rali: Citroën termina nos três primeiros lugares no Rali do México




As equipes da Citroën não deram chances aos rivais no Rali do México, segunda etapa do Campeonato Mundial de Rali (WRC). Três modelos C4 terminaram a prova nos três primeiros lugares, com os hexacampeões Sebastien Loeb/Daniel Elena subindo ao degrau mais alto do pódio ladeado por Petter Solberg/Phil Mills, segundos colocados, e Sébastien Ogier/Julien Ingrassia, terceiros. Com esse resultado, Loeb/Elena assumiram a liderança do campeonato.
O Rali do México foi uma disputa particular entre os três Citroën C4. Ogier/Ingrassia lideraram o primeiro dia de disputa, com Solberg/Mills em segundo e Loeb/Elena em terceiro. Uma disputa eletrizante, já que a diferença entre os líderes foi sempre muito pequena, deixando no ar a expectativa de trocas de posição a qualquer momento. No segundo dia, Loeb/Elena assumiram a liderança logo no 11º estágio (o segundo do dia) e mantiveram a ponta até o final. A briga mais intensa passou a ser pelo segundo lugar entre Solberg/Mills e Ogier/Ingrassia. As duas duplas trocaram várias vezes de posição no tempo acumulado. A decisão aconteceu no último trecho da prova, com Solberg/Mills abrindo 1 segundo de vantagem sobre os adversários.
Na fase final, Loeb/Elena viram partes da vantagem acumulada no segundo dia (cerca de 40 segundos) diminuir sensivelmente. “Ogier e Solberg estavam disputando o segundo lugar e andavam muito rápido. Fiquei um pouco preocupado, mas estava tudo sob controle. Não corri riscos e não queria forçar muito nos dois estágios finais”, explicava o piloto após a prova.
Olivier Quesnel, diretor da equipe Citroën, não podia ocultar seu contentamento após a prova. “O Citroën C4 dominou o rali sendo o carro mais rápido em todos os estágios e marcando o primeiro triplo da Citroën em um rali disputado na terra. Loeb e Elena fizeram um trabalho fantástico e o duelo entre Ogier e Solberg aconteceu dentro da melhor tradição esportiva. Estão todos de parabéns.”
O resultado final do Rali do México poderia ser ainda melhor para a Citroën se não fosse o incidente que afastou Daniel Sordo/Marc Martí da luta pelas primeiras posições. Eles fecharam o primeiro dia em quarto lugar e acompanhavam o ritmo de Loeb/Elena no segundo quando um componente da suspensão foi afetado por uma pedra. Os mecânicos da Citroën colocaram o carro em ordem, mas o tempo perdido não permitiu a Loeb/Sordo uma colocação melhor que o 15º lugar. O quinto Citroën C4 da prova, de Kimi Raikkonen/Kaj Lindstrom, abandonou no primeiro dia após uma capotagem. Piloto e navegador não se feriram, mas o carro não pôde continuar na prova.

Rali do México – 5 a 7 de março de 2010
Resultado final
1 Sébastien Loeb (França)/Daniel Elena (Mônaco), Citroën C4, 3h42:41.7
2 Petter Solberg (Noruega)/Phil Mills (Grã-Bretanha), Citroën C4, a 24.2
3 Sébastien Ogier (França)/Julien Ingrassia (França), Citroën C4, a 25.3
4 Mikko Hirvonen (Finlândia)/Jarmo Lehtinen (Finlândia), Ford Focus, a 1:47.5
5 Jari-Matti Latvala (Finlândia)/Miikka Anttila (Finlândia), Ford Focus, a 2:15.1
6 Henning Solberg (Noruega)/Ilka Minor (Áustria), Ford Focus, a 2:48.0
7 Federico Villagra (Argentina)/Jorge Perez Companc (Argentina), Ford Focus, a 10:13.4
8 Xavier Pons (Espanha)/Alex Haro (Espanha), Ford Fiesta, a 18:44.4
9 Martin Prokop (Rep. Tcheca)/Jan Tomanek (Rep. Tcheca), Ford Fiesta, a 19:02.0
10 Armindo Araújo (Portugal)/Miguel Ramalho (Portugal), Mitsubishi Lancer, a 21:32.5






Classificação do Campeonato Mundial de Rali após 2/12 etapas

Pilotos
Pontos SU MX TU NZ PT BG FI AL JP FR ES GB
1 Sébastien Loeb (Citroën C4) 43 18 25
2 Mikko Hirvonen (Ford Focus) 37 25 12
3 Sébastien Ogier (Citroën C4) 25 10 15
4 Jari-Matti Latvala (Ford Focus) 25 15 10
5 Petter Solberg (Citroën C4) 20 2 18
6 Henning Solberg (Ford Focus) 16 8 8
7 Daniel Sordo (Citroën C4) 12 12 –
8 Matthew Wilson (Ford Focus) 6 6 –
9 Federico Villagra (Ford Focus) 6 – 6
10 Mads Östberg (Subaru Impreza) 4 4 –
11 Xavier Pons (Ford Fiesta) 4 – 4
12 Martin Prokop (Ford Fiesta) 2 – 2
13 P. G. Andersson (Skoda Fabia) 1 1 –
14 Armindo Araújo (Mitsubishi Lancer) 1 – 1

Navegadores
Pontos SU MX TU NZ PT BG FI AL JP FR ES GB
1 Daniel Elena (Citroën C4) 43 18 25
2 Jarmo Lehtinen (Ford Focus) 37 25 12
3 Miikka Anttila (Ford Focus) 25 15 10
4 Julien Ingrassia (Citroën C4) 25 10 15
5 Phil Mills (Citroën C4) 20 2 18
6 Ilka Minor (Ford Focus) 16 8 8
7 Marc Martí (Citroën C4) 12 12 –
8 Scott Martin (Ford Focus) 6 6 –
9 Jorge Perez Companc (Ford Focus) 6 – 6
10 Jonas Andersson (Subaru Impreza) 4 4 –
11 Alex Haro (Ford Fiesta) 4 – 4
12 Jan Tomanek (Ford Fiesta) 2 – 2
13 Anders Fredriksson (Skoda Fábia) 1 1 –
14 Miguel Ramalho (Mitsubishi Lancer)1 – 1

Fabricantes
Pontos SU MX TU NZ PT BG FI AL JP FR ES GB
1 BP Ford Abu Dhabi WRT 67 40 27
2 Citroën Total WRT 61 30 31
3 Citroën Junior Team 32 14 18
4 Stobart M-Sport Ford 28 14 14
5 Munchi’s Ford 8 – 8

Campeonato Mundial de Rali (WRC) 2010
12 a 14 de fevereiro Suécia
5 a 7 de março México
1º a 3 de abril Jordânia
16 a 18 de abril Turquia
7 a 9 de maio Nova Zelândia
28 a 30 de maio Portugal
9 a 11 de julho Bulgária
29 a 31 de julho Finlândia
20 a 22 de agosto Alemanha
10 a 12 de setembro Japão
1º a 3 de outubro França
22 a 24 de outubro Espanha
11 a 14 de novembro Grã-Bretanha

Fonte: CITROËN DO BRASIL - DIRETORIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS E IMPRENSA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010